A entrega automatizada de produtos a consumidores é uma realidade iminente para as redes de franquias. Conheça esta oportunidade de negócio

O futuro já é o presente para o mundo dos negócios. É uma realidade, ao menos nos Estados Unidos, o desenvolvimento e a integração de carros autônomos – veículos que não necessitam de motoristas os conduzindo – nas ruas das grandes cidades. Através de tecnologias a laser e com câmeras, marcas como a Ford, a novata (mas já valiosa) Tesla e o próprio Google produzem e oferecem tais automóveis a serviços que necessitam do transporte. A própria Uber já opera com carros autônomos no território norte-americano. E, como a hegemonia dos EUA sobre a evolução e disseminação de novas tecnologias pelo mundo ainda tem muita força, com certeza a novidade estará adentrando territórios brasileiros num futuro próximo – por mais que a venda dos veículos com preço acessível para a população inicie, ao menos pela Ford, por 2025.

Claro que redes de franquias podem se beneficiar dessa inovação. Se a utilização dos carros autônomos por parte da população ainda não é algo de seu alcance, por parte de empresas ela já é uma experiência que ao menos já está sendo testada. Nas últimas semanas, a Ford e a rede de pizzas Domino’s, realizaram, em parceria, um trial que pode revolucionar a forma de fazer delivery de produtos para consumidores. Já imaginou pedir comida e retirá-la quentinha em um carro que vem sozinho – por enquanto, acompanhado de um engenheiro de automação – até a sua casa? Isso pode parecer incrível para os clientes, mas para a empresa, pode ser mais incrível ainda.

Ford e Domino’s: indícios de uma revolução para a eficiência e qualidade em franquias

O que aproximou a fabricante Ford à rede de entrega de pizzas Domino’s, afinal? Com certeza, o desejo pela inovação. Ambas as empresas são conhecidas por terem esse fator em seu DNA: a Ford, com sua tradição, que desde 1903 tem forte influência na forma de produzir, revolucionando o sistema capitalista com o Fordismo; já a Domino’s, por ser uma rede de franquias que visa essencialmente a entrega de pizzas, a qual atua em setenta países. O que acontece, então, quando a fabricante desenvolve um modelo Fusion voltado para o delivery dos produtos da rede? Um carro autônomo que dispõe até mesmo de um forno para as manter as pizzas quentinhas. Mas, mais do que isso, o que se revela é uma possibilidade de tornar ainda mais autônoma, prática e eficiente a entrega de produtos por parte de franquias a seus clientes.

Como você pode ver no vídeo, o teste, que ocorreu em Michigan, aconteceu da seguinte forma: feito o pedido, o cliente consulta um aplicativo de delivery da Domino’s, que mostrará a localização do carro e seu tempo de chegada ao local solicitado. Não há entregador para tocar a campainha, portanto, é papel do consumidor ir até o carro e digitar um número de pedido em um touchpad disposto na janela do veículo. Após, a janela do banco traseiro se abre e o cliente retira as pizzas pedidas. A grande polêmica do teste foi em relação a falta de um entregador, o que exigiria a aceitação e adaptação por parte do consumidor. Entretanto, os heads da Ford acreditam que tal adaptação seria uma questão de tempo.

O que é tão interessante desse teste para redes de franquias, pensando na automação, eficiência e praticidade? Justamente, esses três fatores fazem parte de uma rede de sucesso, pois auxiliam na padronização de processos e no controle de qualidade das unidades espalhadas pelos diversos territórios. Carros autônomos são uma possibilidade para que o delivery de qualquer tipo de produto oferecido para uma franquia seja feito com qualidade e segurança. A intervenção humana aconteceria para otimizar a performance dos veículos para o tipo de serviço entregue pela empresa (além de claro, para garantir o funcionamento correto do automóvel). Fora isso, a ideia surge como uma forma de automatizar ainda mais os processos de um mercado que busca pela automação. O franchising se mostra cada vez mais construído em cima da tecnologia e isso qualifica a atuação de uma rede como um todo.

Então, o que mais podemos esperar a respeito dos carros automatizados e de outros tipos de tecnologias que estão surgindo nos últimos tempos? Bom, o mercado é uma caixinha de surpresas – mas está na frente quem está antenado nessas novidades. Fique ligado no nosso blog e esteja por dentro das tendências do franchising para que você empreenda com inovação e visão. Até a próxima!