Manuais

O que é: Os manuais servem como guias para as novas unidades de franquias e devem estar presentes no cotidiano da empresa. O material precisa ser claro, didático e objetivo, com todas as informações que o franqueado vai precisar para tocar o negócio. Há quatro principais tipos de manuais: de implantação, de administração, de marketing e vendas e de operação.  

Por que é importante: O manual considera o know-how que a franqueadora necessita passar para a sua rede de franqueados. Ou seja, tudo que é pertinente na execução do negócio deve estar dentro dele. Existem quatro áreas principais, mas não se deve limitar a elas. Justamente porque o conhecimento, informações e processos devem ser repassados continuamente, já que as franquias buscam melhoria contínua dentro de suas unidades.

Como pode ser utilizado: De maneira constante e recorrente dentro das unidades, tanto para dar apoio para os franqueados e colaboradores de uma unidade franqueada, quanto para auxiliar no engajamento e aculturamento dos processos que a franquia necessita executar. A troca de conhecimento e a organização de comitês para compartilhar informações é uma prática de franquias de sucesso e pode ser adotada desde o momento de formatação dos seus manuais e distribuição para os franqueados.