Esta semana iniciamos no blog Central do Franqueado uma série de textos que vai apresentar franquias de sucesso. Marcas que aderiram ao franchising e alcançaram grande reconhecimento no país.

O primeiro case de sucesso é a marca argentina Havanna. Com quase 70 anos de tradição, a marca está presente no Brasil há 10. A empresa foi fundada em 1947 na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, por um grupo de amigos que se uniu para fabricar o tradicional doce argentino, feito de massa, camadas de doce de leite coberto por chocolate ou merengue. Logo, a marca Havanna se tornou sinônimo de alfajor. Hoje são mais de 200 lojas na Argentina. A rede também está presente no Peru, Venezuela Bolívia, Paraguai, México, Chile e Espanha e distribuição de produtos USA, Itália, França, Países Nórdicos e Inglaterra.

 

havanna

 

De acordo com Renata Rouchou, Diretora Geral da Havanna no Brasil, a marca apostou no país principalmente pela paixão e carinho do brasileiro com a marca. “Prova disso é que os brasileiros que passavam férias na Argentina compravam o doce para presentear amigos e familiares. Além disso, havia muita procura pela marca no Brasil e pedidos para que a empresa viesse para o país”, conta.

Depois de seis anos de operação com lojas próprias, a empresa adquiriu muito conhecimento e expertise em relação ao mercado brasileiro. Só depois desse processo a empresa decidiu que era hora de ampliar seus negócios. A rede iniciou seu projeto de franquias em 2014, depois de dois anos de preparo e planejamento. “Essa preparação inclui levantamento do território, avaliação de número de lojas para abrir a cada ano, quantas lojas por região, estrutura de logística para distribuição nacional etc”, explica Renata.

 

havanna loja

 

A estratégia usada em franchising no Brasil foi a mesma aplicada na Argentina. Na década de 1980, a Havanna começou no mercado com um modelo de quiosque seco. Depois de um tempo, eles foram transformados em cafeteria. “Hoje, a estratégia no Brasil é fazer crescer a marca da mesma forma, transformando os quiosques em café”.

Para garantir o sucesso do negócio, a marca argentina aposta em suporte para os franqueados. Entre as ações oferecidas pela rede, estão:

  • seleção de ponto comercial
  • assessoria em arquitetura
  • apoio na implantação da unidade
  • manuais de franquia
  • atendimento personalizado ao franqueado
  • centro de treinamento (teórico e prático)
  • consultoria de campo e negócios
  • central de compras e negociação
  • sistema de marketing (merchandising, mídia institucional, promoção)
  • assessoria de imprensa
  • SAC

Para a rede, o suporte é muito importante, pois ajuda a garantir a qualidade e o bom desempenho da marca. “A marca dá todo o suporte necessário para a rede e isso é muito importante para que o franqueado tenha confiança em trabalhar com a marca e consiga alcançar o sucesso”, comenta Renata.

Recentemente, a Havanna anunciou o lançamento de oferta pública de suas ações na Argentina. Em cinco anos, a projeção da marca é chegar a 320 pontos em território brasileiro.

 

Conheça os modelos de franquia da Havanna:

 

Quiosque Seco

quiosqueseco

 

Metragem: 6,00 a 9,00m² (área operacional) +

área de mesas

Mix de produtos: linha Havanna, produto sazonais

Investimento: a partir de R$ 100.000,00

Taxa de Franquia: R$ 45.000,00

Lucratividade: de 7% a 12%

Capital de Giro: 3 vezes o estoque inicial

Royalties: 5% *

Taxa de Marketing: 2% *

* Sobre o faturamento mensal bruto

 

Café Quiosque

cafequiosque

Metragem: 18m² (área operacional) +

área de mesas

Mix de produtos: linha Havanna, produto sazonais e

produtos cafeterias (sanduíches; tortas; cafés; drinks e

salgados) e crepe.

Investimento: a partir de R$ 250.000,00

Taxa de Franquia: R$ 65.000,00

Lucratividade: de 10% a 18%

Capital de Giro: 3 vezes o estoque inicial

Royalties: 5% *

Taxa de Marketing: 2% *

* Sobre o faturamento mensal bruto

 

Café

cafe

 

Metragem: a partir de 35m² + área de mesas

Mix de produtos: linha Havanna, produto sazonais e

produtos cafeterias (sanduíches; tortas; cafés; drinks e

salgados) e crepe.

Investimento: a partir de R$ 400.000,00

Taxa de Franquia: R$ 65.000,00

Capital de Giro: 3 vezes o estoque inicial

Royalties: 5% *

Taxa de Marketing: 2% *

* Sobre o faturamento mensal bruto

 

Mais informações: http://www.havanna.com.br/

Tudo o que você precisa para sua rede de franquias!

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