5 pontos fundamentais antes de expandir sua franquia

Atingir o sucesso é o desejo e o objetivo de todo e qualquer franqueador. Nesse caso, o sucesso está totalmente relacionado à expansão da rede de franquias. Ter mais unidades é possibilitar mais lucro e mais reconhecimento para a marca, garantindo então ainda mais espaço no mercado. Mas, esse processo não é tão simples quanto parece. Várias questões devem ser abordadas e refletidas antes de tomar um próximo passo. Preste atenção nessas dicas e lembre-se: um bom planejamento é essencial para que sua rede se direcione a um caminho bem-sucedido.

5 pontos essenciais para expandir sua rede de franquias

  1. Entenda-se, antes de tudo!
    Por que quero expandir minha rede de franquias? Estou confiante e seguro o suficiente para tomar essa decisão e seguir em frente? Conhecer-se e entender seu foco, seus objetivos, suas capacidades e limitações é fundamental para tomar uma decisão que envolve muitas questões externas, como a instalação de novos PDVs e a contratação de novos funcionários. Para que você não perca tempo e dinheiro, determine exatamente quem você é como empreendedor e o que você quer atingir. Saiba que por mais que existam legislações e tendências, o mercado é sempre uma caixa de surpresas. Por isso, para evitar frustrações, procure entender para onde você está indo.
  2. Uma rede de franquias também é uma rede de pessoas.
    Sua empresa é formada por um grande corpo de funcionários. Para que ela cresça, todos devem crescer juntos. Portanto, não basta que você seja um excelente empreendedor. Ao considerar a expansão de sua rede, pense que muitas pessoas estarão encarregadas de atividades importantes, envolvendo o gerenciamento e a manutenção das novas unidades. Ter um corpo de trabalho qualificado é essencial para que o crescimento da marca aconteça, através do bom funcionamento das lojas. Contrate pessoas pró-ativas e autônomas, que saibam resolver problemas sem a sua presença. Realize treinamentos com todos os funcionários. Ter um controle de qualidade é fundamental para que cada unidade faça jus ao potencial da marca.
  3. Analise bem as unidades já existentes.
    A demanda pelo serviço da minha franquia é mais alta do que o esperado? Os lucros oferecem um potencial de estabilidade de novas unidades a longo prazo? Se a resposta for positiva para essas duas questões, elas são dois dos principais sinais de que a sua rede está sim, no momento ideal para crescer. Compreender os obstáculos do mercado, envolvendo questões sazonais relacionadas a venda, bem como conhecer a concorrência, são aspectos indispensáveis. Busque a assessoria de uma consultoria, que poderá auxiliar você a entender melhor quais as melhores possibilidades de expansão e quando iniciar esse processo.
  4. E qual o meu papel durante esse processo?
    Saiba que você precisará da ajuda de muitos profissionais qualificados enquanto sua rede de franquias é expandida. Portanto, entenda: o recomendado é dividir tarefas. Procure não tomar o controle de tudo e ouça. O empreendedor que continua exercendo as funções que já realiza na empresa, deve entender que em alguns momentos deverá encontrar no suporte de consultorias os melhores caminhos para o crescimento da franquia – envolvendo a instalação das novas unidades, a contratação de novos funcionários e todas as outras necessidades. Mas, claro, realizar entrevistas com franqueados e determinar os investimentos que serão feitos é trabalho do franqueador.
  5. Crie uma operação modelo
    Além disso, um dos primeiros passos é montar uma operação modelo. Entre em contato com empreendedores experientes, que já realizaram processos parecidos com empresas de perfis semelhantes e determine de forma teórica como será o funcionamento das novas unidades. Isso proporciona segurança a potenciais franqueados que querem fazer uso da marca. Entretanto, cuidado: às vezes, pensar e planejar demais é deixar que boas oportunidades passem despercebidas. O que você precisa fazer, acima de tudo, é assegurar-se de que estrategicamente falando, suas finanças estejam adequadas ao processo de expansão. Feito isso, é hora de entrar em uma nova fase, para que sua empresa encontre o almejado crescimento e maior espaço no mercado.