O gestor que treina e capacita seus franqueados acaba promovendo o desenvolvimento do bem mais precioso de qualquer empresa: as pessoas. O foco de um treinamento para franqueados ser sempre a capacitação dos mesmos e a manutenção da padronização dos processos.

Para atender a esses objetivos é preciso saber quando treinar, quem deve ser treinado, com que frequência o treinamento deve ser realizado, qual a duração de cada um deles e quais recursos e métodos devem ser utilizados.

Outro fator muito importante ao oferecer treinamentos para franqueados é manter os funcionários capacitados durante toda a jornada de trabalho, não somente aos recém contratados. O treinamento inicial deve continuar existindo, mas não deve ser o único. Os treinamentos contínuos funcionam como uma espécie de reciclagem de todo o aprendizado.

Mas, com o passar do tempo, novas demandas surgem e é preciso manter toda a rede alinhada e atualizada. Portanto,é fato que a sua rede deve apostar em treinamentos constantemente para manter os funcionários alinhados.

Antes de implementar um novo treinamento, é fundamental entender as dores das unidades franqueadas para entender quais são as principais necessidades. Opte por treinamentos práticos, que proporcionem a materialização e aplicação do que está sendo falado e utilizado em situações do dia a dia.

Com a tecnologia, as possibilidades de transmissão de ensino estão cada vez mais abrangentes, e com isso, surge a oportunidade de capacitar franqueados através da educação a distância, visando reduzir custos, eliminando barreiras e melhorando resultados. Para facilitar todo o processo de implementação de um treinamento para sua rede, vamos lhe mostrar por quê optar pelo ensino online pode ser o que a sua franquia precisa.

Aumento da produtividade

O treinamento online influencia diretamente na produtividade das unidades: equipes treinadas executam suas atividades com muito mais otimismo, qualidade, agilidade e assertividade.

Otimização de processos

Franqueados capacitados agem de acordo com o padrão estabelecido pela rede e aplicam as boas práticas no dia a dia. Isso reduz a taxa de erros e aumenta a padronização, que é o mais importante. Sem um treinamento eficiente, a marca corre grandes riscos de perder sua qualidade.

Geração de sentimento de confiança

Por exemplo: se estudamos bastante para uma prova, é gerado um sentimento de autoconfiança ao sentir que estamos preparados para realizá-la, certo? Com um treinamento não é muito diferente. Ao ter seu colaborador consciente de que está 100% capacitado, ele irá desempenhar suas funções com muito mais segurança, confiança e firmeza.

Além disso, surgem mais ideias devido a confiança gerada em seu potencial, com isso sugestões de melhorias podem ser implementadas com mais credibilidade.

Assertividade

Em tempos de crise, escolher o caminho certo pode ser mais complicado que o normal. Os treinamentos vão gerar embasamento teórico para que os franqueados possam na prática optar por decisões mais assertivas.

Avaliação de resultados

Para saber se o treinamento realizado foi eficiente, é importante avaliar resultados. Através de uma plataforma EAD, é possível saber se o aluno (no caso, o funcionário) está acompanhando as aulas, se está assistindo até o final, realizando atividades, etc. É possível ver o seu progresso do início ao fim.

Economias

Um treinamento e desenvolvimento de pessoas via EAD pode ser até 70% mais barato que os métodos tradicionais.

O método permite a realização de capacitações de forma escalável. Com uma videoaula, por exemplo, várias unidades podem receber o mesmo treinamento. Isso se reflete em um investimento de tempo e dinheiro muito reduzido.

Ao oferecer cursos EAD, as redes podem economizar dinheiro em viagens dos gestores dos treinamentos e conseguem fornecer cursos de qualidade em todos os locais em que atua, de forma igualitária. Ao contrário dos cursos presenciais, onde é possível desviar do assunto e perder o foco. Portanto, além de ser mais rentável, o tempo no treinamento de franquias via EAD é melhor empregado, assim como as aulas são mais engajadas.

Resumindo, um treinamento online pode reduzir custos em todos os sentidos, principalmente para redes que estão sem ou com pouco recurso financeiro.

Conclusão

Investir em capacitação e oferecer treinamentos para suas franquias via EAD, mais do que incentivar no crescimento individual de cada funcionário, é uma forma de impulsionar a estratégia da sua rede principalmente, e ter melhorias consideráveis em questões como clima organizacional, retenção, produtividade e retorno financeiro.

Com isso, os colaboradores não só irão adquirir conhecimento técnico, como terão a prática voltada para o desempenho de suas funções padronizadas e o conhecimento alinhado com a missão da empresa, aos objetivos e às estratégias.

Se quiser saber mais como implementar seu treinamento de franquias com a EAD, entre em contato​ conosco que iremos lhe auxiliar da melhor maneira.

Este guest post foi escrito pela Rafaela Espíndola da equipe de Marketing da Edools, uma plataforma EAD​ completa para hospedar e gerenciar conteúdos online.