O que é Landing Page e como criar para atrair franqueados

  • 1 de setembro de 2016

O que é Landing Page e como criar para atrair franqueados

1 de setembro de 2016   por Priscila Daniel

Para atração de franqueados, uma das estratégias mais eficientes é o marketing digital. A ideia é produzir conteúdo interessante para o público-alvo do seu negócio, ou seja, investidores e empreendedores interessados em abrir uma franquia como a sua. O importante, na construção de reputação na internet, é produzir um conteúdo relevante e de qualidade, pelo qual as pessoas se sintam atraídos e que aumente a relevância da sua marca na web.

Um dos métodos mais eficiente para atrair leads é a criação de landing pages, que são páginas de conversão. Nelas, o visitante é convidado a deixar alguns dados em troca de alguma informação ou material relevante para ele. A Landing Page é diferente do site da sua rede – ou seja, uma coisa não substitui a outra.

Há dois objetivos para a criação de uma landing page:

  • Atrair leads, cujos dados vão ser usados para abastecer sua base de dados para futuras ações comerciais e de marketing.
  • E nutrir leads, ou seja, direcionar aqueles contatos já coletados para o funil de vendas, induzindo o fechamento do negócio.

As landing pages funcionam para campanhas específicas, a fim de cumprir um objetivo, como oferecer um e-book ou uma apresentação da franquia para interessados.

 

Por que preciso ter uma landing page se já tenho um site?

O site da sua rede serve para muitos propósitos: oferecer informações sobre a marca, sobre os produtos e serviços, locais de funcionamento da franquia etc. É um site genérico, que vai atender fornecedores, clientes, curiosos e também possíveis candidatos a franqueados.

Já a landing page é focada em uma ação. Ela cumpre um único propósito e todos seus links, textos e imagens convertem para a realização daquele objetivo. Ou seja, a probabilidade da meta ser alcançada é muito maior.

Para ilustrar, abaixo segue a imagem do site franquia Los Cabrones.

los cabrones 2

 

Esta é a landing page

los cabrones

Perceba que, enquanto o site é genérico, com informações sobre a empresa, sobre cardápios e unidades, a landing page oferece informações focadas nas vantagens de ser franqueado. Para receber mais informações, o usuário deve preencher o cadastro e acionar a call to action.

 

Segredos para uma landing page matadora:

Insira bons call to action

Diferente de uma homepage, em que há muitos links disputando a atenção do seu visitante, uma landing page possui apenas um link que convida para uma ação. E isso faz toda a diferença. Veja este dado, da Unbounce:

Com 50 links na sua homepage, sua porcentagem de atenção é de 2% – comparada aos 100% com um único botão CTA.

Outra coisa importante é o destaque que você vai dar para sua call to action. É preciso que ela seja visível, então aproveite os contrastes de cores para que o botão fique em evidência.

É importante lembrar que, para um call to action eficiente, a dica é usar a voz ativa e verbos de ação, como “baixar”, “receber”, “ganhar”.

 

Capriche no título

Uma boa landing page deve ter um título atraente e objetivo, que inclua em destaque a sua palavra-chave.

Essa vai ser a primeira impressão que seu visitante vai ter ao entrar na sua página, então capriche!

 

Saiba os dados importantes para o seu negócio

Ao fazer uma landing page, a proposta é convidar o visitante para fazer uma ação. Em troca daquele material, consultoria, informação que ele deseja, você pede alguns dados. Os visitantes estão dispostos a oferecer algumas informações por um material que é interessante para ele. Mas você precisa saber quais são essas informações que você quer desse visitante. Isso é importante, pois, se você fez a ação e não conseguiu as informações ideais, foi um trabalho jogado fora.

Veja como exemplo as perguntas da franquia Vazoli:

 

vazoli

 

São informações básicas que a empresa precisa para iniciar o processo de prospecção e definir em que estágio de investimento o interessado está.

Os dados do formulário devem estar adequados à etapa do funil que ele se destina, ou seja, ao estágio de compra que aquele visitante está. Por exemplo, para uma landing page voltada ao público no topo do funil de venda, pessoas que estão começando a criar interesse pela rede, é essencial pedir dados básicos, como “nome”, “telefone”, “cidade”.

Agora, para estágios mais avançados do funil, quando o foco é pessoas que já estão na sua base de contatos, você precisa de informações mais focadas, como “quando você pretende abrir a sua franquia” ou “capital disponível para investimento”.

 

Convença na sua landing page

Além de um design bonito e de um título atrativo, é preciso que sua landing page convença o visitante de que vale a pena fornecer os dados em troca daquilo que você está oferecendo.

Capriche no texto sobre o material que você está oferecendo, inclua prova social, ou seja, dados ou pesquisas que corroborem para mostrar como sua rede é boa e insira depoimentos de franqueados satisfeitos com a rede.

Vídeos também são um recurso interessante para atrair a atenção do visitante.

 

Ofereça conteúdo de qualidade

De nada adianta você fazer todo esse processo para construir uma boa landing page se o conteúdo ou as informações fornecidas não são de qualidade. Quando você exige em troca do material algumas informações do visitante, deve entregar para ele um resultado que mostre que valeu a pena a contrapartida. Se o visitante não gostar do seu material, provavelmente nunca mais vai voltar para o seu site.

Tudo o que você precisa para sua rede de franquias!

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