Atualmente o Marketing Digital se tornou fundamental para qualquer empresa, seja ela uma franquia ou não, de pequeno porte ou grande porte, nova ou tradicional no mercado. Esse tipo de marketing consiste em realizar ações de comunicação através de canais digitais, como a internet e a telefonia móvel, para divulgar e comercializar produtos e serviços.

O uso das diversas ferramentas digitais propagou-se com força na vida das pessoas e sua marca não pode estar fora desse universo. É por isso que a Central do Franqueado vai lhe ajudar a entender como funciona o Marketing Digital e como ele pode ser aplicado a sua franquia. Faremos uma série de posts com dicas e informações para você conseguir atingir seu público-alvo nas redes.

É importante que você comece traçando suas estratégias para o mundo digital. Reflita sobre quais são suas necessidades: Captar novos clientes para a minha franquia? Criar engajamento com o público que já possuo? Fazer com que as pessoas conheçam a minha marca e saibam onde me encontrar? Fortalecer minha imagem institucional nas redes?  

Com base nas respostas para essas questões, será mais fácil navegar no mar de opções oferecidas pelo Marketing Digital. Uma das grandes vantagens dessa modalidade de marketing é que seu custo é muito mais baixo se comparado ao marketing tradicional, como anúncios na televisão, revistas e rádio.

Para iniciar, vamos lhe mostrar algumas questões básicas e fundamentais que você já pode começar a aplicar. No segundo post da série sobre Marketing Digital iremos explorar algumas redes sociais importantes e como sua empresa deve utilizá-la.


Site para franquia

Digital Online Marketing Commerce Sale Concept

Digamos que você tem pouco conhecimento sobre Marketing Digital e não sabe por deve começar a agir. Nossa dica é: comece fazendo um site para a sua empresa. Essa será a “casa” da sua marca na internet, como sua loja física é a casa da sua marca no mundo físico.

Para fazer um site, você pode tanto contratar uma empresa especializada quanto tentar construí-lo a partir de ferramentas gratuitas, como o WIX, o WordPress, o Jimdo ou o Webnode, entre outras.   

Aqui, umas das questões mais importantes é que sua página na web tenha uma versão responsiva para mobile. Ou seja, que permita que o seu site seja acessado de forma adequada através do celular também. Por que isso é relevante? Alguns dados:

– Só no Brasil, são 79 milhões de pessoas conectadas via smartphone e tablet;
– 6 de cada 10 espectadores usam o mobile ao mesmo tempo em que assistem TV;
– 68% das buscas na internet são feitas através de dispositivos móveis;

Uma versão responsiva é importante porque melhora o seu rankeamento nas ferramentas de busca como o Google – e hoje estar na primeira página do Google é um fator importante para o sucesso da sua empresa da internet.


Blog para franquia

 

Marketing Digital para Franquias_3

Outro passo importante é criar um blog para a sua empresa. O seu site deve ter um link para um blog corporativo, onde você poderá explorar os temas que envolvem a sua marca.

O site, na maioria das vezes, não é o lugar mais apropriado para colocar conteúdos muito aprofundados sobre seus produtos e serviços, lançamentos, reviews e outros temas. Nesse sentido, o blog é a melhor opção, mas ele precisa estar dentro do seu site.

O blog ajudará você a ranquear melhor sua marca e seu site no Google. Mas, para isso, é importante você oferecer conteúdo de qualidade para seu público. Não adianta exibir postagens genéricas, sem vídeos e imagens e copiadas de outros sites, pois isso não te ajudará em nenhum sentido.

Cada post em seu blog deve ser visto como uma poderosa ferramenta para otimizar as palavras-chave do seu negócio no Google. Por exemplo: você possui uma franquia de comidas saudáveis. As postagens podem conter dicas saudáveis para seus clientes, dicas de feiras na região em que está instalada sua franquia, informações sobre alimentos, receitas saudáveis, entre outros assuntos.

Algumas dicas para que seu blog tenha bons resultados:

– Tenha a opção de assinatura no blog, caso a pessoa queira receber seus conteúdos com frequência. Assim você também terá o contato de possíveis clientes para realizar outras ações de marketing;
– Tenha opção de busca no seu site, para que a pessoa possa procurar por termos-chave;
– Tenha opção de comentários: importante para saber o feedback do seu público sobre seu conteúdo;
– Botões para compartilhar postagens;
– Sistema de Web Analytics, que dará a você as informações sobre o blog;
– Ícone do facebook da sua empresa;

 

LINK NA HOME DO FRANQUEADOR

Um dica valiosa para quem tem uma franquia é verificar com o franqueador se é possível incluir o link do seu site no site da matriz. Uma das vantagens é que o site do afiliado passará a ter um link de qualidade que melhorará seu ranqueamento no Google. Outro benefício é que as pessoas que entrarem no site da matriz saberão da existência de franquias da marca em outros locais.



