8 passos para abrir uma franquia de sucesso

  • 14 de junho de 2016

8 passos para abrir uma franquia de sucesso

14 de junho de 2016   por Priscila Daniel

O mercado de franquias está aquecido no país. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, em 2015 o número de redes franqueadas cresceu 4,5% em comparação ao ano anterior. O número de unidades aumentou 10%.

O modelo de franquias é ideal para quem quer investir em um negócio próprio, mas quer também contar com o respaldo de uma marca conhecida no mercado e com o know how de quem conhece o negócio. Mas como abrir uma franquia? Elaboramos um passo a passo para você saber como abrir sua própria unidade.

 

Passo a passo de como abrir uma franquia

  1. Conheça seu perfil empreendedor

 

Pesquise bastante sobre o sistema de franquias e avalie se o modelo se enquadra com a sua visão de negócio. Leia sobre o tema e tenha consciência de que você vai trabalhar muito.

 

  1. Pesquise as marcas

Você já viu que quer mesmo investir em uma franquia. Agora é preciso definir o setor de trabalho. Com qual ramo de negócio você se identifica? Comércio, serviço, alimentação?

Busque marcas no mercado e avalie uma que você conheça, admira e que caiba no seu bolso. É muito importante avaliar o orçamento.

 

Sites para pesquisar novas marcas:

Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

Associação Brasileira de Franchising 

Mapa das Franquias 

 

  1. Entre em contato

Depois de avaliar as franquias que mais combinam com você, faça contato simples com a rede franqueadora. Normalmente é necessário o preenchimento de uma ficha, que ajuda o franqueador a conhecer o candidato.

É importante que o candidato busque informações da rede além das que são oferecidas pela marca. Vale pesquisar na web e também conversar com franqueados da rede, para saber referências e conhecer melhor a empresa.

 

  1. Converse com o franqueador ou com um consultor

Depois do contato inicial, o candidato deve fazer uma primeira reunião com o franqueador ou com um consultor da marca. Neste primeiro encontro, é feita uma apresentação mais detalhada, com informações sobre a rede, sobre o contrato e sobre como funciona o negócio.

Aproveite para entender como é o suporte oferecido pela franqueadora. A organização do know how é feita de maneira sistematizada? A empresa oferece um sistema para gestão da rede e suporte aos franqueados? Como vai funcionar a comunicação? É essencial que a franqueadora possua um sistema de gestão de franquias, para um controle eficaz da rede.

 

  1. Reunião de entrevista

Após uma reunião inicial, acontece geralmente uma reunião de entrevista, em que os candidatos pré-selecionados devem prestar contas para a marca, demonstrando a origem do capital usado como investimento. É comum também que seja feita uma análise mais detalhada do perfil do candidato, para avaliar qual o formato mais adequado para esse possível franqueador.

 

  1. Circular de Oferta de Franquias – COF

O candidato a franqueado deve receber uma cópia da Circular de Oferta de Franquia. Trata-se de um documento em que constam todos os serviços oferecidos pelas marcas, valores, taxas e obrigações da franqueadora e do franqueado. É essencial analisar com muito cuidado esse documento.

 

Saiba mais sobre a lei de franquias.

 

  1. Teste

É comum as franqueadoras oferecerem um período de teste para os candidatos a franqueado, com alguns dias de apresentação das operações da franquia. Muitas marcas fazem com que o candidato exerça a função de gerente em outra unidade, para conferir o dia a dia da loja.

 

  1. Reunião final

Após todas as etapas, se as duas partes estiverem de acordo, é feita uma reunião final – normalmente com a presença de diretores da franquia –  para assinatura do contrato.

 

Suas franquias precisam de seu suporte?

Solicitar Demo
logo data-recalc-dims=