O que é: É o profissional responsável por atuar na busca por novos parceiros para o franqueador, possibilitando o crescimento da empresa. Pautado por diretrizes e planos de ação, o gerente de expansão de franquias utiliza todos os métodos ao seu alcance para identificar novos prospects no mercado, além de atender às solicitações que chegam através dos canais de contato da franquia.

O que faz: Depende do nível de maturidade da franquia. Se for um negócio já consolidado, o gerente de franquias vai trabalhar muito mais com relacionamento e triagem. Se a franquia for nova ou estiver buscando sua expansão, esse profissional buscará ativar sua rede de networking com empreendedores. Ele também pode apresentar o modelo detalhado da franquia para interessados, conduzindo o fechamento da parceria.

Porque é importante: O gerente é o responsável em trabalhar para o crescimento da empresa. Ele pode identificar em veículos de comunicação um público-alvo para o serviço prestado pelo franqueador e ter uma rede de relacionamentos ativa. Esse profissional vem sendo cada vez mais procurado pelas empresas, já que é praticamente impossível para uma rede que quer planejar seu crescimento fazê-lo sem ele.