O que é: Corresponde a um valor arrecadado mensalmente pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a marca, seus produtos e conceitos de modo geral. São utilizadas estratégias publicitárias e de marketing para esse fim. A divulgação não é voltada para nenhuma unidade específica da franquia, mas para toda rede. O valor varia em torno de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade ou pode também ser estabelecido um valor fixo mensal.

Para que serve: A taxa de propaganda (ou promoção e marketing) normalmente é organizada em um fundo de propaganda e serve para todas as ações de marketing que a rede busca desenvolver em determinadas unidades ou regiões. É uma forma de apoiar o desenvolvimento e a continuidade de ações estratégicas para crescimento de uma marca que deseja expandir no sistema de franquias.

Porque é importante: É importante, pois busca auxiliar e canalizar todos os esforços que uma unidade teria de realizar sozinha em um fundo para a propaganda de toda a rede. Os franqueados têm o direito de conferir, no mínimo uma vez por ano, a prestação de contas em relação à campanha publicitária realizada pela rede franqueadora.