Montar uma estratégia é sempre o primeiro passo quando você quer alcançar algum objetivo. Então vamos lá!

Trabalhar com Social Media é essencial para quem busca conquistar clientes que estão presentes no ambiente online. Obviamente, se você está em busca do seu público-alvo nas mídias, então fique por aqui, pois neste conteúdo vou dar algumas dicas de como montar estratégia de Social Media para sua franquia e dar um UP em suas vendas.

1 – Escolha o melhor canal

Quando entramos no meio digital acabamos por ficar em dúvida de onde alocar nossos esforços para atingir o público ou resultado esperado, e por muitas vezes ficamos frustrados. Isso é normal, tudo é um teste!

Saber em qual mídia você deve trabalhar para chegar até seu cliente é o primeiro passo e sim ele deve ter uma boa estratégia para isso acontecer. Muitas vezes achamos que simplesmente investir em um anúncios pagos no Google ou Facebook, fazer algumas postagens e enviar e-mails de promoção podem ajudar. Sim, elas podem, mas todas estas ações devem ser planejadas antes, ok!

Escolha a rede social que mais tem a ver com o perfil do seu público, crie um blog que realmente vá ajudar a sua marca a chegar até seu público alvo e crie anúncios que se comunique exatamente com as dores que o seu produto/serviço atende.

2 – Público-Alvo

Bom, não adianta estar em várias mídias se você não estiver focando no público correto. Imagino que você já faça algum tipo de trabalho de Social Media, mas será que as pessoas para quem está direcionando seus esforços estão sendo atraídas pela sua estratégia de comunicação?

Muitas vezes quando estamos criando algum tipo de planejamento estratégico logo queremos que tudo dê certo e ficamos imaginando que tipo de público queremos atrair.

Quando vamos montar uma estratégia de Social Media ou de qualquer outro assunto você precisa saber quem é seu público-alvo para que seus esforços não sejam direcionados para o lado errado. Então seu primeiro passo é montar uma persona para identificar quem é seu público e assim ir atrás dele.

Mesmo que fique na dúvida sobre quem é de fato seu cliente, não se preocupe é comum uma empresa ter mais de um perfil de cliente. Desenhe várias personas e não tenha medo de errar.

Uma Buyer Persona é uma representação de um cliente que a sua empresa já possui ou pode ser criado com base em uma pesquisa mercado feito pela sua empresa. Mas para que você saiba melhor sobre o que é entre neste link O que é uma Buyer Persona e você será direcionado a um conteúdo mais completo.

3 – Conteúdos relevantes

Quando estiver montando uma estratégia de Social Media com toda certeza este um ponto que não deve ficar de fora, pois é com ele que você vai atrair mais franqueados e clientes que realmente terão interesse em sua marca.

Com esses conteúdos você deve educar seu público e tirar dúvidas. Crie conteúdos que sejam do interesse do seu lead. Não foque apenas em falar em seu produto/serviço. Para ficar mais fácil, interaja com o seu público e pesquise com eles quais conteúdos gostariam de receber.

Não importa que tipo de empresa você é, sempre existe algum assunto que pode ser interessante para seu possíveis clientes, então não perca tempo, crie um blog e comece a escrever.

Defina as palavras que mais tenham a ver com o seu negócio no momento que você for escrever um conteúdo para que o ranqueamento dele seja bom dentro dos buscadores online, como o Google.

Outra coisa é divulgar esses conteúdos, mande email marketing para sua base de leads e divulgue em suas redes sociais.

4 – Objetivos definidos

Para tudo que você fizer é preciso ter objetivos definidos, pois assim fica mais fácil saber onde você deseja chegar e quem você quer atingir.

O seu objetivo pode ser desde vender, atrair mais visitas ao site ou conquistar mais seguidores para sua página no Facebook. Esse é um passo bem importante no momento que você for montar uma estratégia, pois definir o que você deseja alcançar significa que você tem que pautar sua estratégia toda em cima desse objetivo para não perder o foco.

Não importa qual objetivo você decida seguir, o que realmente vai importar é a construção da sua estratégia em cima desse objetivo. A construção desse objetivo vai te ajudar a definir a melhor comunicação para chegar até seu público e assim trazê-los até você.

5 – Posicionar sua Marca

Quando você montamos uma estratégia muitas vezes nem imaginamos como nos posicionar diante dos possíveis clientes que conquistarmos. Pensar na forma como as pessoas irão receber seu conteúdo é muito importante e saber como você quer ser conhecido também é muito importante.

Esse é com toda certeza um grande passo a ser planejado. Muitas empresas simplesmente criam uma página no facebook ou entram em qualquer mídia e não cuidam da forma que se apresenta para seu possíveis clientes.

Tomar cuidado ao publicar algum assunto ou mesmo como responder a algum comentário negativo é muito importante. Lembre-se que cuidar da sua imagem é muito importante, então não perca a postura e seja sempre atencioso em suas respostas.

Diga pra gente se você já faz algum trabalho de Social Media para sua franquia e como estão sendo os resultados!

Este guest post foi escrito pela AdFácil (uma plataforma de criação, gestão e otimização de anúncios online que ajuda a pequenas e médias empresas a crescer suas vendas, divulgando seus produtos.)