O que é: É o responsável por motivar, treinar e dirigir a equipe de vendas de uma franquia, avaliando, de forma contínua, os pontos que devem ser melhorados a fim de se atingir os resultados almejados. Um bom gerente precisa saber trabalhar com planejamento, organização, direção e controle. Também precisa ter como característica básica um perfil de liderança, traçando metas e objetivos, cobrando resultados, detectando falhas e acertos e dando suporte e estímulo aos funcionários da franquia.

O que faz: O gerente de vendas define os objetivos e metas e estabelece por quem e o que será feito para alcançá-los. Além disso, organiza e delega autoridade para sua equipe, criando um ambiente de trabalho profissional. O gerente deve acompanhar diariamente as atividades da equipe, avaliando seus resultados.

Porque é importante: O gerente de vendas treina a equipe e implanta a cultura de treinamento para todos os vendedores. Não só apresentando palestras e referenciais teóricos, mas treinando de forma prática, mostrando como e o que fazer na venda.