Por que treinar os franqueados de sua franquia com EAD?

O mercado de franquias se expande mais a cada ano que passa. Segundo a ABF(Associação Brasileira de Franchising), este setor acumulou mais de R$30 bilhões no ano de 2016. Porém, um problema enfrentado por alguns empreendedores é a falta de capacitação de seus franqueados. Seja por falta de dinheiro, tempo ou até mesmo a falta de interesse.

Mas a EAD surge como uma solução para esse problema, visto que é uma forma de motivar os funcionários com baixo investimento e muitas vezes com mais qualidade. Fazer com que novos franqueados, assim como os mais antigos, usem as informações devidas para exercerem suas atividades, só é possível através de treinamentos, com dinâmicas, exemplos e prática, com avaliação ao final de cada módulo, etc.

Com um treinamento online para franquias, o risco de um treinamento realizado no Sul do país ser interpretado diferente de um realizado no Nordeste, não ocorre.

Sabendo que existem franquias que vão além do território nacional, e a EAD é capaz de treinar pessoas em todo o redor mundo, pois seu alcance é infinito. Basta ter um computador com acesso à Internet.

Uma plataforma EAD pode ter várias funcionalidades, e uma delas é a ampla utilização em diferentes segmentos e portes de empresas.

Essas funcionalidades podem variar entre treinamentos, videoconferências ou para a comunicação interna (que é também um fator muito importante). Todos possuem um mesmo direcionamento: garantir a boa produtividade dos colaboradores.

Os treinamentos de franquias possuem dois objetivos principais: capacitar o empresário para gerir a sua empresa e, para que ele aprenda os aspectos operacionais, reproduzindo o modelo e mantendo a padronização de todos os processos. E a EAD surge como uma grande aliada para todos estes fatores.

E para atender a esses dois objetivos é preciso saber quando, como, com que frequência e com o que treinar, qual a duração ideal e quais recursos devem ser utilizados.

Treinar uma franquia com EAD pode ser muito mais econômico e prático do que muitos imaginam. Pensando nisso, iremos listar agora os principais motivos para você adotar este tipo de treinamento em sua organização agora mesmo.

Por que treinar os franqueado de sua franquia com EAD?

Treinamentos são necessários para manter qualquer empresa com um bom funcionamento, e para uma franquia ele se torna ainda mais essencial, pois eles mantém padrões e motivam os funcionários a continuarem fazendo suas atividades de maneira assertiva. E se você pensa que estes ainda dependem de uma presença física para ser efetivo, você não imagina os benefícios que treinar uma franquia com EAD? podem trazer.

Uma pessoa que frequenta um restaurante que entrega uma boa qualidade de refeição em determinada cidade, com certeza irá procurar uma franquia quando viajar ou sair de seu local de costume e irá procurar o mesmo restaurante em um outro lugar que será visitado, com a expectativa de encontrar a mesma qualidade, como de costume.

Para tal, as franquias devem ser treinadas de forma uniforme, não importa a localização ou o número de componentes existentes. É fundamental manter o padrão nos treinamentos para que isso seja refletido nos produtos ou serviços.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a ter o sucesso em um treinamento de franquia com EAD:

Temas

Para definir o tema de seu treinamento, é fundamental identificar quem será o público que irá assistir às videoaulas. O ideal é fazer uma pesquisa para escolher os tipos de linguagem, abordagens e atividades, pois o mesmo curso pode ser transmitido várias vezes para diferentes turmas em diferentes localidades e o compreendimento deve ser o mesmo.

Vale lembrar que existem também pessoas trabalhando numa mesma corporação com diferentes níveis de capacitação, podendo ir de analfabetos a mestres ou doutores.

Conteúdo

O treinamento de sua franquia com EAD deve ser de qualidade, tendo assim, um bom conteúdo. Este deve ser administrado por alguém que entenda bastante o assunto.

Os objetivos devem ser claros e o material com conteúdo deve ser de fácil acesso e compreensão, sempre adaptando com o público-alvo de cada setor da franquia. Nunca opte por soluções padronizadas, isso pode fazer com que o aprendiz se sinta desmotivado por pensar que não teve uma “atenção” que deveria.

Produza conteúdos que sejam rápidos e objetivos, focados sempre no coração do assunto a ser tratado. Evite passar de 10 minutos para manter o engajamento no nível mais alto do início ao fim do conteúdo.

Mas lembre-se que ter somente bons conteúdos não será suficiente para otimizar o treinamento e desenvolvimento da sua empresa. O uso de uma plataforma EAD é extremamente importante, nela é feito o armazenamento, a distribuição, comunicação, relacionamento e monitoramento dos treinandos e dos conteúdos.

Resultados

Por fim, você só precisa realmente avaliar o treinamento em um período determinado, acompanhando o desempenho de cada colaborador individualmente, e definir as melhores formas de avaliar o retorno de seu investimento. Uma plataforma EAD é capaz de mensurar os resultados com diversas ferramentas como gerar relatórios, visualizar o andamento de consumo de conteúdo de cada aluno, etc.

Nessa parte, os objetivos específicos que você estabeleceu na segunda etapa de elaboração do treinamento serão essenciais.

Se você estruturou um treinamento completo, baseado nas necessidades de um grupo e alinhado as estratégias da empresa, você irá conseguir saber se ele foi realmente eficaz.

Além do mais, se você for capaz de mensurar os resultados de suas franquias e eles forem satisfatórios, você já terá uma boa justificativa para realizar mais práticas de desenvolvimento e aperfeiçoar seus colaboradores cada vez mais.

Conclusão

O sucesso de um treinamento de funcionários de uma franquia com EAD depende do comprometimento de todos os setores da empresa e principalmente de uma mudança de atitude. O principal objetivo deve ser oferecer acesso a um aprendizado permanente e com estruturas focadas para todos os setores, visando que a empresa a atinja um melhor resultado de aplicação prática na gestão empresarial.

Uma plataforma EAD pode ser um grande aliado na boa prática do treinamento e desenvolvimento de franquias. Por oferecer diversas possibilidades de aprendizado, ela oferece treinamentos, instruções, e acaba sendo também um canal de comunicação eficiente entre empresa e colaborador.

O Edools, por exemplo, oferece uma solução EAD completa e intuitiva, com grande possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de cada gestão. É ideal para quem deseja implementar de forma simples e eficiente o treinamento de franquias através da educação a distância.

Até a próxima!

Este guest post foi escrito pela Rafaela Espíndola da equipe de Marketing da Edools, uma plataforma EAD completa para hospedar, gerenciar e vender cursos online.