Capital de Giro

O que é: É usado para financiar a continuidade da operação da unidade a ser franqueada, seja para aquisições de estoque ou para despesas operacionais, ou seja, é o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações do dia a dia e para o pagamento em dia dos compromissos firmados, como salários de funcionários e impostos.

Para que serve: É o capital necessário para a continuidade das operações da franquia, como recursos para financiamento aos clientes (no caso das vendas a prazo), para manter estoques e para pagamento aos fornecedores (nas compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda). Além disso, serve para pagar impostos, salários e quaisquer outros custos operacionais.

Porque é importante: É crucial ter capital suficiente para um período de entrada e consolidação no mercado de franchising. Esse é um dos principais motivos de os negócios em franquias darem certo, já que os franqueadores exigem planejamento do franqueado, diferente de quando se está abrindo um negócio próprio e independente.