O Selo de Excelência em Franchising reconhece a qualidade das redes e é um diferencial para franquias no Brasil

Qualidade é um fator que toda rede de franquias busca oferecer de forma igualmente distribuída em suas unidades, para públicos dos mais variados locais. Entretanto, manter um padrão, uma sincronia e uma sinergia em uma empresa de atividade em diversas regiões não é tarefa fácil. Muitos aspectos estão envolvidos, principalmente os que dizem respeito à comunicação interna da franquia – entre franqueadores e franqueados, bem como entre franqueados e funcionários. Bons programas de treinamento, por exemplo, também são essenciais para que a qualidade da marca seja transmitida a todos os seus pontos de atuação. Pois então: para que uma rede se expanda e possíveis novos franqueados se interessem por ela, demonstrar qualificação acaba sendo o maior atrativo de todos. Uma empresa que se garante como instituição organizada e bem direcionada é uma empresa que atrai pessoas.

Visando conferir méritos a franquias bem-sucedidas em seu controle de qualidade, a ABF – Associação Brasileira do Franchising, organização que prima pelo desenvolvimento do franchising no Brasil – desenvolveu a proposta do Selo de Excelência em Franchising (SEF). Em 2017, a cerimônia que anuncia as marcas chanceladas com o selo chegou em sua 27ª edição, com 204 marcas selecionadas. Hoje, a nomeação é um diferencial para as redes de franquias no Brasil, levando em consideração a relevância e a competência da ABF no segmento.

Mas, porque obter o Selo de Excelência é tão importante? Como mencionamos, a condecoração se demonstra como um diferencial para a franquia, principalmente para aquelas que estão recém entrando no mundo do franchising. Gerir uma rede é um trabalho que demanda muita visão de mercado e garantir o Selo não é apenas uma amostra da qualidade da franquia como marca, mas também, do profissionalismo do empreendedor. Isso facilita a aproximação de futuros novos franqueados, que buscam por um bom ambiente de trabalho. Logo, a expansão se torna ainda mais viável. Ter o Selo de Excelência é dar mais um passo para o crescimento da franquia. E no Brasil, o franchising está conquistando cada vez mais espaço, em um mercado que se mostra favorável para o modelo.

Se você é um recém-franqueador, provavelmente conquistar o Selo agora é um objetivo seu. Se você já está há algum tempo no mercado de franquias e não sabia da existência do título, não se preocupe! Todo ano a ABF realiza pesquisas que culminam na divulgação das empresas qualificadas para o Selo. Então, quais os melhores meios para consegui-lo? Preste atenção nas dicas a seguir para ter certeza de que, no ano que vem, sua rede estará entre o número selecionado pela Associação.

Como obter o Selo de Excelência em Franchising:

1. Fortaleça relações internas

No último ano, a pesquisa do SEF demonstrou uma aproximação da relação entre franqueadores e franqueados nas marcas inscritas que conquistaram o Selo. Isso faz todo o sentido, visto que a proximidade entre eles padroniza processos mais efetivamente e diminui erros de gestão.

2. Busque auxílio externo

Da mesma forma, a pesquisa revelou que as franquias que obtiveram o selo trabalharam ainda mais próximas de seus parceiros de negócios, principalmente com os indicadores de performance das unidades. O auxílio externo, encontrado em consultorias de campo, por exemplo, traz profissionais experientes para junto da rede.

3. Investindo em comunicação e marketing

Ter uma relação constante com o público é essencial para alimentar seu interesse e então, vender o produto. Bons planos de comunicação, principalmente envolvendo o marketing digital, fortalece os laços entre a marca e seus consumidores, além de atrair também novos leads.

4. Requisitos do programa

O Selo de Excelência em Franchising é determinado através de uma análise feita a partir de pesquisa de campo. As empresas que podem participar da pesquisa devem: estar associadas à ABF há 1 ano da data do edital; ter no mínimo 10 franqueados e no mínimo 10 unidades franqueadas; estar atuando no mercado de franquias há no mínimo 2 anos, completados até o ano do edital; estar com suas obrigações em dia em relação a sua associação à ABF. Fique de olho no edital para 2018 e saiba mais no site.

Para o Selo de 2017, de 227 marcas inscritas, 204 conquistaram o título. A nota de corte, em relação às edições anteriores, foi reformulada: antes era resultante da média da categoria; agora é fixa, estabelecida em 75 numa faixa até 100. Então, se a empresa franqueadora obtiver 75% de aprovação dos seus franqueados, ela recebe o SEF.

5. Pesquisa e avaliação

A Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising ABF é feita por uma empresa especializada, por amostragem, ou com todos os franqueados, de acordo com o tamanho da rede.

É composta por cinco quesitos, sendo quatro deles classificados como Índices de Performance: Econômica, Operacional, Relacionamento (peso 1) e Global (peso 2). A média ponderada dos quatro índices compõe a pontuação final. Logo após a apuração da pontuação final, é considerado um bônus referente à pontuação no quesito Sustentabilidade. As marcas participantes devem atingir pontuação maior ou igual a 75.

Modalidades

O Selo de Excelência em Franchising é dividido nas categorias Pleno, Sênior e Máster, sendo isos de acordo com o número de unidades franqueadas e o tempo de atuação da franqueadora no mercado.

Categoria Pleno: marcas com ao menos 10 franqueados e dois anos de atuação

Categoria Sênior: marcas com ao menos 30 franqueados e cinco anos de atuação

Categoria Máster: marcas com ao menos 60 franqueados e dez anos de atuação

Entretanto, a ABF criou uma nova modalidade para redes iniciantes em 2017, devido à realidade atual do mercado. As marcas que não estão enquadradas nos requisitos mínimos para concorrer ao Selo, participarão da pesquisa mesmo assim – e serão pré-qualificadas de acordo com os resultados obtidos. O objetivo é utilizar a oportunidade como instrumento auxiliar em estratégias de expansão e tomadas de decisão.

Troféu especial

As marcas que conquistam o Selo por vários anos seguidos são homenageadas com um troféu especial. Nesse ano, por terem 15 chancelas, por exemplo, as marcas Arezzo e World Tennis garantiram o título. Por terem 10, a Carmen Steffens. Entre outros.

Interessou-se pelo SEF? Então coloque a mão na massa! Desafios serão encontrados no caminho, e para que você esteja preparado e tenha os auxílios necessários como empreendedor, a Central do Franqueado oferece soluções que simplificam a sua gestão. Nossa plataforma completa, dividida em módulos, torna mais prática a organização da sua rede de franquias: tanto em aspectos organizacionais, como comunicacionais e de fornecimento. Quer saber mais? Estaremos felizes em conversar com você!