O que é: São pessoas ou empresas que têm acesso a um produto ou serviço mediante pagamento, nesse caso, compram os produtos revendidos pela franquia ou contratam os seus serviços. Os franqueados devem sempre buscar atendê-los bem e deixá-los satisfeito.

Tipologia do cliente: Uma pesquisa realizada pela revista IstoÉ em 2008 sobre o consumidor brasileiro elencou uma “tipologia” para eles. Estão divididos em: liberais (ambiciosos e dinâmicos); sonhadores (buscam realização afetiva e identidade pessoal); ideológicos (combativos, reflexivos e humanitários); batalhadores (têm iniciativa e acreditam na sua própria capacidade de sobreviver); retraídos (a agressividade do mercado de trabalho e o custo de vida os assustam); conservadores (pessimistas e apreensivos); transgressivos (rebeldes quanto ao que é convencional e aceito pela maioria) e progressistas (entusiastas do avanço).

Gestão de clientes: Consiste em conhecer o perfil de cliente e esforçar-se para agradá-lo. Começa com a compreensão de quem é o cliente, quais são as necessidades dele e o que ele espera do produto que está sendo vendido.