Por que sua franquia precisa de uma plataforma online de gestão?

  • 20 de outubro de 2016

Por que sua franquia precisa de uma plataforma online de gestão?

20 de outubro de 2016   por Daiane de David

Se você gerencia um modelo de franchising, já deve ter encontrado dificuldades para padronizar a comunicação entre seus franqueados e melhorar o fluxo de processos entre as franquias, não é?

Esse é um problema com que muitos empresários se deparam durante a gestão de suas empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte. A solução para isso pode estar na adoção de uma plataforma online de gestão.

O investimento em um software de gestão traz benefícios para todas as áreas da franquia, garantindo economia de tempo, agilidade nos processos e um maior controle de dados. E as vantagens não param por aí, como você vai poder ler neste post que a Central do Franqueado preparou.


Comunicação e suporte

Muitas vezes, para garantir a competitividade da empresa, o empresário precisa otimizar as diversas áreas que compõem o negócio. A comunicação entre franqueador e franqueados é uma dessas instâncias que pode se tornar mais eficiente com uma plataforma online de gestão.

A plataforma substitui as diversas trocas de e-mails entre franqueador e franqueados. Com um sistema, uma mensagem pode ser enviada para várias pessoas com apenas um clique, ficando armazenada na plataforma para consultas futuras. O e-mail convencional oferece mais “ruídos” dentro dessa comunicação, pois as mensagens podem ficar retidas como spam, não serem lidas ou ficarem esquecidas em caixas de e-mail lotadas.

Outra vantagem da adoção de uma plataforma de gestão está na disponibilização, em um só lugar, de todo o material de suporte ao franqueado. Os franqueadores podem depositar os manuais e informações da franquia para que seus parceiros baixem quando quiserem. Com isso, há redução de custos com papel, tinta e impressões, já que o material fica disponível virtualmente, e evita a perda do know how da marca.

Atualizações nos materiais e nas mensagens enviadas podem ser feitas rapidamente. As plataformas online de gestão de franquias costumam avisar os usuários quando alguma alteração importante é feita.

A maioria dos softwares de gestão também oferece um sistema de comunicação direta, em que franqueador e franqueados podem se comunicar tranquilamente, tirarem dúvidas e marcarem reuniões. Assim, evita-se a mistura com as redes sociais pessoais de cada parte envolvida no franchising e a comunicação se torna mais profissional e objetiva.  
    

Automatização

plataforma online de gestão_3

A rotina de um franqueador e dos seus franqueados é corrida, por isso qualquer ferramenta que ajude a diminuir o tempo gasto com processos burocráticos e de rotina já é um benefício e tanto.

Através de uma plataforma online de gestão, você pode enviar comunicados com apenas um clique, pode padronizar checklists, agendar reuniões e comprar matérias-primas. Tudo isso sem as burocracias que consomem tanto tempo e energia.

Plataformas online de gestão de franquias também permitem que o franqueador acompanhe, de um só lugar, os dados de todos os seus franqueados. Dessa forma, ele pode tomar decisões com rapidez e apoiadas em informações confiáveis.  

Dados de onde você estiver

Outra grande vantagens das plataformas online de gestão é que as informações ficam todas em um mesmo local. No geral, os arquivos são salvos na nuvem, permitindo que os usuários acessem o sistema de onde quiserem – desktop, tablets ou smartphones.

A segurança no armazenamento desses dados também vale ser destacada. Os softwares online de gestão possuem mecanismos para garantir que as informações sobre o seu negócio fiquem protegidas.

Além disso, os sistemas são capazes de  programar backups de rotina para garantir que nada se perca. Imagine o tempo que você gastaria tendo que realizar toda essa rotina de cuidados sozinho?.

Também cabe destacar que o controle manual da gestão de uma franquia possui um risco de erro muito maior. Um software garante mais assertividade no lançamento de dados.

Ao usar uma plataforma online de gestão, você terá uma base de informações mais segura e que pode ser alimentada de forma integrada. Ou seja, você só precisa lançar os dados uma única vez e eles serão compartilhados com diversos outros franqueados, sem necessidade de repasse para cada um individualmente.

 

Escolha sua plataforma

plataforma online de gestão

Como deu para perceber, as plataformas online de gestão vieram para ajudar seu negócio a crescer de forma mais sustentável e segura. Esses softwares automatizam processos que, se fossem feitos manualmente, tomariam o precioso tempo do empreendedor.

Além disso, se bem utilizados, esses sistemas online de gestão melhoram e muito a comunicação entre franqueador e franqueados. Esse é um tópico sensível para o sistema de franchising e que pode ser resolvido de forma simples com uma plataforma online.

Para que todas essas vantagens acima ocorram de fato, tenha cuidado e pesquise bastante na hora de adquirir uma plataforma online de gestão. Tenha em mente, principalmente, quais são as necessidade e os gargalos do seu negócio e quais ferramentas poderiam te ajudar.  

Suas franquias precisam de seu suporte?

Solicitar Demo
logo data-recalc-dims=