Hoje no blog da Central do Franqueado vamos contar a história de mais uma franquia de sucesso: o Mestre-Cervejeiro.com. A franquia, especializada em cervejas de boa qualidade, nasceu em 2004 e hoje já conta com mais de 70 unidades em todas as regiões do Brasil.

Como começou o Mestre-Cervejeiro.com

O Mestre-Cervejeiro.com surgiu como um site especializado na produção de conteúdo sobre cervejas. “Daniel Wolff, diretor da rede e sommelier de cervejas, fez alguns intercâmbios em países tipicamente cervejeiros como Alemanha, Bélgica e Dinamarca, e ao retornar ao Brasil percebeu que aqui quase não havia informação disponível sobre a Cultura da Cerveja, com sua ampla variedade de estilos, cores, aromas e sabores”, explica Pedro Paranhos, Gerente de Comunicação da rede.

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O Mestre-Cervejeiro.com foi um dos primeiros sites com conteúdo exclusivo sobre cervejas no país. Nesse meio tempo, Daniel foi buscando especializações. Primeiro tornou-se sommelier de vinhos e depois sommelier de cervejas, na primeira na primeira turma do Brasil.

A partir disso, o empreendedor promoveu centenas de workshops e jantares harmonizados. Em 2009 decidiu abrir a primeira loja especializada em cervejas artesanais do país, em Curitiba/PR, já com a marca Mestre-Cervejeiro.com.

A transição para o franchising

Em Curitiba, a loja foi muito bem recebida pelo público e obteve grande sucesso. Em 2011, dois anos depois da abertura, Daniel resolveu apostar no potencial do negócio e investir no sistema de franquias. Daniel passou, então, um ano formatando o negócio para transformá-lo em uma rede de franquias. A primeira unidade franqueada abriu as portas em 2012, também em Curitiba/PR.

Hoje, quatro anos depois do início das operações com o franchising, a marca já possui mais de 70 franquias, com lojas em todas as regiões do país.

Nesse ponto aparece outra questão. Como manter uma loja com rótulos de cerveja, respeitando as diferenças regionais e logísticas de cada unidade, sem perder o padrão da rede? A Mestre-Cervejeiro.com descobriu um modelo para lidar com isso.

Na rede, cada franquia tem liberdade para adequar quais produtos ofertará de acordo com a demanda, condições comerciais e de logística locais. “Temos hoje mais de 1000 rótulos de cerveja à disposição das lojas para serem trabalhados, sempre passando previamente pela avaliação e curadoria de nossa equipe de sommeliers”, completa Pedro Paranhos. Cada unidade opera com 150 a 300 rótulos.

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A liberdade de cada unidade está presente também nos seus canais de divulgação. Cada loja franqueada aborda nas redes sociais temas, assuntos e produtos pertinentes à sua região. “É claro, com a supervisão e suporte da Franqueadora para manter o padrão de comunicação da marca Mestre-Cervejeiro.com”, complementa Paranhos.

A marca possui uma carta com mais de 1000 rótulos da bebida fermentada à disposição dos franqueados. Ao iniciar uma nova franquia, o franqueado conta com uma carta inicial para a loja, formada pela equipe de sommeliers de acordo com as necessidades e possibilidades de cada região. Após a inauguração a equipe da fraqueadora acompanha a unidade e oferece suporte constante para otimizar o mix de produtos ofertados.

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Loja ou quiosque?

A marca Mestre-Cervejeiro.com oferece dois modelos de atuação no franchising: a loja (custo de R$160 mil) e o quiosque (custo de R$123 mil). Por enquanto, a rede conta apenas com um quiosque em operação, localizado em Rondonópolis/MT. “A principal diferença é a oferta constante chopp artesanal no quiosque, algo opcional e periódico nas lojas de rua. Como os quiosques ficam localizados em shopping centers, há também um foco mais intenso na oferta de kits para presente”, conta Pedro Paranhos.

 

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Suporte aos franqueados

Já falamos repetidas vezes aqui no blog: o suporte às unidades franqueadas é uma das essências para o sucesso da rede de franquias. Não é diferente para a marca Mestre-Cervejeiro.com. Além dos treinamentos iniciais, as franquias recebem acompanhamento mensal de desempenho e suporte em todas as áreas. O apoio é presente em setores como atendimento, produtos, ações comerciais, sistema administrativo, divulgação local etc. O modelo de suporte da rede é remoto e as unidades recebem suporte in loco em casos que demandam atenção especial.

Inovação da rede

De acordo com Pedro Paranhos, a rede está aberta ao diálogo com os franqueados para ouvir sugestões de novas ideias. Esse processo também permite o aprimoramento constante do serviço prestado pela franqueadora.

A inovação é, inclusive, um aspecto muito importante para a Mestre-Cervejeiro.com.

A rede se destaca por estar sempre trazendo novidades para o público. Essas novidades podem ser divididas em dois grandes grupos:

  • Inovações – é o caso da nova cerveja, que apresenta conceito inédito. E também de produtos complementares ao universo da cerveja, muitas vezes inéditos no mercado, que a rede desenvolve com base nas necessidades/desejos dos consumidores.
  • Tradição – quando é colocado à disposição do público rótulos excepcionais, que não são tão conhecidos em nosso país, mas que englobam uma tradição que muitas vezes representa séculos de história, cultura, qualidade e rigor na produção.

“A estratégia é a responsável por garantir que tenhamos condições de caminhar sempre na direção para qual apontam nossos valores e nossa missão”, completa Pedro.

De acordo com o  Gerente de Comunicação, a rede difunde a Cultura da Cerveja e é um ponto de referência para todos aqueles que buscam não só a cerveja artesanal, mas todo o contexto em seu entorno: cultura, tradição, inovação, novas experiências, ambiente acolhedor tanto para o profundo conhecedor quanto para quem está começando a jornada de descobertas desse mundo.

Todas as decisões da marca são pautadas nesses aspectos. “Se vamos introduzir, ou retirar, algo de nossas lojas, sempre confrontamos isso com nossa missão para sabermos se faz sentido.  Como queremos que nossa jornada seja longa, sabemos que vez ou outra há necessidade de tomar decisões que podem não fazer sentido no curto prazo, mas que são essenciais para garantir que continuemos no caminho certo”, explica Paranhos.

 

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Planos de expansão

A rede tem, hoje,  54 lojas abertas e 17 em fase de preparação para abertura, totalizando 71 unidades. Até 2017, o planejamento da rede é conquistar 100 lojas.

Daniel explica que muitas dessas novas lojas serão abertas pelos atuais franqueados. “É um movimento que nos deixa muito felizes e que demonstra a força do nosso modelo de negócio, pois se os próprios franqueados demonstram interesse em abrir novas unidades, podemos entender que estamos no caminho certo e conseguimos gerar valor para nossos consumidores e também para nossos parceiros”, finaliza o gerente de comunicação.

 

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