Homologar e qualificar fornecedores são processos indispensáveis durante a administração e a construção de uma franquia de sucesso. Isso porque a produtividade da sua empresa depende diretamente dessas importantes etapas da gestão de um negócio. Primeiro, ao realizar a homologação, os fornecedores estarão sendo avaliados de acordo com os padrões estabelecidos pelo comprador, a fim de confirmar se eles oferecem o que é necessário para a produção dos produtos oferecidos pela marca. Posteriormente, a qualificação consiste na análise do fornecimento realizado. Nessa fase, algumas questões são levantadas. O contrato segue como planejado? Ele continua sendo vantajoso? E será que não valeria a pena buscar novos fornecedores?

O motivo para que sejam feitas a homologação e a qualificação, havendo então uma seleção rigorosa dos fornecedores, é, principalmente, a prevenção. Garantir a confiabilidade e a segurança nos fornecimentos, através de um relacionamento mais próximo entre a franquia  e os terceiros, é também poupar eventuais gastos com inspeções ou problemas de matéria-prima. Apresentamos neste post algumas características de cada processo, para lembrar você, franqueador ou franqueado, de alguns detalhes que podem passar despercebidos. Vamos lá?

O que considerar durante o período de homologação

Homologar é ter o primeiro contato com possíveis fornecedores. É a primeira análise. Ao homologar, o empreendedor deve ter uma noção exata do que precisa para a sua franquia. O objetivo dessa prática é contratar alguém que possa oferecer confiança e segurança no fornecimento de matérias-primas – e isso envolve não apenas a produção de produtos, mas também o perfil do fornecedor. Para isso, ele deve apresentar algumas características que mostram que ele é um profissional válido. Não apenas qualificações técnicas, como também a regularidade fiscal, a habilitação jurídica e antecedes estáveis são aspectos necessários que devem estar alinhados. Além disso, claro, o fornecedor deve estar em uma boa situação financeira, para que não exista a possibilidade de ele deixar uma rede de franquias na mão. Tudo isso é essencial para que prazos de entrega sejam cumpridos e também para que não hajam erros nos pedidos e outros imprevistos.

O que considerar durante o período de qualificação

São qualificados os fornecedores que já foram homologados. Em cada fornecimento realizado, o comprador deve estar atento e observar se o contrato está sendo seguido conforme o planejado, bem como se a matéria-prima ainda possui a mesma qualidade. Qualificar é cobrar pontualidade, bons preços, entregas e serviços adequados, apoio técnico e também cobrar exatamente o que foi especificado no pedido. Uma boa comunicação entre as partes também é algo a se analisar, visto que é importante estar ciente do status do pedido. Não esqueça que nem sempre o menor valor de fornecimento pode ser a melhor saída para a sua rede, pois muitas vezes, pagar um pouco mais caro é ter mais qualidade na entrega. Resumidamente, a qualificação é essencial para que seja feito um planejamento estratégico de uma franquia.

Implementando uma boa gestão em uma franquia

Independentemente do tamanho ou do segmento, toda franquia necessita de uma gestão organizada e eficiente para que tenha sucesso. Para que isso aconteça, a empresa e os fornecedores precisam ter uma relação de interdependência, na qual um beneficia o outro através do comprometimento. Seguindo os princípios do Sistema de Gestão da Qualidade, implantado pela NBR ISSO 9000, os objetivos organizacionais são alcançados. A política do SGQ envolve, principalmente, o foco no consumidor e o envolvimento das pessoas e dos stakeholders. Esse relacionamento, que gera uma boa gestão, produz maior rentabilidade no negócio. Nisso, voltamos para a importância da homologação e da qualificação de fornecedores, que nada mais é do que estreitar relações profissionais.

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