A cada ano surge uma moda diferente no varejo: paleterias, esmalterias, foodtrucks… vários negócios que alcançam um sucesso imenso e um crescimento rápido. Mas qual o momento certo para investir em uma franquia da moda? É isso que a Central do Franqueado vai mostrar hoje para você neste texto.

A hora de investir em uma franquia da moda

É no momento em que a tendência está surgindo que pode ser mais vantajoso investir em um negócio da moda. Nesse momento, os consumidores ficam animados de conhecer a novidade. É inerente às pessoas a curiosidade sobre o diferente. Investir em um negócio que ainda não foi implantado na região desperta interesse não só dos clientes, como também da imprensa e dos influenciadores.

notícia - ig - paletas

Matéria do Portal IG, de janeiro de 2015, mostra a febre das paletas mexicanas.

Um outro ponto positivo do pioneirismo é a vantagem sobre os concorrentes. Até as marcas rivais se estabelecerem no negócio, as marcas pioneiras já estão consolidadas e um passo adiante.

Quando a tendência já está estabelecida, o franqueador também pode ganhar, já que os clientes conhecem o produto e já estão mais familiarizados ao modelo de negócio. Porém, quando a concorrência aumenta muito, é preciso muita criatividade para manter a lucratividade do negócio. Nessa hora, a dica é reinventar o produto.

Se a franquia for de alimentação, vale apostar em novos sabores ou em uma nova forma de vender. Se for de serviço, vale investir em ações de marketing inovadoras e fazer parceria com outras empresas para oferecer uma experiência mais completa para o usuário final, por exemplo.

Moda passageira ou duradoura?

Quando um negócio está em alta, é atrativo aos investidores apostar no empreendimento. Porém, é de responsabilidade do futuro franqueado entender se o negócio é apenas uma moda passageira ou se vai perdurar no mercado.

Para isso, cabe prestar atenção no histórico do negócio: a franquia já existia antes e ganhou fama agora, ou ela é nova no mercado? No caso das marcas que já existiam, o investidor tem a segurança de ver que o modelo já é aceito pelos consumidores, e que a tendência de se manter ativo com bom rendimento é alta. Agora, se a franquia é nova, é necessário entender o modelo de negócio e as estratégias da empresa para identificar se o empreendimento tem potencial para sobreviver depois que a moda passar.

Outro ponto importante é observar a maturidade da franquia. Muitos negócios da moda iniciam a expansão pelo franchising antes mesmo de amadurecerem um período mínimo para entenderem todas as nuances da operação, que é de dois anos. Se nem a franqueadora domina tudo sobre a operação, como vai repassar o know how para os franqueados?

 

Quer abrir uma franquia e não sabe por onde começar?

CONHEÇA NOSSO CURSO
logo data-recalc-dims=