Como escolher de forma correta seus franqueados

  • 25 de agosto de 2016

Como escolher de forma correta seus franqueados

25 de agosto de 2016   por Daiane de David

Se você possui uma franquia e deseja fazer seu negócio crescer, certamente já se deparou com essa pergunta: como selecionar os melhores franqueados? A Central do Franqueado vai lhe ajudar nessa tarefa, mostrando o passo a passo para que você não tenha dúvidas na hora de assinar o contrato com seu novo franqueado.

O processo seletivo é uma prática comum do sistema de franquias e cada franqueadora pode utilizar as ferramentas que considera mais adequadas. O principal é que essas avaliações levem ao perfil ideal de pessoa para o negócio, não apenas aquelas que possuem o dinheiro necessário e muito menos aquelas que gostam muito do produto da sua franquia, mas pouco entendem do negócio e da capacidade de administrá-lo.

A seriedade com que uma franqueadora conduz o seu processo de seleção é certamente um indicativo de sua qualidade. Isso porque o processo de seleção de um novo franqueado é uma etapa decisiva para que o sistema de franquia eleve ou mantenha seu sucesso no mercado.

selecionar-franqueado

 

Traçando o perfil ideal do franqueado


Um passo importante que deve ser tomado antes de você iniciar qualquer processo de seleção é definir qual o perfil ideal de franqueado para o seu negócio. Considere, por exemplo, aspectos técnicos, know how, conhecimentos gerenciais, capacidade financeira para o investimento inicial e capital de giro, experiências anteriores, identificação com a marca e com a cultura da empresa. Enumere tudo que for necessário para que a pessoa obtenha sucesso no setor de atuação da empresa.

Já para os candidatos a franqueado, nossa dica é buscar muitas informações antes de se aplicar à seleção de qualquer franquia. Faça uma auto-análise, assegure-se de que sua decisão é a mais adequada para o seu perfil empreendedor e procure analisar friamente suas aptidões. Como já falamos acima, de nada adianta você gostar do produto se não gostar da operação. Tudo isso evita frustações futuras com a franquia.

Etapas do processo seletivo de franqueados

São várias as ferramentas que podem ser utilizadas pelos franqueadores na busca do franqueado ideal. O mais indicado é seguir um protocolo que consiste em alguns passos. São eles: primeiro contato com a marca através de canais de comunicação, reunião entre franqueador e candidato à franqueado para apresentação inicial do negócio, entrevista pessoal para comprovação de determinadas informações e realização de alguns testes, entrega da Circular de Oferta de Franquia ao candidato, “test drive” na franquia e reunião final para aprovação do contrato.

No geral, todo esse processo demora em torno de três a cinco meses e, para chegar ao final com sucesso, é preciso afinidade com a marca, preparo financeiro e vontade de empreender. Confira abaixo como funciona cada uma das etapas:

1) Coleta de informações: o candidato à franqueado examina o material informativo da empresa: site, conversa com algum franqueado, folders, folhetos ou e-mails trocados com representantes comerciais ou com a equipe da franqueadora. Algumas franquias também enviam aos interessados um formulário para preenchimento de algumas informações básicas.

2) Primeiro encontro entre franqueador e franqueado: momento para que o franqueador realize uma apresentação inicial para explicar como a marca e a empresa funcionam. Nesse encontro as dúvidas podem ser esclarecidas e o candidato deve buscar fornecer todas as informações necessárias.

3) Entrevista: ao ser selecionado para um segundo encontro, o candidato à franqueado deve estar preparado para comprovar algumas das informações concedidas anteriormente, principalmente as relativas ao financiamento da franquia. Algumas empresas também realizam testes e análises de perfil psicológico para se certificarem de que o candidato possui capacidade para gerir uma franquia, tem a motivação necessária e o perfil empreendedor que o negócio procura. A entrevista também pode ser feita mais de um profissional da franqueadora.

4) Entrega da Circular de Oferta de Franquia: após a entrevista e caso o candidato tenha interesse em continuar no processo de seleção, o franqueador deve providenciar a Circular de Oferta de Franquia (COF), que reúne todas as informações da franquia, e uma cópia do contrato padrão.

5) Test Drive: nessa etapa o candidato poderá fazer um “test drive”, trabalhando como gerente de uma franquia em funcionamento por alguns dias. Essa vivência servirá para ambas as partes: o candidato poderá verificar a rotina e os desafios diários, a relação entre clientes, colaboradores e funcionários, e o franqueador poderá se certificar de que a pessoa está adequada ao perfil do negócio.

6) Reunião final: após todas as etapas acima, se o candidato for aprovado, há uma reunião final para o fechamento do contrato. A partir daí inicia-se uma fase de muito trabalho para o franqueado e franqueador, com elaboração de um planejamento para a abertura da franquia, aquisição de imóvel, mobiliário, equipamentos, equipe, treinamentos, entre outras questões.


Suas franquias precisam de seu suporte?

Solicitar Demo
logo data-recalc-dims=