Como formar a equipe de consultores de campo

  • 4 de agosto de 2016

Como formar a equipe de consultores de campo

4 de agosto de 2016   por Priscila Daniel

O consultor de campo é peça fundamental para a qualidade e o sucesso de uma rede de franquias. São esses profissionais que vão acompanhar a operação dos franqueados, fazer auditorias, verificar incoerências, propor melhorias e se antecipar a problemas futuros.

É essencial o bom relacionamento do consultor com a franqueadora, já que é um elo importante entre os franqueados.

Mas como formar uma equipe de consultores de campo e planejar sua atuação?


Formação do consultor de campo

Os consultores não precisam necessariamente ter uma formação pré-definida. Dependendo da necessidade da rede, os consultores podem ser especializados em franchising e gestão, ou possuir conhecimento técnico relacionado ao trabalho da rede.

O ideal são profissionais com noções claras do negócio, de marketing, de suporte e de gestão.

 

Número de consultores de campo

Para avaliar as necessidades da rede, é preciso entender bem a operação. Se a rede é nova, com muitos franqueados recentes, é preciso uma dedicação maior da parte dos consultores.

A distribuição geográfica também conta. O ideal é escalar os consultores para cuidarem de unidades que são próximas, em uma mesma região, cidade ou estado. Quanto mais longe as unidades estiverem, mais tempo vai ser consumido do consultor.

Esse ponto é importante também para que o consultor seja um especialista naquela região: entenda as especificações locais, o contexto social, econômico e político, que também influenciam nas decisões das franquias.

consultores

 

Informação para os consultores

Os consultores devem ser treinados para entender a fundo todos os processos da rede.

Além disso, devem ser informados sobre as unidades, seus rendimentos, faturamentos, contextos. Eles devem ter acesso ao maior número de informações possível, para chegar na unidade sabendo o que vai encontrar e como agir.


O papel do consultor de campo

O trabalho consultor de campo deve ir além da execução de auditorias. O consultor pode fazer os treinamentos necessários para a equipe da unidade; incentivar melhorias; oferecer insights que levem o negócio para a frente.

O ideal é que o consultor não fique trabalhando com as mesmas unidades por mais de um ano; isso garante que a relação não crie laços pessoais, e que o profissional tenha uma visão mais completa das unidades da rede.

 

Como avaliar o trabalho do consultor de campo

Controle as métricas das franquias. Veja se o trabalho do consultor está surtindo efeito no rendimento da unidade.

Além disso, dê voz aos franqueados. Faça pesquisas para entender como os consultores estão sendo percebidos por eles.

 

Tudo o que você precisa para sua rede de franquias!

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