O franchising é um sistema que só existe graças a empreendedores que souberam colocar em prática, de forma bem sucedida, suas visões de negócio. Empresas que se tornaram grandes redes de franquias encontraram seu caminho a partir de gestões que fizeram uso de boas oportunidades e das estratégias proveitosas – gestões essas coordenadas por profissionais qualificados, sendo tal qualificação proveniente de algumas características essenciais de um bom franqueador ou franqueado.

As características de um empreendedor de sucesso devem ser exploradas desde seu primeiro contato com a empresa. Encontrar os franqueados certos, por exemplo, é um processo que deve buscar não apenas experiência profissional, mas também, interesses semelhantes, determinação e vontade de suar a camisa. Todos esses fatores são qualidades básicas que um empreendedor deve possuir ou desenvolver para contribuir para o crescimento de uma marca. Dividimos, a seguir, algumas dessas qualidades: todas elas fundamentais e insubstituíveis em uma rede de franquias. Preste atenção, pois talvez algumas delas estejam faltando dentro da sua gestão e possam fazer a diferença nos rumos do seu negócio.

Visão de negócio é conhecimento…

… e conhecimento é estudo. Em toda e qualquer profissão, o profissional estudioso, que vive em constante aprendizado e busca atualizar seus conhecimentos, está na frente. O mesmo acontece no mundo dos negócios, um meio instável, cujas tendências se renovam a qualquer momento, prejudicando os despreparados. Ter conhecimento é, consequentemente, ter uma boa visão de negócio, que auxilia o empreendedor a definir as melhores estratégias para expandir ou fixar sua empresa no mercado. Leia – e leia muito. Por mais que livros sejam sempre uma ótima pedida, a Internet proporciona diversos materiais nas redes sociais e através do download de e-books educativos.

Siga (e faça os outros seguirem) as regras à risca

Montar qualquer planejamento estratégico junto a consultores e especialistas é criar um plano de trabalho, que demanda tarefas a serem feitas e deadlines a serem cumpridos. Para manter a visão e seguir o plano, é preciso respeitar regras de conduta envolvendo produção e prazos. Um bom líder não só determina e induz funcionários a seguirem tais normas, como também se submete a elas. Ainda mais em uma rede de franquias, que precisa de uma padronização para funcionar com sinergia. Seguir as regras à risca é unificar todo o serviço e alinhar todas as diversas unidades da empresa – o que é necessário para o sucesso da mesma.

Comunicação é organização e harmonia

Uma franquia só é uma franquia devido à sua comunicação interna. E a comunicação de uma rede vai muito além do contato entre franqueados e fornecedores (que também é importante), mas abrange também a aproximação entre franqueadores, franqueados e toda a equipe de gestão. O empreendedor que compartilha sua visão com outros, estando aberto a críticas e apresentando bem o seu ponto de vista, organiza e harmoniza a empresa, guiando-a consensualmente para o melhor caminho. É importante ressaltar que comunicação, então, também é fazer reuniões periódicas e ter relações próximas com os colegas de trabalho. Só assim a franquia vai para a frente.

Aprenda com os erros e evolua com as críticas negativas

Saiba que nem o melhor empresário do mundo só acerta. Todo empreendedor comete erros em sua gestão, mas não é isso que faz dela um fracasso. Pelo contrário: alguns erros podem proporcionar o aprendizado necessário para buscar novas soluções e encontrar caminhos inusitados. Errar no meio do caminho é polir planejamentos estratégicos e direcioná-los de forma mais efetiva. Procure não se desmotivar caso algo dê errado e não tenha medo em conseguir ajuda com outros profissionais para resolver problemas.

Além disso, coloque uma coisa na cabeça: ninguém é capaz de agradar a todos. Você, como empreendedor, não agradará todos os seus colegas com as suas decisões – da mesma forma que a sua empresa não receberá apenas críticas positivas dos clientes. Esteja ciente de que os comentários negativos, na verdade, podem ser outras visões e/ou necessidades a serem atendidas. O colega que não concorda com as suas decisões pode ter enxergado coisas que você não visualizou, da mesma forma que o consumidor que relatou algum problema a respeito da sua empresa, pode estar apontando para algo que precisa ser melhorado. Para isso, seja flexível e não leve as coisas para o pessoal. Afinal, não é nada pessoal – são só negócios.

Estes são apenas uns poucos aspectos gerais que reunimos para a sua reflexão. Mas, não podemos deixar de comentar que o gestor de sucesso é aquele que prioriza a administração mais eficiente possível de uma empresa, certo? Então, que tal dar uma olhada nos nossos módulos? A Central do Franqueado oferece um sistema completo que agrega a todas as qualidades de um empreendedor qualificado. Navegue pelo nosso site e saiba mais.