Como atrair franqueados para a sua rede

  • 9 de agosto de 2016

Como atrair franqueados para a sua rede

9 de agosto de 2016   por Daiane de David

Você abriu sua franquia há pouco tempo e apesar dessa conquista, logo surge um próximo desafio: como vou atrair franqueados para a minha rede? Tenha calma, pois a Central do Franqueado vai te ajudar nessa tarefa com um post cheio de dicas. 


Marketing para atrair franqueados


Se você quiser expandir sua cartela de franqueados, um trabalho de marketing é fundamental. É por meio dele que você vai se tornar conhecido e comunicar o valor do seu negócio para potenciais interessados e parceiros. Esse valor deve ser baseado na realidade da empresa e de forma alguma deve ser “maquiado” ou inventado. Para um marketing de sucesso, você precisa sempre entregar aquilo que promete, caso contrário, você irá apenas afastar aqueles que gostaria de atrair.

O Marketing, portanto, é a ponte entre franqueadores e novos franqueados. As ações de marketing para franquias envolvem participação em feiras e eventos de franquias; assessoria de imprensa; criação de materiais de divulgação em mídias impressas, eletrônicas e nas unidades próprias das franquias; formação de base de dados de cadastro via site da franqueadora, indicação de franqueados ou preenchimento de pesquisas em eventos; produção de conteúdo específico para atrair o público de interesse etc.

A partir das estratégias acima, é possível conquistar aquele primeiro relacionamento com um potencial franqueado. O importante, depois disso, é manter esse interesse, pois, conforme explicam alguns especialistas, o ciclo de venda para fechar o contrato de uma franquia costuma ser longo – de 12 a 18 meses. Durante esse período, muita coisa pode acontecer. O cliente pode perder o interesse, pode não ter capital para investir, pode ser cativado por um outro negócio ou pode mudar de ideia.

Portanto, uma estratégia de marketing de longo prazo que se mantenha na mente e no coração do potencial franqueado é uma boa escolha para tentar conquistar por mais tempo as pessoas interessadas na sua franquia. Mas como fazer isso?

Marketing de conteúdo para franquias

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Para trabalhar seu relacionamento de longo prazo com potenciais franqueados, invista no Marketing de Conteúdo. Essa estratégia consiste em produzir conteúdo de qualidade sobre o seu negócio de modo que essas informações sejam relevantes para o seu público-alvo.

Por exemplo: no caso de uma franquia que vende chocolates, o proprietário, para atrair mais franqueados, pode organizar um blog da sua franquia que contenha postagens com dados atualizados sobre o mercado de chocolates na região e no país, com informações sobre os consumidores de chocolates, com dicas de como gerenciar uma franquia da área etc. Se o conteúdo for de qualidade (com um bom texto, imagens, em um site otimizado para aparelhos móveis etc), a pessoa que tiver interesse em abrir uma franquia na área certamente vai lembrar do blog, vai passar a acompanhá-lo e talvez, a partir dessa referência, vai entrar em contato com o franqueador.

Mas tenha paciência, pois esse processo de “conquista” não acontece de uma hora para outra!

O importante no marketing de conteúdo é você construir uma reputação na sua área de atuação, de modo que as pessoas, ao procurarem por assuntos relacionados à especialidade da sua franquia, irão lhe encontrar. A informação é sua aliada aqui e pode acreditar na gente: quanto mais as pessoas conhecerem sobre o seu negócio, mais elas se sentirão seguras para fechar um contrato com você.

 

Marketing Digital para franquias

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O Marketing Digital é outro aliado na busca por franqueados. E as possibilidades que ele oferece são inúmeras. Você pode trabalhar com as redes sociais da sua franquia (Facebook, Instagram, Snapchat, Linkedin, Youtube, Vimeo, Twitter etc.), produzindo posts, vídeos interessantes e interagindo com as pessoas. Você pode produzir e-books de qualidade sobre assuntos relacionados ao seu negócio e disponibilizá-los em seu site mediante cadastro em um formulário. Também é possível produzir uma newsletter semanal ou mensal com notícias e dicas do mundo do franchising para enviar para sua lista de contatos interessados ou cadastrados em seu site.

O site da sua franquia, aliás, deve oferecer conteúdo de qualidade para quem entrar ali. De preferência, tenha um blog onde você possa trabalhar conteúdos relacionados ao seu negócio. Dessa forma, você também ficará melhor rankeado nas páginas do Google. Invista também na exposição de cases de sucesso de outros franqueados, isso ajuda a tangibilizar as vantagens que um possível franqueado pode ter investindo no seu negócio.



Posicionamento no Google

Outro ponto fundamental é que seu conteúdo fique bem posicionado no Google. Hoje o site de busca é a porta de entrada para quem procura por qualquer produto ou serviço.  E o mesmo vale para quem está procurando por uma franquia para investir. Se o seu site aparece na 1ª página de busca quando alguém digita “franquias” no Google, fique feliz, pois você ganhará muito tráfego de pessoas para a sua página. Se essas pessoas gostarem do seu conteúdo, podem preencher o formulário de cadastro da sua newsletter ou e-book e, pronto, você tem vários contatos na mão. O nome do conjunto de técnicas usadas para posicionar bem seu conteúdo na busca orgânica do Google é SEO (Search Engine Optimization).

Você também pode investir em mídia paga, que são os banners ou anúncios de busca via plataforma do Google Adwords. Uma estratégia recomendada pelos especialistas em Marketing Digital é utilizar tanto SEO quanto anúncios pagos.

Vendas

Por fim, você pode focar em trabalhar com vendas diretas para conquistar novos franqueados. Se você já tiver franqueados, peça indicações de possíveis interessados para eles. Um contato em comum sempre abre portas e facilita o processo de negociação.

Caso você tenha uma equipe de vendas, que tal oferecer alguns estímulos para que eles conquistem novos franqueados? Você pode oferecer premiações ou uma comissão diferenciada para os vendedores que trouxerem novos parceiros.

E não esqueça: entenda bem quem é o seu potencial franqueado e o que ele deseja. Assim, você poderá focar seus esforços de marketing com muito mais assertividade e chance de sucesso.

A Central do Franqueado deseja boa sorte nessa jornada!


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