Como atrair mais clientes para a sua franquia

  • 30 de agosto de 2016

Como atrair mais clientes para a sua franquia

30 de agosto de 2016   por Priscila Daniel

Atrair franqueados e expandir a rede é apenas um dos passos de um bom franqueador. Para garantir o sucesso de uma rede de franquias é preciso conquistar os clientes, que vão movimentar as lojas e ajudar na qualidade da sua marca.

Para ajudar nessa tarefa, a Central do Franqueado selecionou estratégias e dicas que vão ajudar você a movimentar as vendas da rede. Confira abaixo:

Conheça seu público

Essa etapa é essencial. Sem conhecer o público-alvo e os clientes, não há como fazer ações assertivas para impactar os consumidores. Tenha em mãos o passado das vendas da franquia, entenda o ciclo de vida do consumidor na sua loja, saiba quais são os hábitos e as necessidades das pessoas para quem sua loja vende.

Bom treinamento de atendimento

De nada adianta passar o know how para a franquia, escolher o melhor ponto comercial e ter os fornecedores mais qualificados se os atendentes da unidade estão tratando mal o cliente. Se o cliente não é bem recebido em um estabelecimento, além de não voltar mais, ele também vai contar a todos sobre a experiência ruim. Philip Kotler, grande nome no marketing, afirma que, se o insatisfeito contar a experiência ruim para 10 pessoas, elas ainda vão falar a história para mais 5 outras pessoas. No final, o prejuízo é alto.

Em 2015, as empresas brasileiras, juntas, perderam cerca de 217 bilhões de dólares devido a clientes que migraram para a concorrência insatisfeitos com os serviços prestados.

O cálculo foi feito pela Accenture com base em dados colhidos em uma pesquisa que ouviu 24 mil pessoas de 33 países, 1.300 delas do Brasil. De acordo com a pesquisa, 86% dos consumidores brasileiros aderiram ao concorrente no ano passado. Se bem atendidos, em 92% dos casos os clientes teriam ficado na empresa.

 

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Escute seus clientes

Explore campanhas que incentivem seus clientes a exporem suas opiniões sobre a marca. Valorize os elogios, sugestões e comentários e trate todos com respeito.

Para tornar o canal mais eficiente, deixe à mostra os canais de comunicação para o cliente, como pesquisas de satisfação e caixinha de sugestões. Vale até dar um brinde para incentivar o cliente a deixar a opinião. A grande rede Subway, oferece um cookie grátis na próxima compra aos clientes que responderem a um comentário no site.

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Invista no atendimento digital

Além de identificar o problema, a Accenture, a empresa que fez um levantamento sobre o prejuízo das empresas com o mau atendimento, perguntou aos clientes também sobre maneiras de corrigir a questão. Foi possível perceber problemas principalmente no atendimento online – há cada vez mais demanda por atendimento digital, mas a oferta não acompanha esse crescimento.

Entre as tendências das marcas mais eficientes foi possível perceber a implantação de sistemas de conversa em tempo real (os chats) operados por atendentes. Outra alternativa é o gerenciamento do fluxo de informações disponíveis na internet, o crowdsourcing.

Foque na experiência do consumidor

Mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade, a franquia precisa dar ao cliente uma experiência completa, que contemple aspectos racionais, como condição de pagamento e estrutura física, mas também emocionais, como valor de marca e identificação com o produto.

Faça ações e campanhas regionalizadas

Cada região do país possui uma peculiaridade própria. Explore os públicos por nicho e estimule suas unidades a realizarem campanhas de marketing focadas.

Explore as redes sociais

Você provavelmente já ouviu aquela frase que diz: se o Facebook fosse um país, ele seria o mais populoso do mundo. Cada vez mais os brasileiros estão entrando nas redes sociais. De acordo com pesquisa divulgada pela consultoria comScore, os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais: são 650 horas por mês.

E não tem jeito. Sua empresa precisa estar onde o público está. Por isso, é preciso criar perfis nas redes sociais mais pertinentes para o seu negócio, manter a página atualizada e fazer ações para interagir com o público.

Esse é, inclusive, mais um importante canal de comunicação com o seu cliente, um espaço onde ele vai se sentir mais livre para compartilhar a opinião e dar sugestões para a marca.

Promova ações de relacionamento com o público

Ações de relacionamento são aquelas campanha que não são necessariamente comerciais, mas que levam o público a interagir com a marca e a entrar na loja. Por exemplo, uma franquia de alimentação saudável pode promover na unidade um espaço fit, em que é oferecido curso gratuito de receitas saudáveis.

 

Melhore o seu produto

Mostre que você conhece e escuta seu público. Esteja sempre em constante aprimoramento das opções oferecidas pela sua franquia. Aqui vale também contar com a experiência dos franqueados. São eles que estão no cotidiano da loja e vão saber melhor do que ninguém o que vai emplacar ou não com os clientes.

 

Procure marcas parceiras

É possível fazer ações mais robustas quando há mais de uma marca envolvida. Pesquise no mercado marcas que sejam complementares à sua, que ofereçam produtos que não competem com os seus. A parceria pode ser institucional e estratégica, para troca de opiniões como também de marketing e promocional, promovendo eventos das duas marcas, por exemplo.

 

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