Central do Franqueado é parceira da exposição, que ocorrerá em junho

 

Nos dias 21 a 24 de junho de 2017, ocorrerá a ABF Franchising Expo, no Expo Center Norte, situado na cidade de São Paulo. A feira, que chega em sua 26ª edição, é considerada a principal referência do mercado nacional de franquias, sendo uma das maiores exposições do mundo. Organizado com o objetivo de reunir redes de franquias e potenciais candidatos a franqueados de todo o país, o grandioso evento tem impacto direto na geração de novos negócios e na expansão de franchising no Brasil – o qual cresceu 8,3% em 2015 e 2016, mesmo em meio a um cenário econômico instável.

A ABF Expo é uma oportunidade imperdível para franquias que buscam divulgar o seu trabalho, bem como para investidores que estão à procura de novas empreitadas. Através de exposições e de cursos gratuitos aos interessados em ingressar no universo das franquias, acontece também simultaneamente a Franchising Week, que desde 2016 é constituída por um conjunto de seminários e palestras sobre o que há de mais atual e inovador no mercado de franchising. Alguns parceiros de peso fazem parte do time de divulgação e organização do evento, entre eles a Central do Franqueado, que estará representando o sul do Brasil durante a imersão.

Conversamos com o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, para sabermos um pouco mais sobre o evento, que promete trazer cerca de 400 franquias e 65 mil visitantes para o Expo Center. Confira a entrevista abaixo:

 

Central: Poderia nos apresentar a ABF Expo e quais os seus diferenciais em relação às outras feiras? 

Cristofoletti: A ABF Franchising Expo é a principal referência do mercado nacional de franquias e uma das maiores do mundo. Este ano, o evento tem o objetivo de, mais uma vez, reunir marcas franqueadoras e potenciais candidatos a franquiados de todo o país, gerando negócios. Mais e mais, temos buscado também transformar a feira em uma grande reunião de nosso setor, atraindo também fornecedores, administradoras de shoppings centers, franqueados atuais e demais stakeholders, proporcionando uma imersão única no tema franchising. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em cursos gratuitos que visam orientar o investidor para a melhor tomada de decisão.

 

Central: Conte-nos sobre o histórico da ABF Expo. Quais os seus objetivos para 2017?

Cristofoletti: Este ano a feira chega a sua 26ª edição. Seu local será o tradicional Expo Center Norte e, embora estejamos trabalhando ainda nesses números, esperamos superar o número de expositores do ano passado (cerca de 400) e ter um público equivalente, na casa das 65 mil pessoas. Além disso, destaco três iniciativas: a Arena do Conhecimento, com palestras e workshops, o Espaço Montando Minha Franquia, com fornecedores diversos, e o Palavra da Marca, na qual franqueadores irão contar suas histórias de empreendedorismo. Este ano criamos ainda rotas temáticas de visitação por segmento do franchising (Alimentação, Idiomas, Moda, Hotelaria e Turismo, etc.), tornando a experiência da visita a feira ainda mais enriquecedora. Além de candidatos a franqueados, com estas mudanças, pretendemos atrair cada vez mais franqueados atuais, franqueadores, fornecedores do sistema e demais públicos interessados, proporcionando uma imersão ainda mais completa no sistema e gerando mais negócios. 

 

Central: Como a ABF Expo vê o setor de franquias atualmente no Brasil, desde o começo da sua atuação?

Cristofoletti: O setor cresceu 8,3% em 2015 e 2016, mesmo frente ao cenário macroeconômico adverso. Atribuímos este desempenho à preparação que o setor vem adotando desde 2012, à busca incessante por eficiência e novos mercados e a ações para atrair um consumidor ainda retraído. Além disso, a operação em rede foi mais importante do que nunca, favorecendo a renegociação de custos, a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto de novas estratégias. Logo, trata-se de um mercado maduro e sadio e que pode ser uma porta de entrada para novas empreendedores.

 

Central: Por que decidiram fazer a expansão das feiras para outros estados, como no Pernambuco neste ano?

Cristofoletti: Na realidade, realizamos edições da feira no nordeste há 4 anos. Fazemos isso, pois o Nordeste teve um crescimento acelerado no mercado de franquias nos últimos anos, com muitos franqueadores desenvolvendo estratégias especificamente para lá. Com isso, criou-se uma demanda por parte dos franqueadores em identificar parceiros locais qualificados.

 

Central: Sabemos da ligação da ABF com o SEBRAE. Como essa parceria visa fortalecer o ecossistema de franquias?

Cristofoletti: O Sebrae é um parceiro de longa data, especialmente no Projeto Franquias Brasil, que levou cursos sobre os princípios do franchising para fora dos grandes centros. Na feira deste ano, aprofundamos ainda mais nossa interação com o SEBRAE, indo além de um estande, pois traremos cursos e até caravanas de empreendedores de outros estados e cidades.

 

Central: Quais são os resultados esperados em volume de negócio para esse ano de 2017?

Cristofoletti: Certamente, esperamos gerar mais negócios este ano, tanto pela melhoria no cenário macroeconômico como pelo fortalecimento da presença de fornecedores e outros stakeholders do sistema.

 

Central: E quais são suas expectativas em relação a parceria junto à Central do Franqueado?

Cristofoletti: Como a maior feira de franquias do País, a ABF Expo busca atrair empreendedores e redes de franquia de todas as regiões, com especial destaque para a região sul, que tem grande tradição no empreendedorismo brasileiro. Desta forma, por meio desta parceria, queremos nos aproximar deste público e estimulá-los a participar da edição deste ano.

Visite o site da ABF Franchising Expo para garantir seu credenciamento e ingressos antecipados por R$60,00. A partir do dia 21/06 , os ingressos estarão a venda por R$ 70,00 na bilheteria, ou pela comodidade na compra online.

Além disso, aproveite para ficar por dentro das atrações do evento e da programação da Franchising Week, que contará com grandes nomes do franchising brasileiro.

 

ABF Franchising Expo

21 – 24 de Junho de 2017
4ª a 6ª das 13h às 21h
Sábado das 11h30 às 18h30

Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP – Brasil