O que é Central de Atendimento ao Franqueado (CAF)

  • 12 de julho de 2016

O que é Central de Atendimento ao Franqueado (CAF)

12 de julho de 2016   por Priscila Daniel

A relação entre franqueador e franqueado é a essência do franchising. O suporte, o acompanhamento completo e a transferência do know how é o que diferencia a franquia de outros modelos de negócio, como licenciamento da marca. Porém, para que o modelo funcione corretamente, a comunicação entre franqueador e franqueado precisa estar bem afinada.

De acordo com o Conselho Arbitral do Estado de São Paulo (Caesp), entre os conflitos levados à arbitragem por franqueados, 30% tratam de falta de suporte do franqueador. Esse é apenas um indicador que demonstra um problema recorrente em inúmeras redes: a dificuldade na comunicação entre a gestora e as unidades.

Pensando em integrar toda a rede de maneira eficiente, foi criado o CAF (Central de Atendimento ao Franqueado). Na Central do Franqueado, o CAF é uma ferramenta utilizada pela franqueadora para atender de maneira mais eficaz seus franqueados. Com o auxílio da tecnologia, a rede se conecta e se comunica mais rapidamente, permitindo atenção aos prazos e uma maneira mais eficiente e produtiva de resolver as demandas das unidades.

É um módulo especial para transmissão de conhecimento entre a rede. Na Central do Franqueado, o CAF possui as seguintes funcionalidades:

 

menu

 

  • Agenda: inclui o calendário completo de todas as atividades da franqueadora ou do franqueado. Nesta ferramenta, é possível também agendar atendimentos.

 

agenda

 

  • Contato com franqueados|Contato com franqueador – Com essa funcionalidade, o usuário pode abrir um ticket de comunicação para um atendimento com o franqueador ou com os franqueados. É possível também ter um panorama de todos os tickets já abertos e seus status.
    Essa ferramenta garante que todos os pedidos sejam atendidos dentro do prazo, já que propicia uma visão ampla para o franqueador, que tem acesso a todas as demandas das unidades. Esse controle sobre as dúvidas e pedidos dos franqueados também ajuda a matriz a entender quais as principais dificuldades e problemas enfrentados pelas lojas. Dessa maneira, é possível fazer ações mais assertivas, que diminuam os problemas mais recorrentes a médio prazo.

 

contato

 

  • Comunicados. Com o perfil de franqueador, é possível enviar comunicados para toda a rede ou apenas para algumas unidades específicas. Além disso, aqui é possível acompanhar todos os comunicados enviados e suas datas de expiração. Com a funcionalidade de comunicados, garante-se que todas as unidades tenham acesso a informações relevantes para a operação, e que os dados sejam padronizados para todos os franqueados.

 

comunicados

 

A Central de Atendimento ao Franqueado é uma ferramenta indispensável para o gerenciamento de uma rede, garantindo suporte de qualidade aos franqueados sem perda de tempo. A ferramenta possibilita a automatização de processos, comunicação eficiente em escala, panorama de toda a comunicação com a rede e agendamento de compromissos.

Trata-se de uma tendência no mercado de franchising a implantação de ferramentas como o CAF. Isso porque, cada vez mais, os franqueadores enxergam nos franqueados parceiros de negócio, não replicadores de um sistema. Dessa maneira, o sucesso de cada unidade significa o sucesso da rede como um todo. O suporte e o apoio a cada franqueado ganha destaque, assim como ferramentas que ajudam nesse processo.

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