Assim como a franquia Havanna, que já teve sua história de sucesso contada aqui no blog, a 5àsec também é uma franquia internacional que hoje colhe ótimos frutos em solo brasileiro. Maior rede de lavanderias do mundo, a 5àsec é uma rede de lojas especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços.

Criada em Marselha, na França, a marca soma hoje mais de 45 anos de atividade, contando com 2 mil lojas em 32 países nos 5 continentes. A marca já é reconhecida mundialmente, com 180 mil clientes todos os dias. Apenas no Brasil, são mais de 430 unidades, construídas ao longo de mais de 20 anos de operação no país. A marca foi atraída para o solo brasileiro por enxergar um mercado em potencial ainda pouco explorado pelas grandes redes de lavanderia. E o tiro foi certeiro:  hoje o Brasil é o líder mundial em número de lojas e em faturamento.

Para sustentar todo esse império, a rede investe forte em suporte aos franqueados. O objetivo é que todos os franqueados mantenham uma curva de crescimento ascendente nas questões que envolvem faturamento, atendimento no ponto de venda e treinamentos técnicos de limpeza das peças de roupas e passadoria, assim como para a gestão das lojas. “A franqueadora realiza visitas de desenvolvimento ao franqueado, treinamentos operacionais e visitas de PCR (Programa de Capacitação para Resultado)”, conta  Sérgio de Souza Carvalho Jr, Diretor de Expansão e Marketing da 5àsec.

A área técnica ganha muita atenção, já que o trabalho é muito aliado a máquinas e equipamentos que garantem a operação da unidade. Por isso, a franqueadora oferece todo o suporte da área técnica, com capacitação de técnicos para a manutenção das máquinas, e compra centralizada de insumos para redução de custos. “A franqueadora também dá todo o suporte de marketing para as lojas, com campanhas nacionais de vendas divulgadas na mídia em geral”, completa Carvalho Jr. Na área de marketing uma das estratégias é o forte investimento em um conceito Omniconsummer e dados de Big Data, oferecendo grande acessibilidade financeira para os clientes.

A rede reconhece também que a comunicação é um fator essencial para uma relação sadia, colaborativa e sustentável entre a rede. Para isso, investe no envio de comunicados sobre parceria, cursos e treinamentos. “Enviamos uma newsletter eletrônica quinzenal com os principais assuntos que aconteceram dentro da franqueadora, além disso, os franqueados contam com um canal de Intranet que é um portal de conteúdo das áreas da franqueadora”, explica o Diretor de Expansão e Marketing da 5àsec.

Alguns serviços especializados oferecidos pela marca:

  • Limpeza a seco;
  • O sistema Appret, que revitaliza as cores das roupas;
  • O sistema Amidonnage, que conserva as roupas como recém passadas;
  • A impermeabilização, que evita a incrustação das manchas;
  • O tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce;
  • A lavagem de tapetes, que ajuda a mantê-los conservados por muitos anos.

Como a 5àsec se adaptou ao momento de crise econômica

Para se adaptar ao momento de insegurança econômica no País, a 5àsec lançou no início de 2016, a Campanha Nacional “Lave Mais, Pague Menos”, composta por diversas promoções, apresentadas ao consumidor a cada trimestre do ano, além do relançamento de um aplicativo para celulares. A estratégia da campanha é proporcionar a experiência de terceirizar totalmente os cuidados das roupas da família e demais itens da casa.

A empresa aproveitou o momento econômico para incentivar a utilização de serviços e lavanderia. “Todos estão sofrendo com o aumento da carga tributária dos trabalhadores domésticos, da tarifa da energia elétrica, racionamento de água e falta de tempo para os afazeres domésticos”, explica Carvalho Jr.  Pelo aplicativo o consumidor pode consultar os mais de 430 endereços de lojas da rede disponíveis no Brasil, traçar a rota até os locais e solicitar os serviços delivery. Além disso, é possível acesso ao dados das lojas, aos serviços disponíveis e às tabelas de preço das lojas, facilitando a organização e planejamento do orçamento.

Outra iniciativa elaborada pela empresa foi o lançamento de um modelo de franquia com um investimento inicial 30% mais acessível. A redução no valor foi possível devido à nacionalização de maquinários, outros equipamentos e redução de custo nos materiais utilizados na montagem da loja.

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Em relação ao quadro econômico brasileiro, a rede segue otimista.A economia brasileira e o franchising parecem se encaminhar para uma situação de maior estabilidade”, afirma Carvalho Jr. A empresa aposta na rápida recuperação, já que investiu em ações como redução de custos, busca por maior eficiência, renegociação com fornecedores e até revisão de mix de produtos e de modelos de negócios.

Mesmo com um cenário econômico retraído, a marca visa expandir cada vez mais em diversas regiões do Brasil. A meta para 2016 é crescer no mínimo 5% em número de lojas, e aumentar em 8% o faturamento da rede. Até maio de 2016, 43 lojas foram negociadas, sendo que 23 foram lojas novas e 20 foram revendidas para novos franqueados ou franqueados que expandiram a sua quantidade de lojas.

 

Para saber mais sobre a 5àsec, veja a entrevista de José Loibman, do site Abra Uma Franquia, com Sérgio Carvalho de Souza Jr., Diretor de Expansão da marca.

 

 

Mais informações sobre a 5àsec:

Investimento inicial: De R$ 380 mil à R$ 560 mil.

Taxa inicial de franquia: R$ 50 mil (incluso no investimento inicial).

Capital de Giro: De R$ 25 mil a R$ 30 mil.

Royalties mensais: 5% sobre o faturamento.

Taxa de propaganda: 2% sobre o faturamento.

Previsão de retorno do investimento: 40 meses.

Faturamento médio mensal: De R$ 55 mil a R$ 150 mil.

Lucro mensal (média da rede): De 20 a 30% do faturamento.

Número de funcionários por loja: 4 a 5 funcionários em média.
Para mais informações, acesse: http://5asec.com.br/franqueado_home