As Diferenças de Taxa de Franquia, Royalties e Fundo de Propaganda

Muitas pessoas interessadas em entrar no negócio das franquias acabam ficando com dúvidas a respeito das taxas que envolvem o sistema. A confusão mais comum ocorre entre a Taxa de Franquia, os Royalties e o Fundo de Propaganda. Para ajudar, a Central do Franqueado vai explicar a diferença entre as três.

Taxa de Franquia

A taxa de franquia é um valor pago pelo franqueado logo após a assinatura do contrato. É um valor fixo e único, que corresponde à concessão de uso da marca. O valor faz parte do investimento inicial para abertura da franquia e deve estar devidamente discriminado na Circular de Oferta de Franquia (COF).

A principal função da cobrança é ajudar a cobrir os custos que a rede teve no processo de prospecção e seleção do candidato. Muitas franquias incluem nos custos da taxa de franquia uma série de serviços que serão fornecidos aos franqueados, como treinamento inicial, assistência na instalação do negócio, apoio na inauguração etc. É importante ter claro todos os benefícios que estão inclusos na taxa de franquias da empresa na qual você está pensando em se associar.
Vale ressaltar que alguns negócios usam a estratégia de não cobrar taxa de franquia para atrair novos franqueados. Para cobrir essa receita, as empresas costumam embutir essa taxa em outras a serem pagas posteriormente.

Você pode saber mais detalhes sobre o assunto no texto Tudo sobre a Taxa de Franquia que publicamos recentemente.

Royalties

Os royalties são taxas mensais cobradas do franqueado para a utilização da marca e do know-how do franqueador até o final da vigência do contrato. Esse dinheiro arrecadado pelo dono da franquia costuma ser investido em pesquisa para novos produtos e serviços. Ele também cobre despesas do franqueador com diversas ações voltadas aos franqueados, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de venda etc.

A maneira de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia. As franquias de serviço e aquelas que não fornecem produtos às unidades cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado.

No caso das franquias em que o franqueador é o fabricante do produto, a Taxa de Royalties é calculada a partir das compras realizadas no período de um mês. O franqueado paga em torno de 20% a 40% de taxa em cima de suas compras.

Fundo de Propaganda

A Taxa de Propaganda e Promoção corresponde a um valor arrecadado mensalmente pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a marca, seus produtos e conceitos de modo geral. São utilizadas estratégias publicitárias e de marketing para esse fim. A divulgação não é voltada para nenhuma unidade específica da franquia, mas para toda rede.

Geralmente, o valor da Taxa de Propaganda e Promoção varia em torno de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade. Também pode ser estabelecido um valor fixo mensal.

É importante ressaltar que os franqueados têm o direito de conferir, no mínimo uma vez por ano, a prestação de contas de cada campanha publicitária realizada pela rede.