Gestão empresarial em franquias: a participação da franqueadora no plano de negócios

O sucesso de uma rede de franquias não depende apenas da visão do proprietário. Entenda a importância da organização de uma equipe da franqueadora e suas partes

Você já deve estar careca de saber que para que uma rede de franquias obtenha sucesso, é necessária a dedicação de diversas partes dentro da empresa. Afinal, o franchising é caracterizado pela gestão por parte da franqueadora de variadas e espalhadas unidades, juntamente ao gerenciamento das mesmas, individualmente, por parte de cada franqueado. As partes do corpo de uma franquia têm funções bastante específicas – mas um corpo só está nos seus conformes se todas as partes, juntas, estão funcionando de acordo umas com as outras. Pensando nas redes de franquias, só existe padronização, controle de qualidade e então sucesso, se a franqueadora e os franqueados trabalham em conjunto.

Parece simples falar de trabalho em equipe quando falamos de franquia, mas acredite: essa é uma das maiores dificuldades que qualquer empreendedor irá encontrar nesse ramo. A gestão empresarial em franquias depende da constituição de uma equipe da franqueadora, que tenha o papel de unir a visão da direção da empresa e do franqueador, à visão e ao trabalho dos franqueados. Por mais experiente e criativo que o proprietário seja, o crescimento da rede não depende unicamente de sua competência. A equipe da franqueadora auxilia na organização e estruturação de todas as partes, através da estrutura de suporte, da padronização de operações, da gestão da rede e de estratégias claras e disseminadas de expansão.

Mas, como dividir as funções nessa equipe? É importante que, além de franqueador e franqueado, existam outros profissionais encarregados de atividades específicas para a gestão de unidades de franquia. Claro: tomar essa responsabilidade pode ser parte da rotina dos sócios, mas isso não pode tomar cem por cento do seu tempo – no máximo, sessenta. A seguir, iremos explanar alguns dos cargos de uma equipe de franqueadora. Preste atenção e fique atento para alinhar todas essas atividades no âmbito do seu próprio negócio.

Gerente de Franchising: administrando e conectando as partes de uma franquia

O gerente de franchising é o profissional que deverá ser responsável pela ligação entre as partes da franquia. Sendo assim, ele terá boas noções do que está funcionando e do que não está, e a partir disso, terá conhecimento para que sejam criadas as melhores estratégias para a empresa. Deve ter domínio da parte técnica do negócio, a fim de entender e exercer funções operacionais, agregando tudo isso à uma boa visão de mercado. Tudo isso porque, por ser a ligação entre franqueador e franqueados, terá o trabalho de integrá-los através da organização de políticas de trabalho e campanhas internas. Ao possuir o know-how necessário, esse trabalho será facilitado e sua participação será mais eficaz.

Encontrar um profissional que encaixe com este perfil pode não ser fácil – na verdade, muitas empresas não contam com alguém que exerça a função em si, cuja responsabilidade fica nas mãos do próprio empreendedor. Mas, por se tratar de um papel bastante comunicativo e organizacional, profissionais da área das relações públicas e da administração podem contemplar as qualidades requeridas. O gerente de franchising deve ser um profissional completo: firme, organizado, comunicativo, flexível.

Gerente Comercial: vendendo o peixe para futuros franqueados

Vender a marca de uma franquia consiste em mais do que apenas vender seus produtos e serviços. A missão, visão e imagem da franquia como negócio devem ser vendidas, no caso, bem apresentadas, a empreendedores que estejam interessados em se tornarem franqueados. A marca deve ser interessante e promissora, oferecendo um bom potencial de sucesso a fim de captar a atenção de profissionais que queiram fazer parte da rede.

O gerente comercial tem a função de coordenar esse processo: desde a apresentação da rede em eventos e palestras, com o objetivo de divulgar o negócio, ao recrutamento em si de franqueados, auxiliando no processo seletivo e na escolha dos candidatos que encaixam no perfil. Sendo assim, seu papel é fundamental para a expansão da rede e obrigatoriamente deve haver um profissional encarregado por essas funções em uma franquia.

Experiência em vendas é o que conta na escolha do profissional que será encarregado por essa função – ele deve ser um vendedor nato, com boas habilidades comunicativas e com capacidade de convencimento. A remuneração através de comissão é sempre algo a se pensar, pois incentiva a eficiência do gerente comercial.

Gerente de Treinamento: qualificando a formação de franqueados

Fácil e vantajoso seria se o próprio dono da franqueadora transmitisse seu know-how para os franqueados, a fim de padronizar processos e construir uma rede de qualidade. Entretanto, normalmente não sobra tempo para a dedicação necessária ao treinamento de operadores. É aí que entra a necessidade de um gerente de treinamento, que terá a função de coordenar o programa de formação de franqueados e funcionários da rede.

