Quando falamos sobre crescimento sustentável no franchising, estamos considerando a expansão segura, bem planejada, rentável e vantajosa da rede. Crescer de maneira sustentável é entender o mercado, especialmente o de atuação da empresa, a fim de intensificar sua representatividade primeiramente em seu nicho, para que posteriormente o processo de expansão alcance outros mercados.

Para que haja esse entendimento, é necessário ter muita noção de empreendedorismo e seguir alguns planos de investimento e comunicação. Afinal, de nada adianta dar tiros no escuro. Nem sempre o crescimento rápido e lucros exacerbantes de início representam um bom futuro para a rede, que não funciona se mal estruturada. O suporte aos franqueados deve ser construído em um firme alicerce, para que todos conheçam as metas da marca e saibam qual caminho seguir.

O crescimento de uma rede de franquias só acontece se ela funciona como unidade e, para isso, alguns aspectos não devem passar despercebidos.

Tenha autoconhecimento de imagem, caixa e potencial

Conhecer-se é fundamental para saber onde pisar em um caminho cheio de armadilhas e tentações. A expansão bem-sucedida de um negócio de franchising demanda uma série de análises internas e, muitas vezes, a reorganização de setores administrativos. É como tratar a empresa como um corpo que quer crescer e amadurecer.

Começando pela face: como está a imagem do seu empreendimento perante ao público? Saiba o que o público está falando sobre o seu negócio e, se for o caso, resolva crises de imagem. Ao buscar crescimento, sua empresa deve ser convidativa. O caixa, por sua vez, pode ser representado pelas mãos. O poder de investimento é o que, afinal, faz as coisas acontecerem. Avaliar a situação financeira do negócio é possivelmente o aspecto mais óbvio e mais importante de um planejamento. Expandir custa dinheiro e você não quer jogar dinheiro fora. Por último, o cérebro. Você está maduro o suficiente para crescer? Ter a confiança de que os clientes estão bem satisfeitos com o serviço proposto e de que sua empresa tem o potencial de agradar ainda mais pessoas é o que vai proporcionar motivação. Sem motivação, não há crescimento.

Planejamento estratégico: crescimento e longevidade

Nenhuma empresa cresce sem um planejamento estratégico pensado nos mais minuciosos detalhes. Ao decidir por expandir a atuação da marca, o primeiro passo é realizar um estudo aprofundado sobre a situação da marca e do mercado. Isso vai direcionar todo o processo de expansão: como ele será feito, para onde e em quanto tempo. O mercado é enganoso – é por isso que a análise dos concorrentes, do que está funcionando e o que não está, entre outros aspectos, é importantíssima para que você saiba se o momento é o correto para investir no crescimento.

Além disso, escolher os colaboradores e franqueados com cuidado faz toda a diferença no futuro da rede, pois eles desempenharão muitas tarefas. Montar o time certo é o que permite a empresa a buscar longevidade e atuação estável no mercado.

O envolvimento deve ser de todas as partes

Envolva toda a rede no processo. Ouvir franqueados e consultores faz levantar questões a serem abordadas durante a expansão, sendo elas melhorias, alterações, bem como acertos e erros prévios. Aumentar uma rede de franquias é um processo delicado que expõe ainda mais a marca ao público, então realizar debates em conselhos de franqueados é o que garante que tal exposição seja positiva – afinal, são os franqueados que conhecem seus clientes. O modelo de franchising é baseado na união, sendo ela de serviços, valores e propósitos. Portanto, é o envolvimento de todos o que garante o seu crescimento sustentável. Todos devem andar juntos para que o sucesso seja alcançado.

Preste atenção nisso e sua rede estará no caminho certo. Não esqueça: às vezes, você deverá buscar auxílio com profissionais de consultoria e plataformas de gerenciamento de unidades, como a Central do Franqueado. Que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho e buscar um crescimento sustentável da sua empresa?