5 passos para se preparar antes de abrir uma franquia

Ser um franqueado parece ser uma maneira fácil e menos arriscada para entrar no mundo dos negócios. Com o pagamento de algumas taxas e outras despesas fixas você pode investir em uma poderosa marca e ter o seu próprio negócio.

Muitos empresários sentem-se atraídos pelo modelo de franquia por entenderem que essa é uma maneira quase garantida de começar um negócio e ter sucesso. Mas não é bem assim. As franquias também podem ter seus problemas capazes de diminuir os lucros e causar insatisfação.

De acordo com Gustavo Garcia, fundador do meuBiZ, portal de negócios referência em vender empresas e franquias, abrir uma franquia realmente não é tão simples quanto parece a primeira vista. O Departamento de Pequenas Empresas dos Estados Unidos (SBA) analisou os empréstimos para empresários e descobriu que os franqueados estão entre os maiores inadimplentes.

Um dos motivos apontados é que os franqueados geralmente não fazem um planejamento adequado de todo o investimento que será necessário. Assim, precisam tomar empréstimos e não conseguem pagá-lo até que a franquia comece a render frutos. Isso quando o negócio é realmente um bom investimento. Mas nem sempre é isso que ocorre.

Saiba como se analisar e se prepara para abrir uma franquia.

1 – Empreenda no que você realmente gosta

De acordo com Gustavo, hoje em dia existem muitas franquias interessantes e rentáveis. Se você está buscando empreender, é muito provável que já tenha se interessado por diversos modelos de franquias. E isso vai acontecer constantemente.

Por isso, o ponto mais importante é buscar uma franquia que vai te satisfazer, na qual você se sentirá realizado e motivado. O retorno financeiro é fundamental para dar sustentabilidade ao negócio, mas o que realmente vai te manter nele é a sua paixão por operá-lo.

Com tantas franquias no mercado, a tentação de pular de galho em galho é grande. Portanto, pergunte-se: este é um negócio que eu quero operar? Como é o dia a dia dele? Esse é o modelo que me atrai como empreendedor?

2 – Pesquise sobre o mercado na sua cidade

Uma franquia pode ser um excelente negócio em uma cidade e um péssimo negócio em outra região. Isso porque as características do mercado podem mudar de lugar para lugar.

Gustavo conta que é comum no mundo dos negócios ouvir que no Brasil, se uma empresa “dá certo” em Minas Gerais, ela “dará certo” em qualquer lugar. Isso porque o mercado mineiro costuma ser mais conservador que no restante do país, sendo um bom teste para empresas.

Essa simples reflexão mostra como é importante analisar o perfil do mercado onde você pretende atuar. Quais são as características do setor na localidade? Existem concorrentes? Quem são e pelo que eles se diferenciam? Quais são as características do seu potencial consumidor? Onde eles estão? A franquia é adequada a eles?

3 – Conheça a franquia que está comprando

Após decidir que tipo de negócio você está disposto a operar e validar que ele pode funcionar na sua cidade, é hora de conhecer a franquia que vai comprar. Existem muitas franquias no estilo “fogo de palha”, que iniciam, promovem um furor e algum depois desaparecem.

Isso é mais comum do que você pensa e ocorre porque nem todas as franqueadoras estão preparadas para o processo de expansão. No meuBiZ, sempre ressaltamos que operar um negócio é diferente de expandi-lo. Portanto, nessa etapa você deve se certificar da preparação da franquia e do sucesso dela.

Faça uma visita à franqueadora, conheça seus processos, entenda como se dá a operação e que tipo de apoio é dado ao franqueado. Quantas franquias existem atualmente? Quantas delas são próprias e quantos são franqueados? Alguma franquia já foi revendida? Alguma já fechou? Por quê?

É importante notar que, quanto mais tempo no mercado com o modelo de franquias, mais seguro é o modelo da empresa. Investir em uma empresa que funciona há mais de 30 anos, mas só começou a franquiar há 2 anos também é arriscado. O tempo de franqueamento é tão importante quanto o tempo de fundação.

4 – Converse com outros franqueados e ex-franqueados

Se você conseguiu validar a segurança de investir na franquia sob a ótica do franqueador, é hora de enxergar pela ótica do franqueado.  Converse com pelo menos três, um em cada etapa: em implementação, uma implementada há pouco e uma implementada há mais de um ano. Se a franquia que você escolheu não possui três franqueados diferentes, cogite pesquisar outras franquias disponíveis. O risco de investir em um negócio que poucos investiram é maior.

Ao encontrar-se com os franqueados, questione quanto eles gastaram para abrir, como foi a implementação, o suporte, como estão as vendas, quais os desafios enfrentados. Pergunte sobre o capital de giro necessário. Nessa etapa, você vai obter muitas informações para a etapa seguinte (análise de custos).

Fale também com ex-proprietários, caso haja algum. Aqui é mais provável que você se depare com as experiências negativas do franqueado. Pode ter havido pouca orientação e assistência em áreas vitais ou o pode ter havido falha por parte do operador. Lembre-se que ambas as partes podem errar.

5 – Analise o investimento, os gastos e o retorno

Muitos empreendedores começam a analisar uma franquia pelo investimento necessário e pela sua previsão de lucros. O melhor é fazer um filtro inicial por esse critério e também fazer uma análise criteriosa no final, depois de recolher todas as informações necessárias nas etapas anteriores.

Há franqueadores que exigem que seus franqueados comprem todos os equipamentos e estoques de determinados fornecedores ou da própria franqueadora. Embora algumas compras centralizadas ofereçam preços mais baixos, há sempre a tentação de explorarem os preços para fazerem disso outra fonte de receita.

Caso a franquia escolhida atue neste modelo, é fundamental que o empreendedor compare todos os custos com os preços praticados no mercado antes de assinar qualquer contrato.

Gustavo lembra que existem duas etapas de desembolso principais. A primeira é o desembolso do investimento inicial, gasto com o pagamento da taxa de franquia, com a compra de equipamentos, ponto comercial, instalações, com o primeiro estoque, a contratação de pessoal e tecnologia. Essa etapa finaliza quando o negócio está pronto para operar.

A partir daí inicia-se a segunda fase, na qual o empreendedor precisa manter o negócio até que as suas receitas se igualem às receitas. Nessa etapa, é preciso suportar financeiramente o capital de giro para pagar contas diárias, a manutenção do local, a variação do estoque e os salários, inclusive o pró-labore do empresário.

Coloque todos os dados em uma planilha e faça análises de cenário. Quando você começará a ter lucro considerando que tudo dará errado, que tudo dará certo e que as coisas caminharão na média. Se o resultado valer o seu investimento, entre com tudo para vencer!

Esses cinco passos validarão a sua confiança na empresa, mas não podem garantir o retorno do seu investimento, pois o sucesso de uma franquia depende tanto do franqueador, quanto do franqueado. Portanto, esteja preparado!

 

Para mais informações

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