O que é: É uma empresa terceirizada que tem como função fazer um diagnóstico de como a franquia está e propor mudanças estratégicas, táticas e operacionais. A consultoria proporciona uma aceleração do crescimento do negócio, porque entra com a experiência e o know-how que muitas vezes falta ao franqueador ou franqueado. Vale ressaltar que a consultoria não irá resolver os problemas da sua franquia, mas qualificar os profissionais e mostrar os caminhos para que o negócio se fortaleça.

Principais serviços: A consultoria de franquia é responsável por diversas etapas – desde a estruturação até a expansão do negócio. A primeira delas é a formatação de uma franquia – a consultoria analisa o segmento onde esta pretende atuar e sua viabilidade econômica, conhece o produto ou serviço e sua padronização, discute sobre o enquadramento no modelo de franquia e planeja estrategicamente a inserção da empresa no mundo do franchising. Depois, o consultor auxilia na gestão da rede de franquias e orienta o empreendedor caso ele queira expandi-la.

Porque é importante: A consultoria de franquias é um elo de apoio para todos os processos de que uma rede tem necessidade. Desde uma análise criteriosa de franqueabilidade para aqueles negócios que estão com desejo de entrar no mundo do franchising, até um trabalho mais orientado com melhorias e ajustes para redes que tem um número considerável de franquias. Outro ponto crucial de responsabilidade do consultor é a manutenção da padronização.