Expanda sua rede de franquia com Google Meu Negócio

O Google é usado diariamente por milhões de pessoa ao redor do mundo. Por dia são feitas mais de 5 milhões de buscas – dados de 2014 – no mundo inteiro com a finalidade de encontrar alguma informação relevante para o usuário naquele momento.

Assim como nas mídias sociais, onde as pessoas falam da sua empresa e você deve estar atento e com uma presença garantida. No Google muitas delas podem estar procurando informações sobre sua rede e aí mora uma ótima oportunidade para expansão da sua franquia.

Para ajudar empresas a fazer mais negócio, o Google criou o Google Meu Negócio, uma plataforma que funciona como início para presença online de qualquer marca.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google, sabendo que muitas empresas ainda possuem uma fraca presença no ambiente digital desenvolveu essa plataforma com o intuito de fazer você expandir o seu negócio.

Vale ressaltar que, o Google Meu Negócio é gratuito e funciona muito bem também para buscas locais. Após o cadastro e confirmação do mesmo, seu negócio será listado em destaque quando alguém estiver fazendo uma busca sobre sua marca (imagem 1) ou serviço(imagem 2) que você presta.

(imagem1)

 

(Imagem2)

Nos exemplos acima, temos a Central do Franqueado mostrado de duas maneiras. A primeira imagem mostra em destaque informações da empresa quando as pessoas procuram pela marca.

Na imagem 2, quando fazemos uma busca pelo serviço que ela presta, nesta imagem ela aparecerá em uma listagem com outras concorrentes.

Percebe o quanto útil essa plataforma é para o seu negócio? Ainda mais no ambiente de franquia, por ser considerada uma “aquisição” complexa por parte de quem procura informação sobre seu negócio, ter uma presença ativa no ambiente digital como o Google mostra o quão preocupado você está para que sua Franquia seja um sucesso.

 

Quais os benefício do Google Meu Negócio para minha Franquia?

Além de estar presente sempre que alguém faz uma busca pela sua marca ou mesmo pelo serviço/produto que você vende, ainda poderá editar todas as informações que desejar sobre seu negócio e adicionar todos os seus endereços onde sua rede de franquia está..

Para isso, você terá que fazer um cadastro no Google Meu Negócio, adicionando os dados lá. Logo após, terá que aguardar uma carta do Google informando um código no qual deverá adicionar também no cadastro, garantindo que aquele negócio é de sua propriedade.

Alguma das vantagens são:

  • Garantir sua presença online de forma adequada;
  • Melhora nas buscas locais;
  • Mais visibilidade no Google Maps e Waze;
  • Relacionamento com consumidores.

Últimas atualizações da ferramenta Google Meu Negócio

O Google vem investindo pesado na plataforma e nos últimos meses adicionou mais duas atualizações nela que ajudaram o seu negócio ainda mais.

Criação de Site para sua franquia

Essa feature é muito importante para aquelas franquias menores ou que ainda não possuem site. Apesar dessa ferramenta ainda ser bem simples, ou seja, o site será composto de apenas uma página, você poderá criar o seu com o Google Meu Negócio.

Postagens sobre a empresa

Além de colocar imagens e informações no Google Meu Negócio, você agora, tem o poder de atualizar com informações relevantes sobre o sua Franquia, adicionando postagens como se fosse um blog da empresa.

O Google vem trabalhando pesado para garantir que negócios tenham cada vez mais espaço em suas buscas, muitas destas ferramentas ainda estão no início e tendem a crescer muito nos próximos anos. Chegou a hora de você aproveitar todo esse potencial que ela vem proporcionando aos negócios e colocar sua Rede de Franquia em destaque no ambiente digital.

Este post foi produzido por Marcelo Scherer, product owner, especialista em marketing digital, bitcoin, blockchain e criptomoedas.