Importância dos indicadores na sua rede de franquias

  • 27 de outubro de 2016

Importância dos indicadores na sua rede de franquias

27 de outubro de 2016   por Priscila Daniel

Para evoluir sempre a sua rede de franquias ou a sua unidade da marca, é preciso ficar atento aos indicadores. São eles que vão mostrar a evolução do negócio, o rendimento, a perspectiva de faturamento nos próximos períodos. Os indicadores são índices, dados e parâmetros que, de acordo com as metas e objetivos da empresa, indicam ao empreendedor o status do negócio.

Claro que, antes de definir ou analisar os resultados dos índices e indicadores, é preciso ter o planejamento estratégico traçado. Não é possível monitorar como está o caminho se não sabemos para onde queremos ir. Aqui na Central do Franqueado já mostramos como fazer o planejamento estratégico da sua franquia.

Com as metas e objetivos traçados, é hora de verificar aquelas informações que nos informam como está indo a franquia. Neste artigo, nós damos enfoque aos indicadores relacionados ao franqueador. Porém, há vários dados interessantes aos quais o franqueado também pode ficar atento para avaliar o andamento da sua unidade.

Porém, mais importante do que deter os dados e informações sobre a franquia, é a análise e a transformação disso em estratégias para a rede. É isso que vai garantir a vantagem competitiva da sua marca perante as concorrentes: a inteligência e o conhecimento do negócio.

Indicadores das unidades

É essencial manter atualizados os indicadores das unidades de franquias. Isso vai ajudar a gestão da rede como um todo, percebendo características que impactam os resultados das lojas. Essas informações também vão facilitar muito o trabalho dos consultores de campo.

Esses profissionais são importantes aliados na gestão dos indicadores, pois colhem informações direto na fonte, mais precisas e qualitativas. Com esses dados em mãos, os consultores transformam os problemas em desafios e criam aprendizados e progressos em cima das análises.

Alguns indicadores importantes para serem analisados:

Pesquisa de satisfação da unidade

Faturamento mensal: por unidade, por cliente e por produto ou serviço

Satisfação dos funcionários

Custos e gastos

Lucratividade

 

Indicadores dos produtos e serviços

A oferta de produtos e serviços precisa ser dinâmica. É preciso ter consciência de qual produto ou serviço vende mais, tem a maior rentabilidade, gera o maior lucro etc. Isso vai ajudar você a atualizar as opções de oferta, saber onde investir em marketing e a ter noção de onde vem o seu maior faturamento.

Uma franquia de alimentação pode perceber, por exemplo, que o hambúrguer vendido na unidade é o carro chefe do menu. Pode investir, então, em novos sabores, em campanhas de marketing e tentar negociações de preços melhores com os fornecedores. Por outro lado, a mesma franquia pode perceber que a macarronada é o produto menos vendido pelas unidades do nordeste, apesar de sair muito no sudeste e no centro-oeste. Cabe, então, mudar o cardápio por região, investindo em outra opção com maior apelo comercial.

É importante catalogar e armazenar os dados de períodos anteriores. Isso vai permitir fazer comparações e identificar falhas e crescimentos.

Alguns indicadores de produtos e serviços:

Vendas por produto

ticket médio

Margem de lucro por produto

 

Indicadores de venda

Avaliar a eficácia das vendas nas unidades também é muito importante. Para serviços, você pode fazer comparações entre o número de propostas enviadas por dia e o número de negócios fechados. Para comércio, pode analisar o número de clientes que entraram na loja ou visitaram o site, e o índice de vendas.

A equipe está buscando o público certo? É preciso fazer mais promoções? São alguns dos insights que são possíveis extrair da análise.

Alguns indicadores de vendas:

Total de propostas enviadas

Tempo médio investido para cada proposta ou para cada cliente

Número de negócios fechados

Compras do mês x vendas do mês

produtos em estoque

 

Indicadores da rede

Acompanhe também como está a transferência e o suporte de know how da franqueadora para as unidades. Veja se o aumento no número de treinamentos, por exemplo, surtiu efeito nas vendas das unidades.

Alguns indicadores de marketing:

Número de treinamentos realizados

Número de pedidos de suporte

Reclamações das franquias

Manuais atualizados

Consultorias realizadas com cada unidade e pauta

 

Indicadores de marketing

Aliados aos dados de vendas, os indicadores de marketing indicam a eficiência das ações de publicidade e divulgação realizadas pela marca.

Alguns indicadores de marketing:

Total investido em cada tipo de ação + comparativo de aumento ou diminuição de vendas

Tráfego no site

Número de leads adquiridos por inbound marketing

 

Indicadores externos 

Monitorar os concorrentes e o ambiente externo também é essencial para garantir uma estratégia bem estruturada para sua rede. Acompanhe o desenvolvimento dos concorrentes para entender a tendência do mercado.

Outra questão importante é compreender o mercado e a situação econômica do setor. Faça levantamento dos aspectos interessantes para sua marca e monitore.

Alguns indicadores externos:

Número de concorrentes

Número de unidades e região de atuação dos concorrentes

Índices de inflação

Taxas e indicadores

Média salarial nas regiões de atuação da sua rede

 

Com todas essas informações em mãos, será possível cruzar dados e fazer comparações que permitirão entender o funcionamento das unidades, e fazer análises por regiões e por estruturas. Outra opção é realizar testes AB em duas unidades diferentes, por exemplo, para avaliar a resposta perante uma ação que se deseja implantar.

Após a análise dos dados e informações, deve-se identificar pontos positivos e falhas. Para as falhas, é preciso fazer os ajustes necessários, identificando os processos que precisam ser reestruturados. A partir disso, defina o objetivo e distribua tarefas.

É indicado também investir em uma plataforma de gestão para sua franquia. Sistemas online aumentam a produtividade da rede, tornando o acesso às informações mais fácil e rápido.

Tudo o que você precisa para sua rede de franquias!

Solicitar Demo
logo data-recalc-dims=