Se você acompanha o blog da Central do Franqueado, já deve ter visto que publicamos um texto contando um pouco da história do franchising no Brasil. 20

O início do franchising

Alguns pesquisadores dizem que o franchising teve início com a igreja católica, que organizou uma rede mundial sob o controle do Vaticano. Nessa lógica, os franqueados seriam os padres, a paróquia seria a franquia, o manual seria a Bíblia, o royalty seria o dízimo e o logotipo mais famoso seria a cruz.

Especulações à parte, considera-se que oficialmente o termo “franquia” surgiu em 1862, nos Estados Unidos, embora haja registros similares ao modelo de franchising em Londres, no século XII.

Os Estados Unidos foram um dos países pioneiros nesse modelo. Foi a empresa americana I.M. Singer & Co., em 1850, fabricante de máquinas de costura, a responsável por utilizar o sistema pela primeira vez. Operadores proprietários independentes tinham o direito de comercializar a linha de equipamentos da Singer, desfrutando assim do prestígio da empresa. Por outro lado, a Singer conseguiu expandir a venda dos seus produtos a grande parte do território norte-americano, com investimentos relativamente baixos.

historia-franchising-mundo-central-franqueado

 

Com a necessidade de expansão dos Estados Unidos após a Guerra Civil, comerciantes de várias localidades do país começaram a adotar o modelo de negócio. Fabricantes de máquinas agrícolas e de veículos passar a usar o franchising. Em 1898, por exemplo, a General Motors adotou o franchising para expandir sua rede de revenda de carros.Um ano depois, a Coca-Cola passou a conceder franquias de engarrafamento e distribuição dos refrigerantes. Sem a utilização deste modelo, dificilmente essas duas marcas teriam chegado tão longe no mundo dos negócios.

 

rsz_historia-franchising-mundo-coca-cola-central-franqueado

 

A franquia de serviços mais antiga

Em 1891, surge a Harper Cabeleireiro, que acredita-se ser a mais antiga rede de franquias de serviços. A rede era comandada por Martha Matilda Harper, uma canadense que mudou-se para Nova York em 1882. Martha abriu seu salão de beleza e, devido ao grande interesse de outras mulheres pelo menos negócio, ela passou a ensinar os métodos Harper’s mediante um contrato de franchising. Por meio de treinamentos, as aprovadas ganhavam o direito de explorar determinada região e deviam comprar os produtos exclusivamente de Martha. Em 1920 a rede chegou a ter mais de 500 unidades espalhadas pelos Estados Unidos, Alemanha e Escócia.

historia-franchising-mundo-central-harper-franqueado

historia-franchising-mundo-central-harper-2-franqueado

 

Automóveis e refrigerantes

A partir da década de 1900, o sistema de franchising começa a se disseminar entre outros fabricantes de automóveis e refrigerantes. Em 1917, surgem as primeiras franquias de mercearias, como os supermercados Piggly Wiggly, nos Estados Unidos. Em 1921, a Hertz Rent-a-Car, locadora de veículos, adota o modelo de franquias. Quatro anos mais tarde, em 1925, surge a primeira cadeia de franquias destinada à comercialização de lanches e refeições, a A & W Root Beer.

Na década de 1930, o franchising torna-se ainda mais popular e diversas companhias de petróleo começam a franquear postos de gasolina, que antes eram operados diretamente.

 

“Boom”

A grande explosão do franchising se deu após a 2º Guerra. Diversos soldados americanos retornaram para suas casas, a maioria sem experiência e sem emprego, mas com muita vontade de trabalhar. Foi no sistema de franquias que esses homens viram uma alternativa para sobreviver e tornarem-se seus próprios patrões.

Assim, na década de 1950 surgem algumas das mais famosas redes de franquias: Burger King, McDonald’s, Dunkin’Donuts, KFC (Kentucky Friend Chickem), entre outras. A partir de 1970, diversas franqueadoras americanas passam a expandir suas franquias pelo mundo, chegando, inclusive, ao Brasil.

 

historia-franchising-mundo-central-mcdonald-franqueado

Curtiu saber um pouco mais da história do franchising? Não deixe de acompanhar o blog da Central do Franqueado para ler diversos outros conteúdos sobre o assunto!