Importância das redes sociais para marcas de franquia

O Facebook anunciou em abril de 2016 que a rede social é acessada por um bilhão de usuários de todo o mundo todos os dias. Entre os brasileiros, os números também impressionam. Oito em cada dez brasileiros está conectado na rede social. 45% da população brasileira acessa o Facebook todos os meses.

Os dados são apenas uma parte do universo que compreende as redes sociais. No Instagram, por exemplo, são mais de 400 milhões de usuários, que interagem com pessoas e marcas.

Com números tão relevantes, é impossível não levar em consideração a importância das redes sociais para as marcas de franquia. E isso não vale apenas para consumidores finais. Possíveis candidatos a franqueados também investigam as redes sociais da marca antes de investir em uma unidade.

O Jornal Sua Franquia, em parceria com o Grupo Bittencourt, realizou uma pesquisa sobre a importância das redes sociais para obtenção de informações sobre as marcas. O estudo foi feito com interessados em franquias no período de 2 a 10 de fevereiro de 2016.

Foram mais de 200 participantes. Entre esses possíveis franqueados, 70% possuía até R$100 mil para investir. A maioria procurava franquias do segmento de alimentação (22,7%) e Beleza e Saúde (10,9%).

Como os interessados em abrir uma unidade pesquisam sobre a franquia

Entre as pessoas participantes da pesquisa, 17% afirmou que considera as redes sociais para pesquisar sobre marcas de franquia. Desses, 69% consulta o Facebook. Desses, todos consideraram muito importante ou importante que a marca de franquia possua uma página própria no Facebook.

Isso mostra que não apenas os consumidores ficam atentos e interagem com as marcas nas redes sociais. A presença digital da franqueadora impacta fortemente também o processo de expansão da marca. Uma breve pesquisa nas redes sociais pode revelar aspectos como:

Imagem da franquia para os consumidores – Uma página do Facebook com muitas reclamações sobre abastecimento de produtos, qualidade do atendimento ou conforto das lojas já indica um problema operacional nas unidades.

Interação da marca com os clientes – Se a marca não responde comentários, ignora mensagens ou não dá a resposta devida para os seus clientes, é também um indício de falhas na estrutura do marketing da marca. Isso impacta fortemente no retorno dos clientes, na reputação da marca e também no faturamento das unidades.

Na pesquisa do Grupo Bittencourt e do Jornal Sua Franquia, mais de 52% dos que utilizam as redes sociais para pesquisar sobre a marca afirmou realizar alguma ação na fanpage da empresa. Isso inclui, por exemplo, escrever comentários, interagir com outros usuários e compartilhar postagens.

Esses dados mostram uma oportunidade para as redes de franquia. É possível aproveitar o espaço disponível nas redes sociais para investir em conteúdo focado para possíveis franqueados.

A rede social é relevante para a tomada de decisão de uma parcela considerável de investidores. É uma possibilidade também de destacar-se perante outras redes, principalmente para marcas pequenas, ainda pouco conhecidas entre os investidores.

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Captação de franqueados

Para impactar o público-alvo nas redes sociais, franqueadores podem investir também em grupos específicos do segmento no Facebook. Outra opção é monitorar palavras-chave relacionadas ao negócio da marca.

Depois de refinar a busca, é possível encontrar potenciais investidores e abastecê-los com conteúdos que levem o usuário ao site da empresa ou a uma landing page para buscar mais informações.

O que mais chama a atenção nesse tipo de ação é o baixo investimento financeiro. Outras vantagens do uso das redes sociais no contato com possíveis franqueados é o fato de grande parte dos usuários já conhecer e dominar esses aplicativos. Fica mais fácil, então, a interação do público com a marca. As redes sociais possibilitam uma comunicação mais ágil e dinâmica.

Marcas de franquia que utilizam as redes sociais para captação de franqueados:

RE/MAX

A rede imobiliária internacional produziu uma fanpage no Facebook voltada para franqueados e candidatos a franqueados.

 

DOCCTOR MED

A rede Docctor Med possui uma fanpage institucional no Facebook e outra focada na atração de franqueados.

 

ESTRELA FRANQUIAS

A marca Estrela Franquias também investe em divulgação no Facebook para dialogar com candidatos a franqueados.