Consultor de Campo

O que é: É um profissional especializado no setor de atuação da rede de franquias que será a ponte entre franqueador e franqueado. O consultor de campo é treinado e instruído pelo franqueador para dar todo o auxílio necessário aos franqueados. A disponibilização de um consultor de campo pelo franqueador não é obrigatória por lei, sendo facultativa a cada gestor.

O que faz: O consultor faz visitas às unidades, executando auditorias e produzindo um roteiro de ações que devem ser executadas pelo franqueado em determinado prazo para a correção dos problemas. Ele também propõe novas formas de alcançar resultados, identificando as necessidades do franqueado e relatando ao franqueador as dificuldades enfrentadas por este.

Porque é importante: O consultor de campo é muito importante para inovar a unidade, já que percebe seu potencial e sugere novas abordagens. Ele é um elo de ligação entre o franqueador e o franqueado – sem ser um “espião” do franqueador, ele tem o papel de auxiliar o franqueado alinhado a estratégia da franqueadora. Não é obrigatório que a rede de franquias ofereça a consultoria, mas esse é um diferencial competitivo e uma ferramenta de gestão de redes muito importante.