Uma das coisas mais importantes para uma franquia é a qualidade e a confiança nos seus fornecedores. Com bons produtos, padronizados, o franqueador consegue garantir o padrão dos produtos e serviços em toda a rede.

Vamos dar como exemplo uma rede especializada em alfajores. Os clientes conhecem a marca e voltam à loja por conhecerem e aprovarem a qualidade do produto. Se um dos franqueados troca, sem aprovação prévia, o fornecedor de chocolates, o sabor do doce fica alterado e o cliente percebe essa diferença. A rede fica, então, com o seu valor abalado.

Tipos de fornecimentos para franquias:

Franquias de marca e produto

– Trata-se daquelas redes em que o franqueado vende exclusivamente o produto da rede franqueada, usando sua marca. O franqueador é, então, o fornecedor da rede. Nesse caso, muitas vezes, as taxas e royalties da marca são embutidas nos valores dos produtos.

Fornecimento homologado para as unidades

– Nesse tipo de sistema, a rede escolhe os fornecedores autorizados para fornecimento de toda a rede de lojas.

Homologação de produtos

– A adoção desse sistema implica ao franqueador escolher produtos importantes para o funcionamento da franquia. Cabe ao franqueado, então, escolher o fornecedor. É o caso, por exemplo, de franquias de alimentação. Como há muita matéria-prima perecível, fica difícil para as unidades dependerem exclusivamente de um fornecedor estabelecido pela franqueadora.

O controle rigoroso dos fornecedores da franquia é essencial em qualquer um desses modelos, já que é a qualidade e a padronização que destacam a franquia perante os demais empreendimentos.

Negociação com fornecedores homologados

Principalmente no modelo de fornecedores homologados da rede, uma das principais vantagens é a possibilidade de negociação com as empresas. Com um grande volume de vendas para a marca, fica mais fácil para a empresa fornecedora flexibilizar preços e condições de pagamento, ajudando a rede a aumentar a margem de lucro e a disponibilizar valores mais competitivos para o consumidor final.

Para isso, é importante que o franqueador tenha acesso e registro de todas as compras realizadas para cada fornecedor, percebendo quais os produtos e serviços mais consumidos pelas suas unidades.

 

Fornecedores estratégicos e sigilo

Há casos em que os fornecedores são estratégicos para a rede. Voltando para o exemplo da franquia de alfajores. Se o alfajor da marca é reconhecido pela qualidade do seu doce de leite, pode ser uma estratégia do franqueador decidir não revelar para os franqueados a origem daquela matéria-prima, a fim de evitar vazamento de informações ou concorrência.

Cabe ao franqueador, então, fazer a ponte com esse fornecedor, para que a unidade receba todos os itens corretamente, mas sem acesso às informações principais da marca.

Automatização das compras da franquia

Independente de qual o sistema adotado pela franquia, é essencial ter um controle rigoroso das compras da franquia. Isso garante que os pedidos não vão ser perdidos e que a diretoria da franquia vai ter acesso a dados estratégicos de compras e vendas.

compras franqueados

Na Central do Franqueado os pedidos são feitos pela plataforma e o franqueador tem acesso a todos os dados

 

Nesse sentido, vale a pena investir em uma plataforma que auxilie a gestão de compras da franquia. Uma ferramenta como o módulo de compras da Central do Franqueado, por exemplo, pode aumentar a produtividade e evitar erros durante as compras.

relatorios

Na Central do Franqueado os relatórios de venda são extraídos automaticamente

 

No sistema da Central do Franqueado, todos os produtos e fornecedores são cadastrados previamente pelo franqueador. A cada novo pedido, o franqueado faz o requerimento pelo sistema e o fornecedor é notificado por e-mail automaticamente.

Tudo pode ser acompanhado pela plataforma, incluindo relatórios completos que podem ser extraídos no final do período, com informações como:

  • pedidos realizados
  • fornecedor que mais vendeu
  • franqueado que mais comprou

Quer implantar a Central do Franqueado para otimizar a produção da sua rede? Cadastre-se no trial abaixo: