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Escolher pelo franchising é saber que algumas normas deverão ser seguidas, sendo todas elas determinadas pelo bem da rede. Ao assinar o contrato para fazer uso de uma marca de franquia, o franqueado deve estar atento às diversas taxas de franquias que farão parte do investimento do negócio, as quais estão devidamente discriminadas na Circular de Oferta de Franquia. A COF é um dos principais instrumentos legais na relação entre franqueador e franqueado, o qual detalha todos os estatutos da franquia – incluindo as responsabilidades do franqueador e do franqueado.

Sendo uma responsabilidade do operador de unidades, o pagamento das taxas envolve muito mais do que apenas o direito de uso da rede. Suprir as despesas de treinamento, suporte e implantação da nova unidade, bem como cobrir os custos do processo de prospecção e seleção do candidato, são valores que devem estar incluídos nos fundos do negócio. Pode parecer insignificante, mas a título de curiosidade, as despesas com a divulgação do negócio em portais de franquia, revistas do segmento, eventos, anúncios etc. para iniciar a busca por candidatos até encontrar a pessoa com perfil e capital necessários para se tornar franqueado podem variar de R$ 10 mil a R$ 15 mil reais para cada novo franqueado (de acordo com pesquisa feita pelo grupo Cherto). Não esqueça também do pagamento de royalties: a taxa mensal paga pelo franqueado ao franqueador, ao longo do contrato. Além disso, existem valores cobrados na renovação do contrato de franquia.

Preste atenção nos tipos de taxas, os quais iremos apresentar a seguir e não esqueça: elas estão todas redigidas no contrato do franqueado.

Tipos de Taxas de Franquias

Taxa de Franquia (Taxa de Licença ou Franchise Fee) e Taxa de Renovação

O preço cobrado pelo franqueador para o ingresso de um novo franqueado é a chamada taxa de franquia. É ela que proporciona ao operador o direito de fazer parte da rede e de utilizar a sua imagem para a implantação de uma nova unidade. Ela pode ser considerada como uma maneira de remunerar o franqueador pelo desenvolvimento do negócio, assim como pela tecnologia operacional, pelo suporte e todas as outras questões empresariais.

Normalmente, estão incluídos nos custos da taxa de franquia uma série de serviços que serão fornecidos aos franqueados, como treinamento inicial, assistência na instalação do negócio, apoio na inauguração e muito mais. Fique atento a todos os benefícios que estão inclusos antes de se associar, pois é direito seu exigi-los.

Algumas redes optam por não cobrar a taxa de franquia que envolve a concessão de uso e renovação, por objetivos como a rápida expansão da marca e também para atrair mais candidatos a franqueados. Mas, mesmo sem a taxa, a rede continua sendo obrigada a oferecer todo o suporte e transferência do conhecimento da marca para o franqueado.

Ao chegar no final do contrato, a maioria das redes cobra uma taxa no momento de sua revalidação, a qual normalmente é igual a de franquia. Nunca esqueça de se organizar para garantir o pagamento dessa taxa, caso contrário, você terá complicações.

Taxas de Royalties

As taxas mensais cobradas para a utilização da marca e do know-how do franqueador são os chamados royalties, e são exigidas até o final da vigência do contrato. O dinheiro arrecadado pelo dono da franquia também costuma ser investido em pesquisa para novos produtos e serviços, a fim de aprimorar a qualidade da marca. Mas, principalmente, ele cobre despesas do franqueador com diversas ações voltadas aos franqueados, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de venda etc.

É fundamental entender que a maneira de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia. As franquias de serviço e aquelas que não fornecem produtos às unidades cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado, visto que essas demandam menos investimento de estoque por parte da empresa. Caso contrário, quando o franqueador é o fabricante do produto vendido nas unidades, a taxa de royalties é calculada a partir das compras realizadas no período de um mês. O franqueado paga em torno de 20% a 40% de taxa em cima de suas compras.

 

Taxas de Propaganda e Promoção

O franqueado também deve contribuir para os investimentos de publicidade da marca. A taxa de propaganda e promoção corresponde a um valor arrecadado mensalmente pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a empresa, seus produtos, conceitos, entre outros. São utilizadas estratégias publicitárias e de marketing para essa finalidade, que visa a divulgação de toda a rede de franquias – não de apenas uma unidade, por exemplo.

Geralmente, o valor da Taxa de Propaganda e Promoção varia em torno de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade, podendo também ser estabelecido um valor fixo mensal. 
Detalhe importante: os franqueados têm o direito de conferir, no mínimo uma vez por ano, a prestação de contas de cada campanha publicitária realizada pela rede. Afinal, a taxa é um investimento bastante considerável.

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Outras taxas: serviço da franquia, compras e sistemas

Os serviços extras, que não estão inclusos nos serviços normais delimitados pela taxa de royalties, também são cobrados pelo franqueador. Podemos utilizar imprevistos funcionais como por exemplo, em relação a manutenção de equipamentos. A estrutura de compras também está incluída em tarifas. Por último, a licença de uso de sistemas integrados de gestão (exemplificando com a utilização de plataformas como a Central do Franqueado) está da mesma forma integrada no pagamento a franqueadores.

Outras taxas também podem aparecer na COF. Por isso, é importante que o franqueado esteja atento na hora em que for fechar o negócio. Conhecendo afundo e com propriedade todas as taxas que podem ser cobradas, o empreendedor tem menos chances de ter surpresas desagradáveis como operador de uma unidade.

Saiba como calcular as taxas

Caso você queira se tornar um franqueador e fazer de sua empresa uma rede de franquias, observe estes aspectos para determinar as taxas que serão pagas pelos seus futuros franqueados.

Cobrança dos concorrentes

Analisar os valores cobrados pelos concorrentes do mesmo setor é uma tática comum. Isso porque utilizar valores semelhantes ou até mesmo menores, pode ser uma forma atrativa para conquistar franqueados.

Número mágico

O “número mágico” refere-se à cobrança da taxa de franquia no total de 10% do investimento feito para abrir a unidade. Mas, há alguns aspectos que devem ser avaliados antes de determinar a porcentagem padrão. A demanda de trabalho para a implantação da loja, por exemplo, varia muito de empresa para empresa. Uma obra grande que deve ser visitada exige mais custos. Já uma unidade menor, como uma microfranquia, pressupõe menos gastos.

Valor da marca

Pode ser a parte mais difícil, mas pare e pense: qual o seu valor? É preciso considerar a fama da marca no mercado, seu grau de consolidação e o potencial como rede. Pense nos seus objetivos e imagine quantas unidades você quer abrir em um determinado período de tempo.

Tempo

Isto é válido para qualquer rede de franquias: quanto mais longo o contrato de um franqueado, maior o valor a ser cobrado. Então não inicie com taxas exorbitantes, até para não afastar possíveis parceiros. É preciso ter atenção também para os reajustes no valor, pois de tempos em tempos, o valor da taxa de franquia deve ser reavaliado, levando em consideração o momento da rede, a valorização da marca e o aumento nos custos de produção.