No começo da internacionalização de redes de franquia, os principais países escolhidos para receber as operações eram aqueles com alguma afinidade cultural com o Brasil: países com grande concentração de brasileiros, países de língua portuguesa e países latino-americanos. Porém, essa afinidade não é imprescindível. As franquias possuem uma flexibilidade e um dinamismo mais acentuados em comparação a outros modelos de internacionalização. Isso porque o franqueador local vai fornecer os conhecimentos da cultura local, além de sua rede de relacionamentos.
Ao escolher o país de atuação de sua rede, o franqueador precisa levar em consideração informações importantes. Primeiro, é essencial conhecer bem seu negócio: seu modelo de negócio, seu público-alvo e os potenciais de seu produto e serviço. A partir disso, é preciso fazer uma pesquisa sobre mercados internacionais com potencial para receber suas unidades. Nesse ponto, é importante avaliar proximidade cultural e geográfica do país de destino com o Brasil, custo das operações, nível de prosperidade econômica, taxas cambiais, legislação etc.
Veja mais: como internacionalizar sua franquia
É recomendado fazer um estudo detalhado, especialmente com o auxílio de profissionais e consultores especializados. Conversar com outros franqueadores que expandiram seus negócios, ou outros empresários que iniciaram operações nos países que você mapeou, também é uma boa solução.
Se possível, a equipe deve também viajar para o país escolhido, para entender o funcionamento da cultura e da economia local, conversar com habitantes e fortalecer contato com parceiros estratégicos.
De acordo com estudo realizado pela ESPM de 2010 a 1024, dentre os 45 países onde há franquias brasileiras em operação, há um Top 12 dos países em penetração de marcas brasileiras:
1 – Portugal
2 – EUA
Mais infos sobre o mercado com a IFA – International Franchise Association e neste link
3 – Paraguai
Mais infos sobre o mercado com FIFPY – Feria Internacional de Franquicias del Paraguay e com Asociación Paraguaya de Emprendedurismo y Franquicias (APEF)
4 – Angola
Mais infos sobre o mercado com a Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA)
5 – Argentina
Mais infos sobre o mercado com a Asociación Argentina de Marcas y Franquicias (AAMF)
6 – México
Mais infos sobre o mercado com a Asociación Mexicana de Franquicias (AMF)
7 – China
Mais infos sobre o mercado com a China Chain Store & Franchising Association
8 – Chile
Mais infos sobre o mercado com a Cámara Nacional de Comercio Turismo y Servicios de Chile e neste link
9 – Bolívia
Mais infos sobre o mercado com a Cámara Boliviana de Franquicias (CAFRAN)
10 – Espanha
Mais infos sobre o mercado com a Asociación Española de Franquiciadores (AEF)
11 – Colômbia
Mais infos sobre o mercado com a Cámara Colombia de Franquicias (Colfranquicias)
12 – Japão
Mais infos sobre o mercado com a JFA – Japanese Franchising Association
Fonte das informações: Guia elaborado pela Associação Brasileira de Franchising e pelo SEBRAE.