Conheça o perfil do empreendedor de franquias

Se pudéssemos traçar um perfil do franqueado brasileiro, como ele seria? De acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo Bittencourt, com 240 investidores do setor nos três anos anteriores, foi possível traçar o seguinte perfil: os homens são maioria entre os franqueados. 57% deles são do público masculino, enquanto 43% são mulheres.

Grande parte desses novos franqueados tem entre 26 e 35 anos. 33% está na faixa etária de 36 a 45 anos. Mas esses investidores têm mais coisas em comum. Para ser empreendedor é preciso gostar de trabalho duro, de pegar junto e ser apaixonado pelo setor em que trabalha.

Reunimos algumas informações importantes sobre o perfil do franqueado ideal. Veja abaixo:

Perfil do empreendedor de franquias

Ainda de acordo com a pesquisa do grupo Bittencourt, os perfis aprovados daqueles candidatos a franqueados possuíam características como foco em resultados, dinamismo, forte organização e comprometimento. Perseverança e versatilidade também são linhas de personalidade bastante encontradas nesses empreendedores.

De acordo com especialistas, ter foco no comercial é uma das características essenciais para o franqueado. Essa virtude vai ser importante tanto para franquias que precisam de uma dedicação na linha de frente quanto para aquelas que exigem do franqueado um papel de gestor. O empreendedor deve dominar também conceitos básicos de administração. Entre os conhecimentos essenciais estão questões como controle de receitas e de custos, e a capacidade de expandir o negócio sem comprometer o fluxo do caixa.

Também é essencial que o investidor do setor de franquias tenha boa relação interpessoal, espírito de liderança e espírito empreendedor. É necessário que ele seja apaixonado pelo negócio e que tenha um bom suporte financeiro. Outro fator importante para o franqueado é a confiança na franqueadora. É a matriz que vai repassar as principais orientações para gestão da franquia e também os novos produtos.

Ter estabilidade emocional e saber gerenciar crises também é um aspecto importante para um empreendedor de franquias, assim como olhar atento para oportunidades de negócio e novas ideias de como aprimorar a franquia. Aqui, vale destacar a importância da boa comunicação entre o franqueado e a franqueadora.

Para ver como esses requisitos são importantes na prática, separamos o perfil dos franqueados de grandes marcas nacionais.

Características dos franqueados de grandes marcas nacionais

Boticário:

Perfil Franqueado:

  • Identificação com o segmento de cosméticos;
  • Engajamento total na gestão da franquia;
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses;
  • Aptidão e desejo em participar de uma estrutura plenamente formatada;
  • Capacidade de investimento com recursos próprios.
  • Dedicação INTEGRAL E EXCLUSIVA aos negócios da franquia
  • Graduação concluída na área de gestão de negócios e similares
  • Experiência comprovada de 12 meses no setor de varejo, serviços nas áreas comercial, administrativa ou financeira
  • Desejável pós graduação / especialização Gestão de Negócios ou Marketing

 

Cacau Show

Perfil do franqueado

  • Autonomia: Ter o sonho de ser dono do próprio negócio;
    O franqueado é o gestor do seu próprio negócio. A rede dá a orientação que o franqueado precisa para liderar, gerenciar pessoas, planejar e muito mais;
  • Compromisso: Perfil adequado ao varejo
    O franquado é o responsável pela qualidade do atendimento, exposição dos produtos, composição do estoque, entre outras atividades no ponto de venda.
  • Zelo: Dedicação integral à franquia
    A loja Cacau Show precisa ser administrada e gerenciada diretamente pelo próprio franqueado. Desta maneira, é imprescindível a presença do proprietário, com uma carga de trabalho estimada em 55 horas semanais.

CVC:

Perfil do Franqueado

  • Experiência comprovada no ramo de turismo;
  • Não ter participação em outro negócio do ramo de turismo a partir do início da vigência do contrato com a CVC;
  • Se dedicar exclusivamente à sua Franquia CVC;
  • Ser responsável pela qualidade no atendimento ao cliente fornecido em sua Franquia. O bom atendimento é quesito fundamental para a fidelização dos clientes e um dos principais fatores para o sucesso do negócio;
  • Conhecer o perfil do cliente da região em que a Franquia está localizada, tendo, preferencialmente, residência fixa no local.
  • Novo Franqueado tenha disponibilidade de capital próprio para investir no negócio, sem a necessidade de realizar financiamentos e/ou empréstimos;
  • Residir em local próximo à loja;
  • Espírito de liderança;
  • Excelente relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de influenciar e argumentar à favor da venda;
  • Capacidade para gerir pessoas;
  • Capacidade para gestão de tempo;
  • Controle administrativo / financeiro;
  • Capacidade para gerir o fluxo de caixa;
  • Planejamento e organização;
  • Proatividade;
  • Capacidade para motivar a equipe.