Retorno Sobre Investimento (ROI)

O que é: É a taxa de retorno sobre investimento. Consiste em uma métrica utilizada para medir o rendimento obtido com uma determinada quantia de recursos. É a razão entre o lucro líquido alcançado e o investimento dentro de um período definido.

Porque é importante: O retorno sobre o investimento serve para guiar ações futuras e controla o custo-benefício de um projeto em seu início. Ele proporciona controle, já que se sabe o valor do investimento necessário para atingir um lucro razoável. No futuro, esse cálculo pode ser feito para medir a quantia fundamental a ser investida para a expansão do negócio.

Como calcular: Em primeiro lugar, todos os gastos essenciais (taxa de franquia, aquisição do ponto comercial, reformas estruturais, custos para operação – salários, equipamentos internos, impostos e ações de marketing) devem ser estipulados. Depois disso, você deve pensar qual será o valor cobrado pelo produto ou serviço oferecido por sua empresa. Ao fim, a equação é simples: os ganhos obtidos (ou projetados para um mês de operação) devem ser subtraídos pelo investimento inicial. O total é dividido pelo capital aplicado no projeto: este é o ROI de sua franquia.