Conheça alguns cursos sobre franquias

Sempre que queremos nos atualizar ou aprofundar em algum assunto, cursos são uma ótima opção. A Central do Franqueado separou algumas dicas de lugares onde você pode encontrar ótimos cursos sobre franquias.

A quantidade de cursos na área é realmente grande e não é difícil selecionar boas opções. O setor do franchising tem crescido muito nos últimos tempos e a busca por profissionais qualificados nessa área também. Portanto, se você se interessa pelo assunto ,é franqueador ou franqueado, vale investir!

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma das entidades que oferece cursos sobre franchising. Uma das opções disponibilizadas é o curso “Entendendo sobre Franquia para Começar Bem”.

Esse curso é perfeito para quem está iniciando, pois ensina como funciona o sistema de franquias, os conceitos fundamentais e como anda o mercado para quem deseja se tornar um franqueado. Com duração de 8 horas, as aulas são divididas em vários tópicos: características do sistema de franchising, papel das partes envolvidas no sistema, aspectos jurídicos, processo de seleção e como avaliar um sistema de franchising.

Se você tem interesse, procure se informar no Sebrae da sua região sobre a disponibilidade desse curso. Sempre vale ficar atento no site da entidade para verificar a abertura de outros programas de ensino. Se você é franqueador, por exemplo, talvez seja interessante buscar cursos de desenvolvimento de liderança, desenvolvimento estratégico, inovação e crescimento em franquias, vendas em franquias, recrutamento e treinamento de franqueados, relacionamento entre franqueador e franqueado, legislação do franchising, comunicação e marketing, resolução de conflitos, marketing digital, entre outros.

ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) possui um trabalho muito importante de profissionalização do setor de franquias e há muitos anos vem realizando diversos cursos e eventos da área, como congressos, feiras, convenções etc. Ela possui também um programa de MBA com especialização em Gestão de Franquias em parceria com o Provar da FIA/SP.

A ABF oferece diversos cursos tanto para quem é iniciante quanto para quem é avançado no tema das franquias. Um programa muito recomendado para quem não conhece muito do tema e quer ter uma visão mais ampla é o Curso Entendendo Franchising, que ocorre na sede da ABF em São Paulo e em outras cidades também. O curso tem duração de 8h e é dividido em dois assuntos: uma visão geral do sistema por um consultor de negócios e outra vinda de um advogado do sistema abordando todos os principais aspectos que um candidato deve avaliar juridicamente.

Além disso, no portal ABF Educação é possível consultar diversas opções de cursos com especialistas do franchising brasileiro. Os programas são voltadas para toda a cadeia do franchising, do franqueador ao franqueado. Há aulas presenciais e online, além de especializações. Os cursos ABF Educação são referência em conhecimento sobre gestão de redes de franquias e valem o investimento se você estiver precisando de mais qualificação na área.

Empresas especializadas na área

Há diversas empresa especializadas em franchising que oferecem cursos nessa área. É importante que você faça uma pesquisa e procure conversar com outras pessoas que já experimentaram os cursos, a fim de garantir a credibilidade do serviço.

Uma das empresas muito reconhecidas nessa área é a Cherto Atco, criada em 1986 e considerada a primeira consultoria de Franchising da América Latina. Marcelo Cherto, presidente da empresa, é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising e um dos principais responsáveis por difundir o sistema no país. Além de consultoria na área, a empresa oferece cursos e treinamentos. Dê uma olhada no site deles!

Outra indicação são os cursos do portal Sua Franquia, criado em 2005 e hoje uma das principais referências em franchising brasileiro. Além de oferecer conteúdo, o site possui uma área destinada à cursos online e presenciais sobre o universo das franquias. Há diversos temas: como franquear sua marca, como estruturar uma consultoria de campo, como gerenciar uma rede de franquias etc.
Tem recomendações de cursos? Deixe sua sugestão nos comentários!