Havanna: saiba como ela se tornou uma franquia de sucesso

Esta semana iniciamos no blog Central do Franqueado uma série de textos que vai apresentar franquias de sucesso. Marcas que aderiram ao franchising e alcançaram grande reconhecimento no país.

O primeiro case de sucesso é a marca argentina Havanna. Com quase 70 anos de tradição, a marca está presente no Brasil há 10. A empresa foi fundada em 1947 na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, por um grupo de amigos que se uniu para fabricar o tradicional doce argentino, feito de massa, camadas de doce de leite coberto por chocolate ou merengue. Logo, a marca Havanna se tornou sinônimo de alfajor. Hoje são mais de 200 lojas na Argentina. A rede também está presente no Peru, Venezuela Bolívia, Paraguai, México, Chile e Espanha e distribuição de produtos USA, Itália, França, Países Nórdicos e Inglaterra.

 

 

De acordo com Renata Rouchou, Diretora Geral da Havanna no Brasil, a marca apostou no país principalmente pela paixão e carinho do brasileiro com a marca. “Prova disso é que os brasileiros que passavam férias na Argentina compravam o doce para presentear amigos e familiares. Além disso, havia muita procura pela marca no Brasil e pedidos para que a empresa viesse para o país”, conta.

Depois de seis anos de operação com lojas próprias, a empresa adquiriu muito conhecimento e expertise em relação ao mercado brasileiro. Só depois desse processo a empresa decidiu que era hora de ampliar seus negócios. A rede iniciou seu projeto de franquias em 2014, depois de dois anos de preparo e planejamento. “Essa preparação inclui levantamento do território, avaliação de número de lojas para abrir a cada ano, quantas lojas por região, estrutura de logística para distribuição nacional etc”, explica Renata.

 

 

A estratégia usada em franchising no Brasil foi a mesma aplicada na Argentina. Na década de 1980, a Havanna começou no mercado com um modelo de quiosque seco. Depois de um tempo, eles foram transformados em cafeteria. “Hoje, a estratégia no Brasil é fazer crescer a marca da mesma forma, transformando os quiosques em café”.

Para garantir o sucesso do negócio, a marca argentina aposta em suporte para os franqueados. Entre as ações oferecidas pela rede, estão:

  • seleção de ponto comercial
  • assessoria em arquitetura
  • apoio na implantação da unidade
  • manuais de franquia
  • atendimento personalizado ao franqueado
  • centro de treinamento (teórico e prático)
  • consultoria de campo e negócios
  • central de compras e negociação
  • sistema de marketing (merchandising, mídia institucional, promoção)
  • assessoria de imprensa
  • SAC

Para a rede, o suporte é muito importante, pois ajuda a garantir a qualidade e o bom desempenho da marca. “A marca dá todo o suporte necessário para a rede e isso é muito importante para que o franqueado tenha confiança em trabalhar com a marca e consiga alcançar o sucesso”, comenta Renata.

Recentemente, a Havanna anunciou o lançamento de oferta pública de suas ações na Argentina. Em cinco anos, a projeção da marca é chegar a 320 pontos em território brasileiro.

Conheça os modelos de franquia da Havanna:

Quiosque Seco

 

Metragem: 6,00 a 9,00m² (área operacional) +

área de mesas

Mix de produtos: linha Havanna, produto sazonais

Investimento: a partir de R$ 100.000,00

Taxa de Franquia: R$ 45.000,00

Lucratividade: de 7% a 12%

Capital de Giro: 3 vezes o estoque inicial

Royalties: 5% *

Taxa de Marketing: 2% *

* Sobre o faturamento mensal bruto

Café Quiosque

Metragem: 18m² (área operacional) +

área de mesas

Mix de produtos: linha Havanna, produto sazonais e

produtos cafeterias (sanduíches; tortas; cafés; drinks e

salgados) e crepe.

Investimento: a partir de R$ 250.000,00

Taxa de Franquia: R$ 65.000,00

Lucratividade: de 10% a 18%

Capital de Giro: 3 vezes o estoque inicial

Royalties: 5% *

Taxa de Marketing: 2% *

* Sobre o faturamento mensal bruto

 

Café

 

Metragem: a partir de 35m² + área de mesas

Mix de produtos: linha Havanna, produto sazonais e

produtos cafeterias (sanduíches; tortas; cafés; drinks e

salgados) e crepe.

Investimento: a partir de R$ 400.000,00

Taxa de Franquia: R$ 65.000,00

Capital de Giro: 3 vezes o estoque inicial

Royalties: 5% *

Taxa de Marketing: 2% *

* Sobre o faturamento mensal bruto

Mais informações: http://www.havanna.com.br/