Campanhas digitais para franquia

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O Google possui várias ferramentas para fazer com que sua marca apareça para quem interessa a você. As campanhas digitais possuem a mesma lógica das campanhas offline, feitas em revistas e outdoors, mas têm a vantagem de serem mais baratas, poderem ser segmentadas por região e público e serem passíveis de medição de resultados.

Um exemplo da vantagem dessa estratégia: imagine que alguém esteja precisando de uma lavanderia em Porto Alegre, mas não saiba aonde encontrar. Essa pessoa pega o celular e digita no Google “lavanderia porto alegre”. Em seguida, o buscador mostrará diversas opções. Se sua marca não estiver ali, essa pessoa não vai saber da sua existência e não vai contratar seu serviço.

As campanhas digitais ajudam sua empresa a aparecer na primeira página do Google quando alguém procura pelas palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Uma dica para quem está começando nessa área é investir em campanhas online através do Google Adwords. Com essa ferramenta, é possível criar um anúncio online a partir de qualquer valor confortável para o seu bolso.

Caso você se sinta seguro e preparado, você pode trabalhar com o Google Adwords por conta própria. Há também agências especializadas nessa modalidade de publicidade. O preço que você terá que desembolsar será maior, mas elas poderão lhe ajudar com mais qualidade, inclusive mostrando outras ferramentas.
Se você quer experimentar, comece se cadastrando no Google Adwords, crie a sua conta da campanha, defina o seu orçamento e onde você deseja exibir o seu anúncio.

Com o Google Adwords, seu anúncio pode ser mostrado na página de resultados do Google, toda vez que o usuário realiza uma busca (veja a figura abaixo), ou na rede de Display do buscador, que são os sites parceiros do Google. Esse tipo de anúncio aparece para seu cliente quando ele está navegando por esses sites. Os resultados orgânicos são não-pagos.

 

Marketing Digital para franquias_5

 

No caso do franchising, é importante estabelecer estratégias diferentes se você for um franqueador ou um franqueado. No primeiro caso, sua campanha de anúncios deve ter foco em todo o Brasil ou nos estados onde você possui franquias, como forma de fortalecer a marca. Para franqueados, os anúncios devem ser locais, com o uso do nome da cidade ou do bairro.    

GOOGLE MEU NEGÓCIO

Essa é uma ferramenta interessante caso a sua franquia tenha uma loja física, pois serve para facilitar a busca das pessoas pelo seu negócio. Ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, toda vez que alguém entrar no Google Maps e procurar sua marca por lá, o endereço irá aparecer em destaque. Ou então, se a pessoa estiver por perto do seu negócio, o endereço também será mostrado.

Como fazer isso? É super simples: entre no site do Google Meu Negócio e realize o cadastro. Para isso, você precisará ter um telefone e um endereço fixo. Após alguns dias, o Google entrará em contato ou enviará um cartão postal a fim de validar seu endereço físico. Feita a validação, sua empresa passará a aparecer no Google Maps.  


E-mail marketing para franquias

Communication concept: Hand pressing a letter icon on a world map interface

 

O e-mail marketing é uma ferramenta valiosa e ainda muito usada no Marketing Digital. Se bem utilizado, pode lhe ajudar a criar relacionamento e engajamento com seus clientes, pois coloca você em contato com as pessoas sem nenhuma intermediação.

O importante aqui é trabalhar a segmentação da sua lista de e-mails. Separe seus clientes de acordo com interesses e características específicas e envie conteúdo personalizado. Nada de enviar um e-mail padrão para todos os seus contatos, pois as chances de você não despertar o interesse são grandes.

Mas como conseguir uma base de e-mails qualificada? Nunca, jamais, compre bases de e-mails de terceiros, pois a qualidade desses contatos é duvidosa e muito inferior a uma lista que você for criar por conta própria. Comece com os contatos de clientes e amigos que possam ter interesse em receber informações sobre seus produtos e serviços. Toda vez que alguém for a sua loja, busque registrar o nome e o e-mail dessa pessoa. Tenha uma opção de assinatura em seu site para que a pessoa deixe o contato dela caso queira receber seu conteúdo.

Há diversas estratégias para captação de contatos potenciais para a sua empresa. De posse dessa base, inicie o envio de e-mails diferenciados para cada público com uma periodicidade adequada. Evite envios muito frequentes, pois as pessoas podem se incomodar e ficar com uma imagem negativa da sua marca.

Uma ferramenta que recomendamos para envio de e-mail marketing é o Mailchimp. Para o cadastro de até 2 mil contatos de e-mails, ele é gratuito. Essa ferramenta também mostra quantas pessoas receberam seu e-mail, quantas pessoas visualizaram, quantas pessoas clicaram nos links enviados, quantas pessoas se descadastraram da sua newsletter, entre outras questões.  

Não perca o próximo post da série sobre Marketing Digital!