Existem quatro obstáculos que podem atrapalhar a atuação da sua rede no mercado atual. Saiba quais são eles e resolva-os

O mercado sempre foi uma caixinha de surpresas, mesmo em suas fases mais estáveis. Hoje, o mercado é instável e demanda inovações rápidas, eficientes e, principalmente, constantes. No Brasil então, essa característica aparece muito fortemente no período de instabilidade econômica no qual vivemos. Bem-sucedidas são as empresas que, em suas gestões, são criativas e preparadas.

Redes de franquias são, em sua origem, empresas que optaram por esse caminho de expansão para se firmarem no mercado. Tornar um negócio em uma franquia é uma estratégia bastante vantajosa atualmente – sempre reforçamos essa ideia. E o franchising brasileiro vem apresentando ótimas taxas de crescimento nos últimos tempos. Entretanto, nem a maior e mais estabelecida rede está livre dos obstáculos do mercado. Adaptar-se a ele é estar atento a algumas de suas mais cruéis características e realizar ações como forma preventiva, ou até mesmo, resolutiva.

As ações estratégicas de um planejamento de gestão de uma rede de franquias devem contemplar o chamado VUCA. A sigla, do inglês, significa “volatility”, “uncertainty”, “complexity” e ambiguity” – volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, respectivamente. Esses termos representam características do mercado que são refletidas em todo e qualquer negócio.

 

1. A VOLATILIDADE

A palavra “volatilidade” é uma boa forma de resumir o mercado em um único termo. Mudanças ocorrem constantemente, de forma muito rápida. As empresas que não possuem a volatilidade do mercado, ficam para trás. Portanto, é essencial que a gestão possua a visão para estar preparada para mudanças, criando um planejamento estratégico que as antecipe.

 

2. A INCERTEZA

Incerteza é a característica que explica o fato de que o mercado é uma caixinha de surpresas. A incerteza habita todos os ambientes empresariais, devido à falta de conhecimento do mercado, gerando dúvidas no momento de tomada de decisões. Enfrentar incertezas é pesquisar, estudar, analisar concorrências, a fim de determinar informações corretas. Planejar decisões estratégicas com segurança faz toda a diferença.

 

3. A COMPLEXIDADE

O mercado é complexo. Logo, empresas também são. Processos são, normalmente, complexos – e o problema está em mudanças, que exigem adaptações contínuas em relação a tais complexidades. Portanto, é imprescindível que toda empresa tenha políticas organizacionais em todos os seus setores, a fim de que todos estejam a par de novos processos e mudanças de gestão. Isso é possível através do engajamento e da aproximação das partes da rede.

 

4. A AMBIGUIDADE

A ambiguidade é um reflexo da incerteza. O mercado é ambíguo no sentido de que uma situação pode ter mais de uma interpretação, a fim de que seja resolvido o problema emergente. Em empresas, ambiguidade é não entrar em consenso na tomada de decisões estratégicas, devido às diferentes interpretações de soluções possíveis. Portanto, empresas horizontais, que ouvem diversos pontos de vista, reúnem mais visões e determinam, então, um melhor direcionamento na tomada de decisões.

Pensar em VUCA deve ser algo obrigatório para todo gestor. Analisando os quatro fatores, é melhor entendido o cenário no qual a empresa se encontra. Assim são evitados riscos, a partir da elaboração de um bom planejamento estratégico. Mas, a visão a respeito do VUCA não pode ficar apenas no pensamento. É importante que a rede desenvolva políticas de comportamento e desenvolvimento, considerando franqueadoras, franqueados e funcionários. Como citamos no item sobre a complexidade, o engajamento é fundamental, bem como o posicionamento horizontal da empresa.

Para que a gestão consiga engajar as partes, é preciso disseminar a missão e os valores da empresa de forma menos regrada e controlada, mas com mais conscientização. Para isso, a comunicação interna deve ser impecável, estando campanhas de endomarketing sempre presentes e atuantes. O suporte aos franqueados também deve funcionar da melhor forma possível, com qualidade e praticidade.

A Central do Franqueado reconhece a importância de todos os aspectos citados. É por isso que, pensando na sua rede de franquias, organizamos uma plataforma que transforma a comunicação do seu negócio e facilita a sua vida como gestor. Quer estar preparado ao VUCA? Então entre em contato conosco!