Como franqueados bem-sucedidos passam seus finais de semana?

Trabalhar em uma franquia não é tarefa fácil. Quando falamos de franqueados, principalmente aqueles que estão começando, ter que lidar com uma rotina de trabalho é algo normalmente estressante, que demanda tempo e dedicação. São muitas questões a serem resolvidas a respeito da gestão: o financeiro, o organizacional, o espaço físico, os funcionários.

Às vezes, os cinco dias úteis da semana não são suficientes para que tudo esteja nos conformes. Ter uma agenda lotada é aceitar que o final de semana pode ser mais um período para trabalhar. Na verdade, o final de semana pode ainda ser um período de lazer e descanso. Mas, você está aproveitando ele da melhor forma? É possível organizá-lo de maneira que você possa desfrutá-lo com a família e amigos, mas que ao mesmo tempo, você utilize o mesmo para alinhar seu trabalho na rede de franquias. Quer dicas? Então vamos começar!

1 – Analise a semana que passou.

Primeiramente, reflita. Pegue um tempo para analisar como foi a semana em sua unidade, observando o que foi bem, o que deu errado, as oportunidades perdidas e o comportamento dos clientes. Isso permite a você, como franqueado, criar um paradigma para a semana seguinte, a fim de melhorar a produtividade da loja. Reservar um momento para refletir é algo que pode realinhar a unidade através da melhora da eficiência do trabalho.

2 – Prepare um planejamento para a próxima semana.

Pensar adiante é algo que todo bom empreendedor faz. Dessa forma, após analisar como foi a semana anterior, planejar-se para a próxima semana – através de checklists, metas pré-estabelecidas, etc. – é uma forma de manter a organização da unidade. Reúna em um local todos os objetivos a serem atingidos. Se você já tem esse costume, será ainda mais fácil de visualizar o que foi feito e o que não foi. Dica: utilize o módulo Qualidade da Central do Franqueado para elaborar checklists. Dessa forma, você economiza tempo e evita boa parte do estresse.

3 – Desconecte-se.

Feito isso, agora um momento importantíssimo. Desconecte-se do e-mail, do Whatsapp, do celular e do computador. Caso contrário, você não estará tendo um tempo livre do trabalho. Hoje em dia, a tecnologia faz parte da rotina de todo empreendedor – e ela pode intensificar preocupações e deixar o profissional comprometido sem qualquer tipo de folga. Deixando-a de lado durante o final de semana, você estará pegando um tempo para si. Isso é essencial para esvaziar a mente e recarregar as energias. Ok, de vez em quando durante o final de semana é até bom responder alguns e-mails e mensagens, mas deixe um tempo separado para isso e respeite o horário. Não caia na armadilha de ficar grudado na Internet.

4 – Invista em um hobby.

Hobbies fazem parte da vida de todo profissional e são fundamentais, pois servem como um escape e alimentam as paixões do empreendedor. Todo mundo deve tirar um tempo para fazer o que gosta. Isso não é apenas momentaneamente prazeroso, como tem efeitos diretos nos níveis de estresse da semana seguinte, além de proporcionar criatividade e novas maneiras de pensar. Seja cozinhar, tocar algum instrumento, ou praticar algum esporte. Os hobbies estimulam o cérebro da melhor maneira possível.

5 – Determine horários de sono.

Ok, você poderá estar cansado. Bem cansado. Mas, cuidado: não durma demais. Querendo ou não, no mundo dos negócios, dormir é uma perda de tempo. Por mais que sua semana tenha sido cheia, tente manter seu sono regulado, pois isso é bom para a sua produtividade e seu metabolismo. Você pode descansar de outras formas: vendo um filme, lendo um livro, passeando. Mudar seus hábitos de sono pode significar menos eficiência na segunda-feira – e isso pode ser bastante prejudicial.

6 – Pratique exercícios físicos.

Falando em produtividade e metabolismo: você sabia que praticar exercícios físicos, além de obviamente fazer bem para o seu corpo, faz bem para a sua mente? Aproveite que no final de semana você tem tempo para isso e exercite-se por alguns minutinhos. Atividades físicas reduzem o estresse dos seus neurotransmissores e também proporcionam motivação, atividade e criatividade. É o fogo necessário para todo empreendedor.

7 – Faça programas com a família e amigos.

Normalmente, a motivação do empreendedor para trabalhar durante a semana é a programação do final de semana. Viajar, participar de eventos sociais e culturais, ver filmes, teatros, jogos de futebol: todas essas atividades são benéficas para a vida de um trabalhador, ainda mais se feitas em conjunto com pessoas que ama. Afinal, para que trabalhamos? Trabalhamos para usufruir da vida e ter, justamente, esses momentos. Não os deixe de lado. Saiba que todo o seu esforço durante a semana é recompensado.

Viu só como o final de semana é um período essencial para franqueados que suam a camisa de segunda a sexta? Então busque aplicar essas dicas! Caso o estresse continue, talvez o problema esteja na gestão da sua franquia. Fique atento aos sinais e se você tiver qualquer insatisfação, entre em contato com a franqueadora. Todo profissional merece trabalhar em um ambiente propício e organizado.