Ter uma franquia, ou fazer parte de uma, vai muito além de seguir uma rotina de trabalho. Tanto franqueadores, quanto franqueados e funcionários, precisam estar constantemente atualizando seus saberes, a fim de estarem antenados no mercado – para que decisões corretas sejam tomadas e propostas novas sejam feitas. O aprendizado deve ser algo transmitido dentro de uma empresa, e ele é oferecido a todos através de uma Gestão de Conhecimento.

Ter uma boa Gestão de Conhecimento é organizar uma metodologia de ensino que sirva para proporcionar informações preventivas a problemas que possam surgir em meio a um cotidiano de uma empresa. Para evitar complicações geradas por falta de suporte a dúvidas operacionais, por exemplo, a gestão otimiza o aprendizado de todo o corpo de trabalho de uma rede de franquia. O conhecimento se transforma em resultados, os quais não se resumem apenas ao aumento nas vendas, mas também, ao melhor aproveitamento dos recursos e do direcionamento do faturamento.

A Gestão de Conhecimento é essencial, pois abrange alguns pontos bastante presentes no universo de uma franquia. Saiba porque ela é tão importante para a manutenção e crescimento de uma rede nos tópicos a seguir.

Decisões estratégicas que precisam ser tomadas

Uma empresa não funciona com o mesmo planejamento para sempre. O mercado muda suas tendências e, consequentemente, o perfil do consumidor está em constante metamorfose. Por isso, é esperado que os gestores tenham o conhecimento e a organização para tomar novas decisões estratégicas, muitas vezes, em momentos inesperados. Uma Gestão de Conhecimento serve não só para oferecer aprendizado, mas também, para alinhar informações de colaboradores contratados para sugerir melhorias. Desenvolver um sistema que reúna todas essas informações, por exemplo, é uma parte da Gestão de Conhecimento. O objetivo é facilitar e agilizar a tomada de decisões, através de análises mais esclarecidas e da elaboração de possibilidades.

Rotatividade agilizada e expansão possibilitada

Os treinamentos são partes intrínsecas dentro de uma franquia, ao passo que é através deles que acontece sua rotatividade e expansão: tanto na contratação de novos funcionários, como de novos franqueados. Pois bem, esse processo é facilitado se existe uma boa Gestão de Conhecimento, que centralize todo o ensino e possibilite uma melhor adaptação e entendimento do funcionamento da empresa. Assim, haverá maior produtividade e mais resultados, pois a empresa estará garantindo rotatividade e expansão seguras.

Evitando perdas de dinheiro por retrabalho

E quando as coisas não dão certo? Quando serviços e produtos são feitos de forma incorreta, ou quando decisões levam para o prejuízo? Retrabalhar processos é um problema para toda empresa, pois isso significa, principalmente, perda de dinheiro do caixa. Normalmente, as causas dos erros são encontradas na falta de suporte no decorrer da operação. Ao evitar incapacidades e desatenções, a Gestão de Conhecimento é a solução para esse problema. Por exemplo, ao estar disponível como uma plataforma online como nosso módulo operacional da Central do Franqueado, todos os operadores poderão consultá-la quando houver alguma dúvida sobre o que fazer.

Evoluindo operações e operadores

Gerir conhecimento é possibilitar a evolução de operações, que a partir disso, qualificam os serviços oferecidos por uma empresa. Da mesma forma, também é evoluir o trabalho dos próprios operadores e gestores. Para que haja a expansão do negócio, o empreendedor deve ter a noção de que ele nem sempre exercerá a mesma função dentro da empresa, independentemente do seu perfil. É como passar a bola para outro(s) jogador(es), através do envolvimento de outras pessoas em meio a questões do cotidiano da empresa. Um franqueador, por exemplo, abre mão de certo controle de unidades ao contratar novos franqueados. A Gestão de Conhecimento está ali para proporcionar, além de aprendizado, confiança de que o trabalho está em boas mãos.

Pensar em organizar uma Gestão de Conhecimento é enxergar o futuro. Ela, apesar de não exigir grandes investimentos imediatos, proporciona o lucro através da eficiência. Ao definir, otimizar e aperfeiçoar processos, oferece ao negócio a vantagem de ser firme e estabelecido no mercado. Sem uma Gestão de Conhecimento, nenhuma empresa vai longe – ainda mais em um mercado instável como o do Brasil.