Os shoppings centers estão muito relacionados às marcas de franquias. São nesses centros comerciais que estão concentrados os maiores números de marcas franqueadas. Em 2013, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) estimava que as franquias representavam de 60% a 70% das ocupações em shoppings.

Os shoppings oferecem muitas vantagens para os consumidores e para as marcas. Fatores como segurança, conforto e facilitação de serviços são determinantes. Empresas novas e tradicionais dividem espaço nesse ambiente de compras e entretenimento dos brasileiros. Porém, o perfil de consumidores dos shopping nas últimas décadas mudou – e as pesquisas revelam muitos dados importantes para a sua rede de franquia. Neste artigo, trazemos os principais números para você.

Frequentadores de Shopping Centers

Por mês, trafegam pelos corredores dos shopping quase 445 milhões de pessoas. Em 9 anos, o faturamento triplicou. Esses locais foram responsáveis por 19% das vendas do varejo nacional em 2015, com um faturamento de R$151,5 bi.

infográfico shopping

 

De acordo com pesquisa realizada pela GFK com exclusividade para a Abrasce, é possível perceber um aumento no número de jovens circulando nos centros de compras. A presença de frequentadores com idade abaixo de 19 anos aumentou de 10% em 2012 para 18% em 2016. Os solteiros também estão ainda mais presentes nos shopping e já representam 63% dos frequentadores em 2016. Em 2012, eles representavam 49%.

Como critério para a escolha de um shopping, a localização é o principal motivador para os consumidores. Entre outros fatores estão: mix de lojas, serviços oferecidos e, depois, promoções e facilidade no estacionamento.

Dica: na hora de escolher o mall para instalar sua franquia, fique atento à localização.

As mulheres são maioria nas visitas ao mall: 59% dos frequentadores. Elas também passam mais tempo nos locais, com uma média de 80 minutos, nove minutos a mais do que os registrados pelos homens. Apesar disso, o público masculino vai mais vezes aos shoppings: média de oito vezes ao mês, contra sete vezes ao mês das mulheres.

Na média, os brasileiros vão, 7 vezes por mês ao shopping. As pessoas ficam cerca de 1h15 minutos dentro do local, e vão cada vez mais acompanhadas: 60% dos visitantes vão ao shopping em companhia de família, namorado(a) ou amigos. Em relação à classe social, em 2016 foi possível perceber um aumento da presença da classe C nos shoppings, e uma redução da classe B. “Esta mudança pode estar relacionada à inversão do fenômeno de ascensão das classes ocorrido no Brasil nos últimos anos”, indica Huayna Perez, analista de inteligência de Mercado Abrasce, em entrevista para o site da ABRASCE.

Mesmo que as compras ainda sejam o principal motivo para ir ao shopping (37%), muitos frequentadores vão ao local buscando lazer: em comparação com 2012, o percentual de pessoas que vai ao mall em busca dos cinemas dobrou. Alimentação é motivador para 11% dos frequentadores e “ver vitrines” motiva 10%. A pesquisa mostrou também que os consumidores estão gastando mais. Entre 2012 e 2016, o ticket médio aumentou 24%, correspondendo hoje a R$ 243,82.

Marca em shopping center

O relacionamento do cliente com marcas é uma questão visível na pesquisa. 72% dos entrevistados vão ao shopping em busca de uma loja específica – com destaque para as lojas de departamento. 36% apontou que vai ao shopping por conta da oferta de lojas e serviços.  

Dica: fortalecer a marca com o consumidor leva o público ao shopping

É possível perceber que, cada vez mais, os shoppings centers são uma ótima opção para implantação de abertura de novas franquias. Fique atento às inaugurações e veja critérios importantes nos malls, como localização, oferta de serviços e estimativa de tráfego.

A indústria brasileira de shoppings soma, atualmente, cerca de 547 empreendimentos. Até o final de 2016 estão previstas mais 21 inaugurações, somando 568 shoppings em dezembro de 2016. No site da ABRASCE, é possível conferir a lista completa de centros de compras inaugurados ou a inaugurar.

A associação oferece também uma agenda completa com feiras e eventos, importantes para quem quiser saber mais sobre o setor e sobre como otimizar sua franquia para os centros comerciais.

**** A pesquisa foi realizada pela GFK com exclusividade para a Abrasce e escutou 3.327 frequentadores na saída dos shoppings entre os dias 09 e 12 de março em 8 cidades: Brasília, Belém, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e São Paulo.