Como ter um aumento contínuo nas vendas da minha rede?

Conhecer o mercado é entender suas oportunidades. O empreendedor que sabe sobre o funcionamento, as tendências e armadilhas do campo no qual está inserido consegue levar a sua empresa para o melhor caminho e assim, aumentar vendas e atingir mais sucesso. Entretanto, respeitar limites também é uma característica do bom gestor. Observar o fluxo financeiro da rede, bem como sua capacidade operacional e monitorar lucros e atividade no mercado é indispensável para buscar o crescimento de vendas. É por isso que, para que você tenha um crescimento contínuo, você deve se basear em dois pilares: a participação da empresa no mercado e a realidade dos produtos e serviços oferecidos pela marca nos últimos meses.

Comparação é a palavra-chave: entendendo a participação da empresa no mercado

Observe o mercado e coloque sua rede de franquias em comparação. O quanto ele cresceu no último ano? Se a porcentagem de crescimento da sua empresa for menor do que a do mercado, más notícias. Apesar de ter vendido mais do que no ano anterior, você perdeu espaço e a concorrência avançou. Antes de tomar alguma atitude para buscar o crescimento de vendas, entenda o que não está funcionando de forma adequada. Conheça a concorrência e encontre brechas. Saiba do que o público precisa e o entenda seus gostos. Pesquise sobre as tendências do segmento. Assim, você consegue estabelecer uma meta de taxa de crescimento realista e que não vá causar expectativas falsas.

Para que você descubra a origem de resultados ruins, corra atrás de informação. Às vezes, a culpa não é sua, mas sim, de problemas do mercado. Conhecer a concorrência e conversar com outros empreendedores da região, compartilhando experiências, serve para criar comparações: minha empresa está acima ou abaixo do padrão de mercado? Talvez mudar a estratégia de vendas não seja exatamente a solução. Muitas vezes, o mercado passa por altos e baixos – e suas tendências só são descobertas com pesquisa, especialmente de campo. Antes de dar um passo em falso, preste atenção nisso. Domine o jogo antes de arriscar.

Limites e diferenciais: qual a realidade da sua marca?

Acreditar que você possui um diferencial e algo a mais para entregar a um público-alvo é uma das chaves do sucesso. Mas, aceite: toda empresa tem limites. Sejam eles financeiros ou operacionais, eles devem ser levados em consideração sempre que alguma mudança esteja eminente. Para isso, a análise é essencial. Monitore o desempenho das vendas da sua rede, utilizando indicadores de faturamento, volume de vendas, desempenho do vendedor e formato de venda. É claro, o monitoramento irá depender do estilo do empreendimento e do seu perfil como gestor, mas ele deve acontecer com uma frequência estabelecida, para que você enxergue os potenciais e as limitações do seu serviço em meio ao mercado. Essas informações são importantes não apenas para retratar a situação atual, mas também, para planejar novos períodos de vendas e ter o crescimento contínuo.

Conhecer os limites da empresa é também entender que às vezes, aumentar as vendas não é necessariamente um bom negócio, pois isso não significa lucratividade garantida. Isso porque um negócio é feito de diversas partes e departamentos interdependentes, que só funcionam em sincronia. Tal sincronia depende de investimento financeiro e capacidade de operação. É por isso que o planejamento de vendas deve analisar: será que já temos força o suficiente para atender uma demanda maior? Será que a equipe de vendas e o fornecedor acompanham o ritmo das vendas? Querer vender mais, mas começar a atrasar entregas, por exemplo, é um tiro no pé, pois é uma limitação a ser resolvida. Você não quer afetar a credibilidade da sua marca, que estará exposta a um público maior. E importantíssimo: evite ao máximo recorrer a empréstimos bancários. Lembre-se que os juros são altíssimos e que um dia, você deverá pagá-los.

Agora a parte boa: você sim, tem diferenciais. Basta saber como explorá-los. Lançar produtos exclusivos, através de ações promocionais, por exemplo, atraem muitos clientes – que inclusive, pagam a mais pela exclusividade. Saiba no que a sua marca pode agregar na rotina e afetar no emocional do consumidor, que não busca por um simples produto, mas sim, pela experiência de fazer seu usufruto. Posicione-se no mercado com firmeza. Utilize da publicidade e de ações de marketing para isso. Conquiste seu espaço antes de atingir mais pessoas.