Como lidar com uma rotina estressante de trabalho em uma franquia

Trabalhar em uma franquia, seja como franqueador, franqueado ou funcionário, é potencialmente estressante. Ninguém está imune de uma rotina pesada de trabalho, lotada de demandas que surgem dos mais variados locais. Ouvir frases como “a produção está dando errado”, “está havendo falha de comunicação entre os operadores”, “alguns clientes reclamaram da qualidade do serviço de uma unidade”, entre outras, é o que basta para acumular mau-humor e sobrecarregar a rotina de qualquer um dentro de uma rede.

Está passando por um período difícil na sua empresa? Calma, momentos difíceis existem – e eles são normais. Entretanto, o que não pode acontecer, é que eles se mantenham. Para isso, existem métodos de gestão e exercícios psicológicos que podem auxiliar você em meio à jornada de trabalho. 

 

Confira três dicas para manter a calma em meio às demandas de sua franquia

Procure (ou aceite) ajuda desde sempre.

Uma franquia não é feita de uma pessoa só. Bem pelo contrário – a rede só funciona com o trabalho de diversos setores, com funcionários que possuem expertises diferentes. Trabalhar em grupo é sempre a saída para evitar que o peso se concentre totalmente em alguém, então, reconheça o seu papel (e o de outros) dentro da empresa. Peça auxílio quando necessário e não tenha vergonha disso.

Da mesma forma, saiba que existem profissionais experientes que podem ajudar você com questões a serem resolvidas. Consultores oferecem assistência e evitam que você gaste horas estressantes de trabalho devido à falta de conhecimento. Reconheça que você não sabe fazer tudo e procure profissionais que possam lhe ensinar e aliviar suas demandas em períodos cheios.

Determine limites – você é um ser humano.

Todo trabalhador tem o direito, não apenas judicial, como também físico e psicológico, de descansar. Se você é um franqueador ou um franqueado iniciante, provavelmente estará repleto de afazeres e questões que você provavelmente irá querer resolver, mas entenda: nenhum ser humano consegue viver de forma saudável sem descanso. Tentar fazer tudo e não conseguir dizer “não” são coisas que podem prejudicar – e muito – o empreendedor e sua saúde mental.

Organize suas prioridades e mantenha seu foco nelas. Fazer uma coisa de cada vez é sempre mais válido do que tentar trabalhar com várias coisas diferentes simultaneamente. Tenha também a consciência de que você, se está na liderança de uma franquia, deve proporcionar condições boas de trabalho para todos os funcionários. Isso garante a qualificação da mão-de-obra e então, melhores serviços e menos estresse. Afinal, uma rede de franquia é constituída por seres humanos que sentem exaustão.

Cuidar da mente é cuidar da saúde.

A mente do humano é complexa. A mente do empreendedor que trabalha em uma franquia, então, é ainda mais. São muitas partes para processar: muitos locais para se preocupar e muitos serviços para observar. Em meio a isso tudo, a mente guarda muito mais decisões a serem tomadas, dilemas a serem excluídos e problemas a serem resolvidos. E isso não é apenas acumular informação. A insegurança e a ansiedade aumentam, pois as expectativas a respeito do negócio estão sempre aparecendo. “Será que a empresa vai crescer do jeito que estou pensando”?

Expectativas frustradas e insegurança exacerbada podem ser o inferno para o empreendedor. É por isso que cuidar da mente é essencial para a sua saúde e seu rendimento no trabalho. Procurar enxergar sempre o positivo nas ações e na situação da rede é o primeiro passo para o sucesso. E como começar a pensar de tal forma? Fazendo exercícios, praticando Ioga, ou fazendo qualquer outra atividade que refresque sua cabeça do estresse do mercado de trabalho. Estar feliz é estar apto a conquistar ainda mais felicidade – e ela só vem a partir dos cuidados pela saúde mental.

Gostou das dicas? Elas podem parecer simples, mas na prática, não são tanto. Evitar o estresse é investir tempo em cuidar de si e, até mesmo, abrir mão do ego. Procure incentivar esses três aspectos na sua franquia que os resultados serão outros – e a vida de todos será mais agradável.