O trabalho de um gerente de treinamento qualifica a transmissão de know-how e, consequentemente, evita problemas operacionais futuros. Além disso, serve como um teste para futuros franqueados antes do momento do contrato.

Não necessariamente o profissional deve já ser atuante da empresa – contratar alguém de fora, que tenha domínio de ensino, pode ser uma alternativa.

Consultor de Campo: checando as unidades

Manter um controle de qualidade é um desafio para qualquer rede de franquias. Unidades instaladas a quilômetros de distância uma das outras podem ser uma dor de cabeça no que diz respeito a qualidade dos serviços entregues aos consumidores, caso não haja uma política firme de supervisão do trabalho. O papel de um consultor de campo é visitar os pontos de venda, a fim de observar se tudo está nos conformes. A análise que deve ser feita vai desde em relação ao approach dos funcionários ao público, ao trabalho dos franqueados (levando em conta o treinamento realizado), a higiene e organização da unidade, ao comportamento dos consumidores em relação aos produtos e ao serviço da empresa.

Ter disponibilidade é um fator indispensável para o profissional encarregado de ser consultor de campo, afinal, ele provavelmente fará muitas viagens. Além disso, ele deve ser observador e ter bastante poder de síntese na análise dos problemas e suas possíveis soluções. O consultor de campo é a mais próxima ligação entre franqueador e franqueado, portanto, ele deve ser bastante comunicativo e atencioso. Isso porque, por servir de ligação, também terá o papel de estar atento à assistência prestada aos operadores e ouvir reclamações e elogios.

Uma rede pode ter mais de um consultor de campo. É importante que seja organizado um programa de checklists e relatórios, para que seu trabalho seja organizado e então, para que as informações das unidades distintas não se percam.

Gerente Administrativo: controlando as finanças

Esta parte é bastante delicada dentro de uma rede de franquias. Em uma empresa desse perfil, existem diversas taxas que devem ser pagas por parte do franqueado e diversas unidades que possuem seus próprios faturamentos. Portanto, é fundamental que um especialista em contabilidade seja o gerente administrativo da rede, responsável por controlar os fluxos de capital. Das vendas, aos royalties, o profissional deve estar atento ao que está entrando e saindo de dinheiro.

Obviamente, de início, este papel será do proprietário. Dinheiro é coisa séria e no mundo dos negócios, passar a perna é muito fácil. Todavia, é essencial que o dono encontre alguém de confiança para, a medida que o negócio cresce, organize todas as questões financeiras. O gerente administrativo também fará projeções, baseadas na análise de investimentos e também de tendências do mercado.

Gerente de Marketing: garantindo a melhor comunicação da empresa

Nenhuma empresa conquista seu espaço no mercado sem estratégias de marketing e comunicação. Hoje em dia, em um mercado cada vez mais competitivo, investir em canais certeiros é um diferencial até para franquias que já estão bem estabelecidas no mercado. Talvez você já saiba que as redes de franquias possuem essa preocupação ao determinarem taxas de propaganda, que devem ser pagas pelos franqueados. Pois então: é papel do gerente de marketing administrar o que será feito com o tal dinheiro.

O profissional de marketing da franquia, além de gerenciar o fundo publicitário, também será encarregado da comunicação interna da empresa (endomarketing). Isso é essencial para que sejam disseminadas políticas de trabalho e, então, seja conquistado o controle de qualidade desejado. Também, será responsável pela comunicação externa, com a agência terceirizada (se houver). Deve ser eficiente e ter uma boa visão mercadológica. Estar atento às novidades do marketing e entender bastante o comportamento dos consumidores em relação aos meios de comunicação.

 

Gerente de Logística: garantindo o controle de qualidade

A função do gerente de logística é, basicamente, a de garantir a qualidade a respeito do funcionamento das máquinas das unidades, assim como controlar o fluxo de mercadorias e o abastecimento das lojas. O profissional deverá ter certeza de que nada está em falta e de que os processos de produção estão funcionando e rendendo da forma que deveriam.

Assim como os consultores de campo, o gerente de logística deverá ter a disponibilidade para viajar e colocar a mão na massa. Esse profissional deve obrigatoriamente ter conhecimentos técnicos a respeito dos processos utilizados pela empresa.

De forma geral, estas são as partes de uma equipe da franqueadora e suas respectivas importâncias. Montar um time forte, com os profissionais certos, que ofereçam boas qualificações, é garantir uma empresa forte, centrada e bem direcionada. Dividir funções e trabalhar em equipe é um aprendizado que deve ser adquirido no âmbito de uma rede de franquias, pois é através disso que é conquistado o sucesso.

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