Uma das coisas mais importantes para uma franquia é a qualidade e a confiança nos seus fornecedores. Com bons produtos, padronizados, o franqueador consegue garantir o padrão dos produtos e serviços em toda a rede.
Vamos dar como exemplo uma rede especializada em alfajores. Os clientes conhecem a marca e voltam à loja por conhecerem e aprovarem a qualidade do produto. Se um dos franqueados troca, sem aprovação prévia, o fornecedor de chocolates, o sabor do doce fica alterado e o cliente percebe essa diferença. A rede fica, então, com o seu valor abalado.
Tipos de fornecimentos para franquias:
Franquias de marca e produto
– Trata-se daquelas redes em que o franqueado vende exclusivamente o produto da rede franqueada, usando sua marca. O franqueador é, então, o fornecedor da rede. Nesse caso, muitas vezes, as taxas e royalties da marca são embutidas nos valores dos produtos.
Fornecimento homologado para as unidades
– Nesse tipo de sistema, a rede escolhe os fornecedores autorizados para fornecimento de toda a rede de lojas.
Homologação de produtos
– A adoção desse sistema implica ao franqueador escolher produtos importantes para o funcionamento da franquia. Cabe ao franqueado, então, escolher o fornecedor. É o caso, por exemplo, de franquias de alimentação. Como há muita matéria-prima perecível, fica difícil para as unidades dependerem exclusivamente de um fornecedor estabelecido pela franqueadora.
O controle rigoroso dos fornecedores da franquia é essencial em qualquer um desses modelos, já que é a qualidade e a padronização que destacam a franquia perante os demais empreendimentos.
Negociação com fornecedores homologados
Principalmente no modelo de fornecedores homologados da rede, uma das principais vantagens é a possibilidade de negociação com as empresas. Com um grande volume de vendas para a marca, fica mais fácil para a empresa fornecedora flexibilizar preços e condições de pagamento, ajudando a rede a aumentar a margem de lucro e a disponibilizar valores mais competitivos para o consumidor final.
Para isso, é importante que o franqueador tenha acesso e registro de todas as compras realizadas para cada fornecedor, percebendo quais os produtos e serviços mais consumidos pelas suas unidades.
Fornecedores estratégicos e sigilo
Há casos em que os fornecedores são estratégicos para a rede. Voltando para o exemplo da franquia de alfajores. Se o alfajor da marca é reconhecido pela qualidade do seu doce de leite, pode ser uma estratégia do franqueador decidir não revelar para os franqueados a origem daquela matéria-prima, a fim de evitar vazamento de informações ou concorrência.
Cabe ao franqueador, então, fazer a ponte com esse fornecedor, para que a unidade receba todos os itens corretamente, mas sem acesso às informações principais da marca.
Automatização das compras da franquia
Independente de qual o sistema adotado pela franquia, é essencial ter um controle rigoroso das compras da franquia. Isso garante que os pedidos não vão ser perdidos e que a diretoria da franquia vai ter acesso a dados estratégicos de compras e vendas.
Na Central do Franqueado os pedidos são feitos pela plataforma e o franqueador tem acesso a todos os dados
Nesse sentido, vale a pena investir em uma plataforma que auxilie a gestão de compras da franquia. Uma ferramenta como o módulo de compras da Central do Franqueado, por exemplo, pode aumentar a produtividade e evitar erros durante as compras.
Na Central do Franqueado os relatórios de venda são extraídos automaticamente
No sistema da Central do Franqueado, todos os produtos e fornecedores são cadastrados previamente pelo franqueador. A cada novo pedido, o franqueado faz o requerimento pelo sistema e o fornecedor é notificado por e-mail automaticamente.
Tudo pode ser acompanhado pela plataforma, incluindo relatórios completos que podem ser extraídos no final do período, com informações como:
- pedidos realizados
- fornecedor que mais vendeu
- franqueado que mais comprou
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